Uma das métricas mais importantes para mensurar o sucesso da sua corretora de seguros é a taxa de retenção de clientes.Quanto mais clientes se fidelizam ao seu negócio, maior o crescimento em longo prazo, além de demonstrar a boa imagem da empresa no mercado.Muitas empresas não conseguem melhorar esses índices facilmente.Mas é possível de ser alcançado por meio de algumas dicas essenciais que ajudarão não só na retenção, mas também permitirão a melhorar a própria forma de trabalho dentro do ambiente da corretora.Conheça as 5 principais delas e implemente-as para conquistar o sucesso do seu negócio.
Principalmente para o setor de seguros, que envolve indicar as melhores soluções para seus clientes, é essencial se inteirar do que ele realmente necessita.Quais são suas dores? Suas necessidades? O que é importante para ele?Apenas se dedicando a ouvi-los e compreender suas demandas é que descobrirá o que é melhor de fato para indicar a eles.E, com isso, as chances não só de conversão, mas também de fidelização aumentam.Além disso, esse cuidado demonstra para o cliente que a empresa o valoriza, que ele não é apenas um número.Estabelecer esse relacionamento saudável também agrega positivamente para a empresa, aumentando a retenção de clientes.
Cada vez mais os consumidores estão exigentes no que concerne ao atendimento prestado.Basta notar quantas reclamações estão presentes sobre o assunto nas redes sociais de empresas de qualquer área.Quando há um bom atendimento, o cliente se encanta, se sente acolhido e, com isso, gera uma relação de confiança com a empresa.Isso é um fator preponderante para determinar a fidelização.E não basta apenas prestar um atendimento dentro dos parâmetros a fim de evitar reclamações.Deve haver excelência, dedicação e competência nesse quesito, que é um dos grandes diferenciais atualmente.
Todo cliente, quando tem um problema que demande acionar a corretora de seguros, necessita que seja algo rápido e preciso.Por exemplo, um acidente com carro e que seja imprescindível acionar a seguradora imediatamente para resolver a situação.O cliente deseja que a sua questão seja solucionada o mais rápido possível.Por isso é essencial que a sua corretora tenha uma estrutura que possa proporcionar um atendimento ágil, seguro quando algum problema surgir, de forma que o contratante possa, quando necessitar de ser assegurado, não ter aborrecimentos ou enfrentar mais problemas ainda.Esse tipo de atendimento contribui para uma boa imagem da corretora e também auxilia na retenção de clientes.
Uma forma de potencializar as renovações de seguros e, com isso, fidelizar consumidores, é por meio da concessão de benefícios extras.No período próximo ao vencimento do seguro, envie uma proposta de cotação explicando os benefícios de renovar, como o bônus da seguradora e a facilidade de não ter que fazer todo o processo de contratação do seguro de novo.Desta forma, diante da possibilidade de conseguir vantagens novas, o contratante se sentirá mais tentado a renovar o seu contrato e, com isso, permanecer na corretora.
Softwares de gestão para corretoras ajudam na retenção de diversas formas devido às suas funções, entre elas:
Assim é possível, por meio destas dicas, melhorar a sua taxa de retenção de clientes e, com isso, promover um crescimento sustentável da sua corretora de seguros.Você tem alguma outra prática interessante para auxiliar nesse processo? Conte para nós nos comentários.