Empresas que mantêm o controle de processos empresariais são mais lucrativas. Dentro desse grupo, destacam-se as que investem solidamente em tecnologia. Em relação às corretoras de seguro, empresas que contam com ferramentas tecnológicas estão à frente da concorrência. Decisões tomadas com base em dados relevantes, possíveis de apurar apenas com o uso da computação, são um diferencial competitivo. Se sua empresa está se planejando apenas pelo feeling — o popular achismo — talvez seja hora de rever seus processos. Será que, em algum ponto de um processo mal estruturado, não há perda de clientes? A má performance comercial tem tudo a ver com a falta de processos claros. As principais maneiras de aprimorá-los você conhecerá ao longo deste artigo, que foi preparado para você, que atua no competitivo universo das corretoras de seguro.
Corretores de seguros atuam em um mercado extremamente competitivo e que vive em transformação, de acordo com as mudanças de comportamento da sociedade e novos bens e serviços que surgem, portanto, é fundamental estar sempre amparado por regras, procedimentos e processos bem-estruturados. Nesse sentido, o planejamento estratégico deve ser a base para a tomada de decisões. É a partir dele que os processos subsequentes vão sendo definidos, de forma que estejam sempre alinhados aos objetivos da empresa.
A atividade do corretor de seguros implica responsabilização direta sobre prejuízos que seus clientes possam sofrer, de acordo com o artigo 126 do Decreto-lei 73/66.Dessa forma, toda e qualquer decisão que não seja tomada de acordo com os dados fundamentados é um risco iminente. Uma aliada que pode proteger a corretora de eventuais erros é o processamento de dados. O uso da computação em nuvem e do Big Data permite a coleta de dados massivos, que podem nortear decisões importantes. Além disso, servem como fonte de informação, caso a empresa decida mudar algum ponto de seu plano de negócios. Pense nessa possibilidade — o uso de dados e informações em massa pode dar uma guinada para cima na performance.
Utilizar a tecnologia a favor dos negócios implica não apenas a coleta de dados, como também o seu processamento e estruturação. Estruturar significa organizar o grande volume de informação armazenada, de modo que elas sirvam para orientar na reformulação de processos e, até mesmo, para revelar quais deles estão deficitários. Contar com um sistema de gestão para corretoras de seguros é uma das formas que os profissionais encontram para agilizar suas rotinas. Quando os processos passam a ser digitais, as chances de erros são virtualmente anuladas. Há ganhos diretos em produtividade e na rapidez dos processos de cadastro, controle financeiro, relacionamento com o cliente e outros.
A automação também ajuda a melhorar um outro processo crítico em corretoras de seguros — a comunicação. Não são raros os casos em que a empresa se organiza de forma verticalizada e fragmentada em departamentos que não se comunicam entre si. Essa estrutura altamente hierarquizada é ruim para os negócios. Se sua empresa se encaixa nesse perfil, certamente você já deve ter passado por grandes dificuldades na hora de obter uma simples assinatura em um documento, certo? Esse isolamento percebido nas empresas com hierarquias rígidas pode ser superado a partir de uma análise criteriosa dos processos envolvidos. Portanto, é mais um ponto em que o controle de processos empresariais é fundamental.
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