Definir metas e objetivos nem sempre é fácil. Na vida pessoal, por exemplo, é comum criarmos expectativas que acabam trazendo desmotivações e desistências ao longo do caminho. Para que isso não se repita no âmbito profissional, é importante seguir algumas técnicas. O fato é que, os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem traçar metas, mensurá-las e seguir até que os resultados sejam alcançados. Para um Corretor de Seguros, essa visão é essencial. Porém criar objetivos de maneira aleatória não facilita o processo: é preciso que tudo aconteça dentro de um sólido planejamento. Por isso, neste artigo, discutiremos sobre a importância de definir metas para os corretores de seguros e quais metodologias podem ser utilizadas para isso. Confira e boa leitura!
Um Corretor de Seguros pode ter todo o potencial do mundo, mas sem um foco, as suas habilidades e talentos serão praticamente inválidas. Quando estabelecemos metas, é como se indicássemos um alvo a acertar. Esse senso de direção é o que permite um trabalho concentrado e impede o desperdício de energia em atividades que não são importantes para o objetivo final. Porém, como profissional, você deve entender que metas não são sonhos. Se a sua função é gerenciar ou liderar equipes, esse entendimento é ainda mais importante. A definição de metas só será eficaz se for feita dentro de um contexto realista. Sem um planejamento, vender mais, trabalhar mais e se reunir mais não significa estabelecer metas.
Se as metas não podem ser definidas de maneira aleatória, então como fazer? Existem metodologias que são bastante utilizadas para isso. Confira algumas logo abaixo:
Sendo a sigla para as palavras Specific (específica), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (realista) e Timely (período de tempo, pontual, prazo), a metodologia SMART traz estrutura e rastreabilidade para as metas e objetivos.
Em vez de resoluções vagas, a configuração dessa técnica cria trajetórias verificáveis em direção a um determinado ponto, com ideias claras e uma estimativa da capacidade de atingimento da meta. Ou seja, quanto mais específica for à descrição, maiores são as chances de sucesso. O estabelecimento de metas SMART esclarece a diferença entre “Eu quero ser o melhor Corretor de Seguros” e “Eu quero vender 2 vezes mais seguros de carro nos próximos 6 meses.”
OKR também é uma sigla em inglês e significa Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chave, em português. O objetivo dessa metodologia é conectar a empresa, a equipe e os objetivos pessoais de forma hierárquica a resultados mensuráveis, fazendo com que todos os funcionários trabalhem juntos em uma direção unificada. Por exemplo, para que a Corretora atinja os objetivos, são traçadas metas para todos os profissionais da empresa, não ficando apenas a cargo do vendedor direto. Normalmente, os OKRs fazem parte de um planejamento trimestral recorrente e de um processo de revisão de progresso. Porém muitas organizações utilizam a técnica de maneira anual.Independentemente da metodologia utilizada pela empresa, é essencial que haja um trabalho de acompanhamento e mensuração das metas, possibilitando a realização de eventuais ajustes e mantendo a motivação dos funcionários.
Enfim, com o mercado cada vez mais acirrado, executar estratégias de forma ordenada pode fazer muita diferença para uma Corretora de Seguros. Mas, ainda que os gestores e os profissionais da sua empresa entendam a importância de se definir metas, é crucial que isso seja feito junto com o planejamento anual, garantindo uma coesão e homogeneidade do trabalho.
Gostou das informações apresentadas? Que tal, agora, conferir o nosso artigo sobre como softwares de gestão aumentam as vendas de Corretoras de Seguros?