Uma forma importante de mensurar os resultados da sua Corretora de Seguros é definindo métricas que devem ser acompanhadas constantemente. A partir da análise delas é possível saber se houve crescimento real, se é necessário realizar readequação de algum setor, promover realinhamento de estratégias, entre outras.
Melhorar a taxa de renovação é uma das maiores preocupações entre os gestores de corretora de seguros. Otimizar essa taxa permite a mensuração e gestão da capacidade de fidelização dos clientes. Você, como gestor, analisou os resultados do seu negócio e acha que ainda é possível melhorar a performance? Então, descubra 6 dicas para melhorar a taxa de renovação e ajude a sua corretora a potencializar a retenção de clientes.
Um ponto importante para melhorar a taxa de renovação é estar sempre acompanhando o que as Seguradoras estão oferecendo de melhor e novidades para seus clientes. Isso porque muitas delas oferecem coberturas e serviços novos que poderão ser úteis na hora de conquistar uma venda para sua Corretora. Para isso, além de conhecer esses novos produtos e serviços, é essencial que também conheça a rotina de quem está realizando a cotação, a fim de oferecer serviços adicionais que serão realmente úteis para ele. Isso é essencial porque, imagine a seguinte situação: a pessoa está prospectando seguros com a sua empresa e com um concorrente. Ao receber as cotações, ela percebe que você não ofereceu um serviço que poderia ser de interesse dela. Provavelmente, neste caso, ela fechará o contrato com a outra empresa e você perderá a venda. Por isso atualize-se constantemente e, principalmente, busque compreender como essas novas opções se enquadram na rotina do cliente para que possa persuadi-lo a realizar a aquisição.
A venda cruzada (ou cross selling) é uma estratégia bem interessante para a fidelização do cliente. Uma dos principais motivações para isso é a facilidade e a comodidade para o cliente de ter todos os seus seguros gerenciados por um único corretor. Em caso de problemas ou mesmo no momento da renovação, essa concentração de produtos e serviços geralmente agiliza o processo, visto que será necessário entrar em contato apenas com um único corretor para resolver a situação. Assim, é importante oferecer soluções complementares que conquistem a atenção de quem está realizando a cotação. Também é importante demonstrar que a sua empresa dispõe de profissionais preparados e especialistas que auxiliarão o cliente em todas as questões relacionadas com o negócio dos seguros, passando-lhe segurança. Essa estratégia também é útil para aumentar o faturamento médio, já que mais serviços serão contratados ao mesmo tempo.
Um dos pontos-chave para a fidelização do cliente é o desenvolvimento de um bom relacionamento com ele. Se o seu consumidor está satisfeito, torna-se muito mais fácil retê-lo em sua empresa e fidelizá-lo ao seu negócio. Algumas práticas são essenciais para o fortalecimento da relação com o cliente, como:
Um bom relacionamento gera confiança, estreita laços e faz com que a pessoa se sinta confortável e satisfeita com o serviço oferecido, optando pela continuidade dos negócios com a empresa. Estabelecer esse vínculo ajuda a melhorar a taxa de renovação.
Além de um bom relacionamento, criar uma boa imagem da sua empresa é fundamental para atrair e reter a atenção dos seus clientes, além de conquistar novos consumidores. Por isso, é essencial que os setores de publicidade, marketing, Relações Públicas e comunicação em geral trabalhem de forma estratégica para conquistar a confiança não só de novos contratantes, mas também para manter a atenção daqueles que já realizaram a contratação.
Estão no rol de atividades estratégicas a serem realizadas:
Muitas vezes, a pessoa que está prospectando o seguro realiza a cotação, mas não fecha com a corretora. A possibilidade de agendamento automatizado permite que, ao fim do prazo de vigência do seguro cotado no ano anterior, os produtores possam ser avisados sobre essa janela de oportunidade para, assim, fazer nova tentativa de efetivar a contratação nessa época. O sistema pode retomar um cálculo com base nas informações preenchidas anteriormente e abre a possibilidade de nova negociação com o segurado. O agendamento automatizado também minimiza o risco de o cliente buscar novas cotações com os seus concorrentes e amplia a chance de contratação de seguros com a sua corretora.
Como já apontado, a automatização de processos é importante aliada para melhorar a taxa de renovação da corretora de seguros. E adotar um sistema específico de gestão para essa finalidade garantirá o acesso a recursos importantes, tais como:
Essas são apenas algumas vantagens estratégicas da automatização para melhorar a taxa de renovação na sua Corretora. O uso desse sistema ainda contribui para o aumento da produtividade, diminui o índice de retrabalho, agiliza os cálculos de cotação, entre outras praticidades.
Gostou das nossas dicas? Viu como a decisão de melhorar a taxa de renovação da sua corretora de seguros está diretamente relacionada à fidelização do cliente e como o processo é longo, mas possível? Que tal agora aprender o encantar e reter esse cliente com uma boa proposta!