Propaganda por WhatsApp: como fazer em corretoras de seguros

por
Omar Ajame
7 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A propaganda por WhatsApp é cada vez mais adotada por empresas no Brasil.De fato, o aplicativo pode ser bastante eficiente para conquistar clientes, desde que usado da forma correta.Do contrário, além de se caracterizar como uma ação invasiva e incômoda, pode acarretar punições e em casos mais extremos, até mesmo o banimento do aplicativo.Por isso, antes de executar qualquer ação de divulgação ou prospecção na sua corretora, saiba o que você pode ou não fazer, além de aprender como usar o aplicativo para tirar o máximo proveito dele. Confira!

A inconveniência da propaganda por WhatsApp

Para ilustrar o problema que o uso incorreto do aplicativo pode causar, vamos fazer uma reflexão.Vamos voltar no passado, quando não existiam redes sociais e nem o WhatsApp (nem faz tanto tempo assim, não é mesmo?).Nessa época, o e-mail era uma das principais formas de se comunicar com clientes, leads, parceiros e até com amigos e familiares.Ou seja, era um canal muito pessoal.Ainda é hoje, mas com a chegada de novos canais de comunicação, perdeu bastante espaço na nossa vida pessoal.Lembra quando você recebia e-mails com promoções e mensagens de empresas que você nem conhecia e ficava imaginando como eles conseguiram seu contato?Pois é. É o mesmo que acontece quando você manda uma mensagem pelo WhatsApp para alguém que não te deu permissão.O contato não autorizado por um meio tão particular como o WhatsApp é incômodo e invasivo.O telefone móvel é um objeto pessoal que nos acompanha o tempo todo.Diferente de um telefone fixo, ele é exclusivo, de modo que receber propagandas pode ser bastante inconveniente.

As punições e o banimento

Atualmente, existem empresas especializadas em propaganda pelo WhatsApp.Elas mantêm mailings e disparam conteúdo informativo e comercial mediante pagamento.Acontece que a simples manutenção da própria lista de contatos já é uma contravenção.O Marco Civil da Internet já foi elaborado com o objetivo de proteger a privacidade das pessoas e, mais recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados alterou e reforçou essa intenção.O texto é bastante claro de que os dados pessoais só podem ser usados com consentimento e para fins específicos, ou seja, uma autorização para cadastro não vale para envio de propaganda.Mesmo o Código de defesa do Consumidor, embora não específico, já que foi elaborado antes da internet, é utilizado pelos órgãos de proteção do consumidor como argumento legal contra a prática.Além disso, uma denúncia efetuada diretamente para o aplicativo também pode gerar o banimento da conta e impedir a prática.Ou seja, você deve mandar propaganda apenas para leads que se inscreveram para receber suas novidades e mensagens comerciais.Uma forma de fazer isso é por meio de estratégias de marketing digital que visam capturar leads para sua corretora.Alguns exemplos são criar landing pages e um blog, nos quais você pode oferecer conteúdo relevante para seus leads e disponibilizar um formulário para eles preencherem com os dados deles caso tenham interesse em receber mais dicas.

O uso correto do WhatsApp

Apesar do que foi dito acima, ainda é possível utilizar o WhatsApp em uma negociação e no relacionamento com o cliente.Se o contato foi iniciado por outro meio e você foi previamente autorizado a enviar informações adicionais pelo aplicativo, não há inconveniente.É até um facilitador, que melhora a experiência de compra e pode gerar vendas para sua corretora.Veja algumas práticas bastante utilizadas para se fazer propaganda por WhatsApp e interagir com leads e clientes:

Grupos

Um recurso muito utilizado é a formação de grupos.Você pode convidar seus clientes e leads a participar de um grupo para mantê-los informados sobre novidades acerca de segurança e proteção, por exemplo.Ao incluir conteúdos atrativos e relevantes, eles vão adorar e a autorização fica evidente, já que participam do grupo — que pode até ser silenciado, para que o acesso aconteça quando for melhor para eles.

Listas de transmissão

No entanto, muitos usuários não gostam de grupos e, nesse caso, você pode usar as listas de transmissão, que permitem enviar mensagens para vários contatos de uma vez, de forma privada ou coletiva.É mais recomendado para se comunicar com um público que não se conhece ou não tem muito em comum.

WhatsApp business

Recentemente, o WhatsApp lançou sua versão comercial voltada para empresas.Com isso, você pode criar um perfil da sua corretora no aplicativo e enviar mensagens do número da corretora e não do seu pessoal.É uma forma de mostrar mais profissionalismo e passar mais credibilidade para sua corretora.

Conclusão

Para concluir, seria preciso enviar mensagens para um número significativo de pessoas para conseguir uma única Apólice, o que não vale a imagem negativa que fica de sua corretora para todos aqueles que se sentiram incomodados com a ação.Além disso, note que, independentemente da legislação e das regras do próprio aplicativo, o envio de propaganda por WhatsApp envolve apenas bom senso e o foco para qualquer corretora de sucesso: proporcionar uma boa experiência para o segurado e para os leads.Agora que concluímos, confira outras ferramentas que você precisa usar em sua corretora para aumentar as suas vendas!