Geração de leads em corretoras de seguros: saiba como obter os melhores resultados

por
Omar Ajame
9 min

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Conseguir aumentar o número de clientes da sua corretora de seguros e fidelizá-los é um dos seus principais objetivos, não é mesmo?Porém, muitos gestores têm grandes dificuldades nesse processo, não conseguindo bater as metas de vendas conforme o esperado.Para isso, é importante ter consciência das novas estratégias de marketing para captação de clientes para conseguir potencializar seus resultados.E um dos pontos mais importantes que você deve saber é sobre a geração de leads.Leia esse artigo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que são leads?

Lead é um termo utilizado em marketing digital e diz respeito a um potencial consumidor que, de alguma forma, demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.Isso pode ocorrer por meio de visita ao blog da empresa, preenchimento de formulários, comentário nas redes sociais, assinatura de newsletter, pergunta pelo site da empresa, entre outros.Os sinais são identificados por meio do comportamento do usuário diante da sua marca, produto ou empresa.Esse lead pode ser gerado pela sua empresa por meio de ações de marketing.Isso significa fazer com que a pessoa, que até então desconhecia completamente a sua empresa, passe a se interessar por meio das suas estratégias de divulgação.Esse processo é chamado de geração de leads.Também pode ser sinônimo de visitantes que troquem informações sobre formas de contato por conteúdos de fato relevantes e que auxiliem a identificação e a solução de um problema.

Qual é a importância da estratégia de geração de leads?

Em primeiro lugar, é essencial que você entenda o que é o funil de vendas.Nesse processo, uma pessoa que está no grupo de “público-alvo” da sua empresa é conduzida pelas etapas de vendas até a efetivação da compra do produto ou serviço.A primeira parte do processo começa com a atração e é quando a pessoa, que ainda desconhecia a marca, passa a entrar no funil.A partir desse momento, marketing e vendas trabalham juntos para transformar esse lead em lead qualificado e, posteriormente, em cliente efetivo, conseguindo fechar o negócio.Assim, a geração de leads é fundamental para que os esforços realizados pelas equipes não sejam em vão.Atualmente, é a melhor e mais eficiente estratégia para captação de clientes.Ela consegue potencializar as taxas de fidelização e tende a transformar os compradores em verdadeiros embaixadores da sua empresa.

Como realizar o processo de geração de leads?

Normalmente, o processo de geração de leads ocorre por meio das estratégias de inbound marketing.Esse tipo de estratégia tem como objetivo conduzir o usuário do topo do funil até a conclusão da venda, começando com uma isca que fará com que a pessoa se torne visitante do seu site ou blog.Isso pode ser feito por meio de conteúdos da área de interesse do seu público-alvo que dialoguem com a área de atuação da empresa.Esse processo de atração, que é quando ocorre a geração de leads, é o que exige maior número de conteúdos.Seu objetivo é captar o interesse da pessoa por meio de alguma situação que faça parte de sua vida.Por exemplo, na área de seguros automotivos, os conteúdos podem ser direcionados sobre os seguintes temas:

  • dados sobre acidentes de trânsito;
  • necessidade de proteção para seu veículo;
  • benefícios de contar com um seguro auto;
  • dúvidas sobre as coberturas adicionais de seguro auto, entre outros.

Muitas dessas questões podem despertar o interesse de um usuário desavisado que lerá o conteúdo e passará a perceber a necessidade de adquirir um seguro automotivo para proteger o seu bem.Para ajudar, veja a seguir quais são os melhores métodos para gerar leads para seu negócio e conseguir atrair um maior número de potenciais clientes para serem conduzidos pelo funil de vendas, fazendo sua corretora crescer.

Elabore e-books

Além de publicações, os e-books também representam uma ótima estratégia para conseguir gerar lead qualificados.Normalmente, fazem parte do rol de materiais ricos e, assim, podem ser oferecidos por meio de assinatura de formulários.Quer um exemplo prático disso?Sua equipe pode criar um e-book que funcione como guia e apresente todas as informações sobre a contratação de seguro de vida.Caso um visitante se interesse pelo assunto, deverá preencher um formulário com informações básicas de contato (nome, idade e endereço de e-mail).Assim, você poderá utilizar esses dados de contato para enviar informações extras e continuar conduzindo a pessoa pelo funil de vendas.

Crie webinars

Webinars são conferências realizadas online, nas quais apenas um usuário se expressa enquanto os demais continuam assistindo.Porém, isso não significa que os espectadores não possam participar de alguma forma: eles podem enviar perguntas durante a transmissão.Para que as pessoas possam ter acesso ao webinar, você pode pedir para que façam um cadastro, o que te permitirá gerar leads.Isso aproxima a sua marca do público, que passa a enxergar a pessoa que está ministrando o webinar como uma “personificação da empresa”.Também gera maior proximidade, algo importante para quem também está aplicando técnicas de marketing de relacionamento.Outro ponto é que você pode utilizar os webinars não só para educar seus clientes sobre determinados temas, mas também para ter um feedback sobre quais são as suas principais dúvidas e dores.Lembre-se de que ouvir também faz parte do processo de educação do cliente e é essencial para conquistar a sua atenção.Muitas vezes, os gestores julgam que determinado tema já é sabido ou não é de interesse do seu público-alvo.Na verdade, as pessoas podem ter sim uma demanda consistente sobre esse tema.E isso pode ser descoberto por meio da realização de webinars.Além disso, a realização desse tipo de ação auxilia a construir uma autoridade para a sua empresa — o que passa a ser um diferencial na hora de escolher entre a sua corretora e seus concorrentes.

Utilize a ferramenta Nimble

O Nimble é uma ferramenta de geração de leads e vendas de seguros online.Ele auxilia no processo de venda online, oferecendo uma ótima experiência de compra ao cliente, totalmente digital e intuitiva.Ele também pode ser integrado a sistemas de gestão, automatizando todo o processo de gestão de propostas e apólices e de CRM.

Conclusão

Por meio das dicas que oferecemos acima, você conseguirá melhorar a sua geração de leads e nutrir esses contatos para potencializar as suas vendas.Para conseguir isso, é essencial conciliar o marketing de conteúdo e o marketing de relacionamento.Falando nisso, você sabe o que é marketing de relacionamento?Confira nosso artigo sobre o assunto e tire as suas dúvidas!