Trabalhar com vendas de seguros pode parecer limitador para a criatividade.Por ser um mercado mais sério, alguns gestores têm dificuldades em implementar ações inovadoras para atrair mais clientes.Porém, é possível sim realizar um trabalho criativo e que não descaracterize o perfil da empresa.Com isso você desperta o interesse do seu público e consegue gerar vantagem competitiva, saindo à frente dos seus concorrentes.Continue lendo e veja 5 ideias inovadoras que podem ser aplicadas em sua corretora de seguros e passe a utilizá-las hoje mesmo!
Se você ainda não trabalha com CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em português) em sua corretora, é melhor começar a mudar isso desde já.Essa é uma abordagem que visa estabelecer um relacionamento mais estreito com o cliente, colocando-o no centro dos processos da empresa, buscando compreender suas necessidades e resolver seus problemas.Ações de CRM envolvem, principalmente, estratégias diferenciadas de marketing, atendimentos diferenciados e com foco em qualidade e vendas focadas e direcionadas para as necessidades do cliente.A palavra-chave aqui é: relacionamento.É necessário criar e nutrir esse laço com o público para não só atrair mais clientes, mas também retê-los a longo prazo.
Conteúdos interessantes, inovadores e educativos são uma ótima forma de inovar e atrair novos clientes.E o audiovisual tem conquistado consideravelmente a atenção do público.Dinamicidade, praticidade e uma linguagem que soa como uma conversa direta, gerando intimidade com o cliente são algumas das características que tornam o uso de vídeos uma estratégia inovadora e eficiente.Você pode criar pequenos spots para serem enviados por Whatsapp ou vídeos educativos em um canal no YouTube, tirando as principais dúvidas sobre seguros.
Diversas inovações das mais diferentes áreas podem ser aplicadas em seu negócio como uma forma de trazer mais clientes.Então é importante ficar de olho no que os seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo.O benchmarking é interessante para conhecer estudos de caso curiosos que trouxeram bons resultados e que estão em consonância com o perfil da sua corretora.Também é importante ficar atento àquilo que não funcionou nos concorrentes para não repetir e correr o risco de estragar suas estratégias de divulgação.
Ao implementar ideias inovadoras para atrair mais clientes, é essencial realizar testes A/B para saber se estão funcionando adequadamente.Assim, poderá avaliar se as novas ações estão de fato trazendo resultados positivos ou se é melhor deixar a ideia para trás.Você pode realizar esses testes em:
Uma das inovações mais importantes para a área de seguros é a possibilidade de realizar as vendas das apólices on-line.Por meio desse mecanismo, é possível atender a um público maior, de qualquer localidade e, também, facilitar o processo de aquisição para o cliente.Lembre-se que cada vez mais o consumidor prioriza agilidade, conforto e praticidade para realizar suas compras e contratações.Se a sua corretora permite que, em poucos minutos, a pessoa responda um formulário e tenha rapidamente o cálculo de cotações em seu e-mail, bem como realize a contratação imediatamente, há maiores chances de conseguir conquistá-lo.
Com essas dicas é possível atrair clientes para a sua corretora de forma criativa e se destacando no mercado, sem perder a imagem consolidada do seu negócio.Outra forma importante de aumentar sua cartela de clientes é por meio do marketing digital.Saiba mais sobre como implementar essa estratégia de marketing em seu negócio e conquiste o sucesso!