Criar um diferencial competitivo é fundamental para o sucesso da sua corretora de seguros. Com o propósito de oferecer aos clientes um serviço de destaque no mercado, algumas medidas podem colocar a sua corretora no topo das empresas mais procuradas. Mas que medidas são essas? Ter uma boa estratégia de marketing, conhecer os concorrentes e ficar de olho nas inovações para a área são exemplos de ações que podem ser implementadas a fim de alcançar uma posição privilegiada no mercado de seguros. Para entender em detalhes como essas e outras medidas podem ajudar a impulsionar a conquista de novos clientes na sua corretora, continue a leitura!
O primeiro passo para definir o seu diferencial competitivo é saber o que é o posicionamento de mercado. Esse conceito nada mais é do que a primeira coisa que vem à cabeça quando alguém ouve o nome da sua marca. Imprimir uma imagem positiva na mente coletiva não é uma tarefa simples! Lembre-se de que o posicionamento é o que as pessoas realmente pensam sobre a empresa, e não aquilo que você gostaria que elas pensassem. Sendo assim, é preciso manter esse objetivo em mente para iniciar o planejamento, seja qual for a metodologia escolhida. Apenas depois de definir o posicionamento de mercado ideal é que a gestão pode começar a planejar suas ações. Vale ressaltar também que tentar reposicionar a marca — o famoso rebranding — é muito difícil e nem sempre funciona. Dessa forma, vale mais a pena despender tempo planejando e estruturando uma estratégia que converse com o propósito, os objetivos e as metas da seguradora do que gastar recursos mais tarde, tentando corrigir o posicionamento.
Porter — sim, o das 5 Forças de Porter — definiu algumas estratégias competitivas que você precisa conhecer, já que estamos falando de diferencial competitivo. Além da diferenciação, podemos também, segundo essa teoria, buscar a competitividade de mercado por meio de outros dois fatores: foco e preço. O foco fala sobre segmentação, que é quando a empresa decide focar em um nicho específico e direcionar as ações para ele. Como se trata de uma fatia menor do mercado, ao voltar os seus esforços para ela, as chances de conseguir um bom resultado são bastante atraentes — especialmente para negócios que oferecem produtos e serviços para um público específico. A estratégia focada em preço trata diretamente do custo. Sendo assim, o objetivo é maximizar a oferta por um valor menor, sendo possível, também, repassar esse preço para os clientes, ganhando, assim, a competição. Vale a pena estudar acerca dessas estratégias para entender qual delas se encaixa melhor no seu cenário, segundo a sua análise de mercado.
Qualquer que seja o seu nicho de atuação, é essencial ter um conhecimento aprofundado daquilo que está sendo desenvolvido na sua área. Mais importante ainda é saber o que concorrentes fortes estão fazendo e entender os motivos pelos quais os clientes procuram as empresas de grande reputação. Analisar os trunfos do concorrente é uma maneira de visualizar estratégias que dão certo. Ao mesmo tempo, essa é uma oportunidade de mapear as principais carências na sua área para, a partir delas, definir seu diferencial competitivo.E não basta que a análise seja feita somente uma vez: para um bom estudo, é preciso que a pesquisa sobre outras corretoras seja feita com frequência. Sendo assim, não deixe de mapear o mercado, utilizando ferramentas como as 5 Forças de Porter e a Análise SWOT. O benchmarking também é uma prática recomendada nesse sentido.
Para que o público tenha conhecimento dos serviços oferecidos pela sua empresa, é preciso que seja feito um trabalho de divulgação de qualidade. Não basta que sejam feitos anúncios em muitos veículos: é preciso, ainda, criar conteúdo de qualidade, voltado para o público-alvo da empresa. Lembre-se de que um planejamento estratégico focado em propósito e pesquisa de mercado é o primeiro passo. Para que seu negócio seja reconhecido, elabore planos de marketing que visem à apresentação das conquistas da corretora, seus clientes conhecidos e o seu diferencial no atendimento. Tente não concentrar as ações em um só período, fazendo com que a marca seja fixada também pela recorrência com que aparece nas redes sociais e outros veículos de informação. Nesse sentido, depois da parte estratégica, vale a pena mapear os direcionamentos táticos e as ações, ou seja, a parte operacional.
Toda empresa de sucesso tem, em seu quadro, excelentes colaboradores, treinados para lidar com o público de modo especializado. Para oferecer um treinamento adequado para os funcionários, identifique os principais pontos a serem melhorados, trazendo práticas que visem à produtividade, aliada à melhoria no atendimento. Com base nesse mapeamento, invista em medidas prioritárias para a formação da sua equipe, ampliando o conhecimento e as habilidades dela. Nesse contexto, lembre-se de que a competitividade pode ser estimulada de modo saudável, tornando o trabalho mais participativo quando todos atuam em cima de uma diretriz bem definida.
Não fique de fora das principais soluções oferecidas para o mercado segurador. Informe-se sobre processos que podem ser automatizados e treinamentos voltados às práticas de inovação. Acompanhando as tendências do mercado, sua empresa ficará alinhada com os principais concorrentes, tendo mais chances de largar na frente com alguma novidade em termos de tecnologia e serviços. Por fim, vale ressaltar que almejar, planejar, praticar e medir um processo estruturado para alcançar o diferencial competitivo deve ser uma das prioridades da sua corretora. Você deve sempre focar em manter o negócio em alta competitividade, ganhando destaque de acordo com a estratégia que é mais coerente para a sua realidade de mercado. Conhecer teorias e metodologias consagradas é um dos pilares para chegar lá, além de se manter sempre por dentro das tendências. Sendo assim, que tal continuar aprendendo? Leia, em seguida, o nosso texto sobre diferenciais competitivos de um bom corretor de seguros e continue se aprimorando! Acompanhe nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e receba as novidades em primeira mão.