Todo o planejamento estratégico da organização é essencial para gerar crescimento real e sustentável.Não é a toa que a elaboração de um documento, contendo todas as ações, metas e objetivos a curto e a longo prazo é mais do que desejável: é essencial, até mesmo visando gerar diferencial competitivo no mercado.Porém, muitos gestores pecam em um detalhe: não dedicar um tempo de qualidade para mensurar e acompanhar resultados da empresa.E este erro pode comprometer toda a estratégia traçada anteriormente.Mas qual a razão disso?Qual a real importância do acompanhamento e mensuração de resultados?Continue lendo e descubra os motivos pelos quais você não pode deixar de investir nesse processo.
Quando o planejamento estratégico é elaborado, há uma série de definições de metas e objetivos a curto e a longo prazo, visando o crescimento sustentável da empresa.E, também, se estabelece estratégias e ferramentas, a fim de alcançar o que foi proposto anteriormente.Porém, como saber se o que foi traçado de fato está sendo alcançado?Se não há mensuração, você não conseguirá avaliar se está indo para o caminho certo, e com isso perde-se rentabilidade e produtividade.
Ao mensurar e acompanhar resultados, você conseguirá identificar exatamente quais estratégias estão de fato dando errado, de forma pontual e precisa.Por meio disso, pode-se fazer adaptações no ponto específico do processo que está gerando resultados ruins e, por meio disso, readequar apenas essa estratégia.Evita-se assim, a necessidade de realizar uma mudança global de plano de ações, o que poderia comprometer os demais resultados positivos.Essa identificação pode ser feita por meio de ferramentas de mensuração específicas, que apontam exatamente o ponto no qual há a falha.Um exemplo é o uso do Google Analytics para mensuração de performance de sites.Essa ferramenta fornece dados sobre a origem do tráfego do seu site e sobre o comportamento dos usuários, como visitas, páginas vistas, tempo que o usuário ficou na página, entre outros.Ao verificar que a métrica “visitas” está baixa, pode-se identificar que há problema em alguma das fontes de tráfego do site, por exemplo.Dessa forma, o especialista conseguirá mexer apenas nesse ponto, sem haver a necessidade de realizar uma mudança global no site e nos canais digitais de aquisição de tráfego.
Mensurar e acompanhar resultados não serve apenas para correção de erros estratégicos.Também é essencial para encontrar aquilo que de fato esteja dando certo e que pode ser reforçado e/ou replicado em outras áreas.Por exemplo, ainda sobre marketing digital, ao verificar, por meio do Google Analytics, que um determinado post do seu blog corporativo está com um bom número de visitações e engajamento, pode-se avaliar qual o diferencial daquele artigo.É a linguagem que está mais próxima do que o cliente espera? Há mais imagens? O conteúdo é inovador e relevante para o usuário?Encontrando o que deu certo, de fato, pode-se, portanto, utilizar as estratégias em outras publicações e, com isso, maximizar resultados.Outro exemplo é em relação aos resultados comerciais da empresa.Em corretoras de seguros, por exemplo, ao identificar que os produtores estão vendendo mais seguros de certo ramo, pode-se definir táticas e planejar ações para explorar mais a comercialização desses produtos.Isso se aplica a diversos outros fatores, como perfil do cliente, região, segmento, entre outras possibilidades.
Muitas vezes os objetivos e metas pretendidos anteriormente já foram alcançados antes do prazo estabelecido no planejamento estratégico.E, com isso, pode haver uma necessidade de readequação, seja para não perder janelas de oportunidade ou então, estagnar no ponto definido anteriormente.Para conseguir aplicar as estratégias e tomar as medidas expostas acima, é fundamental conseguir visualizar o desempenho da sua empresa em tempo real e poder gerar relatórios e análises das ações desenvolvidas.A mensuração deve ser feita periodicamente, de forma a encontrar sempre formas de otimizar os resultados da sua empresa, seja consertando o que está errado, potencializando o que dá certo ou readequando as metas para continuar crescendo e gerando diferencial no mercado.
Agora que você sabe a importância de mensurar e acompanhar resultados da corretora de seguros, que tal aprender como otimizar os resultados a partir dos dados obtidos?Leia nosso artigo sobre o tema e saiba como.