Sistema Kanban: como implementar na corretora de seguros?

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O sistema Kanban foi desenvolvido há muito tempo pela montadora japonesa Toyota. É uma filosofia que faz parte do Just In Time (JIT) e tem o objetivo de melhorar a performance produtiva e organizacional de uma empresa.Basicamente, o Kanban funciona com a utilização de cartões ou referências visuais em locais estratégicos ou atrelados a determinados itens a fim de impulsionar a execução das tarefas. O mais interessante é que, mesmo sendo criado em uma montadora de carro, o método pode ser utilizado em qualquer área, inclusive em corretoras.Para que você consiga extrair todas as vantagens dessa metodologia, a seguir mostraremos algumas dicas de como implementar o sistema Kanban em uma corretora. Confira e boa leitura!

Verifique o fluxo de trabalho

Definir ou apontar o fluxo de trabalho é essencial para que o sistema Kanban seja empregado corretamente. Na prática, você precisa garantir que as atividades a serem desenvolvidas estejam ao alcance de todos os profissionais.Por exemplo, em uma fábrica de colchões, é possível visualizar os produtos com facilidade em razão do tamanho das mercadorias. Porém, em uma corretora, não é tão simples destacar documentos, contratos, informações ou anotações.Cabe ao gestor orientar a sua equipe a verificar o fluxo de trabalho de cada dia, tornando possível a fixação dos cartões Kanban e separando as prioridades. Estabelecer formas tangíveis para o trabalho é um dos princípios do método.

Prepare a equipe para o sistema Kanban

Por melhor que seja construída, nenhuma estratégia de otimização surtirá efeito sem o engajamento dos colaboradores. É essencial uma preparação prévia das equipes para assimilar os conceitos da nova filosofia.Um trabalho inicial calcado no diálogo é interessante para sanar dúvidas e evitar futuras resistências. Por isso, aja com transparência e informe todos os pontos relevantes sobre a metodologia.Apresente os princípios, os conceitos e as vantagens que cada funcionário da corretora terá com a implementação do sistema Kanban. Por fim, desenvolva um treinamento baseado nas principais dúvidas e questionamentos de cada equipe.

Saiba o que deve ser prioridade no dia a dia

Como explicado, um dos diferenciais do sistema Kanban é a possibilidade de identificar as tarefas mais prioritárias a serem realizadas. Porém, essa vantagem só se torna efetiva a partir de um trabalho de todos os funcionários da corretora.É preciso que cada equipe ou corretor posicione suas prioridades na parte superior do Kanban. Assim, o quadro começará a tomar forma, mantendo o controle correto de todas as atividades.Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: digamos que você tenha vários clientes para entrar em contato na mesma semana. O ideal é fazer a separação de acordo com a disponibilidade de cada um. Os usuários com disponibilidade pela manhã devem aparecer na parte de cima do Kanban.Em suma, o sistema kanban é a aplicação da disciplina, transparência e priorização das tarefas de uma empresa. A rotina de uma corretora é bastante intensa e isso pode contribuir para uma perda de organização e até de produtividade. A implementação desse tipo de filosofia é importante não só para a empresa em si, mas também para o crescimento profissional de cada corretor.Gostou do artigo? Para continuar melhorando a performance dos seus corretores, que tal entender mais sobre o customer sucess no atendimento ao cliente?Se você acredita que este post agregou ainda mais conhecimento para você, siga-nos agora mesmo em nosso perfil no LinkedIn e no Facebook, para acompanhar nossas novidades de perto!