As estatísticas comprovam que, além de saber como usar as redes sociais, as empresas devem dedicar muita atenção ao relacionamento com clientes nesses canais.De acordo com o Social Media Trends 2018, para 64,8% das empresas a interação com o público é um dos principais motivos para se fazer presente em mídias como Facebook, Twitter e Instagram.E não é porque sua empresa é voltada ao público B2B que esse cuidado deve ser menor, pelo contrário.Empresas que vendem para outras empresas precisam ter muito mais atenção à forma como se relacionam com seus clientes.Afinal, quando se trata de negociação entre pessoas jurídicas, é certo que mais de uma cabeça fará parte do processo decisório.Especialmente no segmento de seguros, bons relacionamentos equivalem a mais apólices fechadas.Para tornar suas redes sociais um canal efetivo de vendas, além de acompanhar todas as tendências das redes sociais, siga as dicas que temos para você, profissional de corretagem, válidas para clientes de todos os perfis.Boa leitura!
Os profissionais mais experientes do ramo de vendas sabem que, em se tratando de negociar seguros, é rotina responder a inúmeras dúvidas, muitas das quais repetitivas.Ser atencioso e responder com cuidado a todas as perguntas que são feitas — inclusive as que parecem óbvias demais — faz parte do atendimento, não importa o meio de comunicação.Acredite, depois da falha na prestação de serviços, a falta de respostas é a segunda maior causa de insatisfação de clientes, conforme aponta estudo da Universidade do Colorado.Com a expansão da internet móvel, os clientes estão mais conectados do que nunca, portanto, rapidez e qualidade de resposta nas redes sociais é fundamental.
Já que falamos da agilidade ao responder às pessoas que fazem contato via redes sociais, é justo destacar que esse é um elemento que faz toda a diferença.No Facebook, por exemplo, existe um critério de avaliação chamado taxa de resposta, que é exibido para quem visita sua fanpage.Quanto mais rápida for, melhor será sua avaliação. Só depende da sua empresa manter esse importante índice nas melhores posições.
Como destacamos no início, é comum que os clientes apresentem dúvidas que se repetem.Nesse aspecto, ter uma página com perguntas frequentes, o FAQ, é muito útil e otimiza o atendimento.Entretanto, uma resposta que seja, ao mesmo tempo, esclarecedora e criativa encanta o cliente, ajudando a acelerar o fechamento de um negócio.Não se trata de contar histórias ou inventar a roda, mas fazer, de maneira criativa, com que o seu contato seja, ao mesmo tempo, elucidativo e agradável.Esteja atento a isso e, se necessário, use a criatividade para vencer objeções.Enriqueça seus argumentos com comentários sobre a economia, condições climáticas e tudo que possa, de alguma forma, influenciar no preço do seguro e na decisão do cliente.Mas atenção, evite assuntos polêmicos, principalmente relacionados a política e religião. Foco nas vendas!
Outro tipo de manifestação comum nas redes sociais são as críticas.Corretores que sabem receber comentários negativos, com certeza, estão à frente dos que se preocupam apenas em repeli-los.Até mesmo os mais mal educados, em alguma medida, podem ter razão em suas críticas.É importante lembrar que tudo o que é comentado publicamente nas redes sociais fica visível para todo mundo; portanto, o ideal é demonstrar que está atento e deixar isso claro para todos, preservando a imagem da corretora.Como usar as redes sociais é, sobretudo, cultivar o relacionamento, espere por críticas da mesma forma que recebe elogios.Assim, sua corretora estará sempre pronta para melhorar, o que é positivo para os profissionais, para as vendas e em especial para seus clientes.
Com um atendimento de primeira nas redes sociais, seus resultados, com certeza, serão ainda melhores.Continue se aprimorando, siga nossa fanpage no Facebook e perfil no LinkedIn para saber em primeira mão das últimas tendências no mercado de seguros!