SQL linguagem de programação: como aplicar nas seguradoras?

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Melhorar a gestão do seu negócio na área de seguros perpassa uma série de cuidados diversos, tanto nos processos internos quanto na relação com o seu cliente. E uma das formas de conseguir melhores resultados é optando por soluções tecnológicas, como softwares específicos e ERPs.Porém, como escolher aquele que realmente trará os benefícios esperados para seu negócio, tornando-se um bom investimento?Para isso, é importante conhecer as principais linguagens utilizadas nas soluções para identificar quais delas são as mais indicadas para seu negócio na área de seguros. A sql linguagem de programação é uma das mais indicadas para esse tipo de situação.Então continue lendo e entenda como ela pode auxiliar seguradoras.

O que é SQL linguagem de programação?

A linguagem SQL (Structure Query Language) é a padrão utilizada para a manipulação de banco de dados por meio dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais (SGBDs). Através dela, torna-se possível estabelecer uma “conversa” com o banco de dados.Ela é dividida em 4 agrupamentos, cujas diferenciações dizem respeito ao tipo de operação executada:

  • DML (Data Manipulation Language);
  • DDL (Data Definition Language);
  • DLC (Data Control Language);
  • DTL (Data Transaction Language).

Parece tudo muito técnico falando assim, não é mesmo?De forma mais simplificada, ela é a linguagem responsável pelo gerenciamento dos bancos de dados utilizados em soluções tecnológicas. Ela é universal, ou seja, dialoga com as demais soluções e ferramentas que você desejar implementar em seu negócio.

Qual é sua aplicabilidade e utilização na geração de bancos de dados?

A linguagem SQL permite a execução de diversas tarefas, tais como:

  • inserir e alterar registros;
  • criar objetos dentro do banco de dados;
  • realizar o gerenciamento dos usuários;
  • realizar consulta de informações;
  • controlar transações dentro dos bancos de dados, entre outros.

Ou seja, sua função está intimamente ligada com a manutenção e extração de informações nos referidos bancos de dados, além de oferecer a infraestrutura necessária para esse fim, tais como tabelas e índices a serem trabalhados.

Como essa linguagem pode ser implantada no dia a dia?

O SQL, por ser uma linguagem universal de banco de dados, pode ser utilizado de diversas formas por parte dos programadores para criação de soluções, tais como veremos a seguir.

Estruturação de dados

A estruturação de dados diz respeito a uma organização das informações, seja no armazenamento interno de um servidor físico, seja em nuvem ou em um dispositivo de armazenamento.Ela é fundamental para tornar esses dados disponíveis, de forma íntegra e eficiente, tornando-os passíveis de serem manipuláveis e utilizados pelas empresas, por meio das aplicações.Algumas das estruturas de dados básicas utilizadas são:

  • inserção de um novo dado;
  • exclusão de um dado existente;
  • localização de uma informação específica no banco de dados;
  • realização da varredura de todos os itens para obter visualização deles;
  • classificação dos itens de dados de acordo com uma ordem preestabelecida (numérica, alfabética, clientes mais assíduos, clientes com contratos próximos de vencer, entre outros).

Assim, é possível trabalhar com os dados e realizar as respectivas análises de forma consistente nas aplicações, sem perdas e erros.Por meio dessa estruturação, o sistema pode indicar a você quais são os contratos que estão mais próximos de vencer (classificação por prazo de validade) e determinar se é necessário enviar um contato para renovação da apólice.Também pode, por meio dessa mesma estruturação, classificar a data de pagamento da mensalidade do seguro e enviar um aviso, seja por SMS ou por e-mail, de forma a diminuir possíveis inadimplências posteriores.

Registro de informações

Para conseguir inserir e registrar uma informação em um banco de dados, você necessita da linguagem SQL para realizar a conversação com o sistema. Sem isso, você não consegue realizar o registro adequadamente.Isso é importante para que as seguradoras possam acrescentar os dados de novos clientes e prospects, bem como de seus respectivos

Coordenadas

O SQL também dá suporte para que as ferramentas consigam obter coordenadas globais (latitude e longitude). Pode não ser uma informação muito pertinente para algumas organizações, mas, para as seguradoras, é fundamental.Isso porque alguns tipos de seguro só estendem suas coberturas até determinado local (determinado raio da cidade de contratação, apenas o estado no qual a pessoa reside, entre outros). E, ao registrar o sinistro, a solução pode identificar, de imediato, se é passível de acionar o seguro ou não.

Permissões

Uma aplicação que utilize SQL pode determinar, por meio da análise de banco de dados, a concessão ou não de permissões sobre determinados temas. Para seguradoras, isso pode ser bastante estratégico.Por exemplo, uma análise sobre o que é permitido e o que não é permitido para determinados contratos pode acelerar o processo de liberação do seguro.Um seguro automotivo que não tenha cobertura para terceiros como motorista não concede permissão para liberação do valor nos casos em que uma pessoa não cadastrada tenha um acidente com o automóvel. Nesse caso, o próprio sistema já pode apontar, de forma automatizada, a não liberação do valor da apólice.

Melhoria da performance

Como o SQL facilita a comunicação com os bancos de dados, ele também é responsável por alguns processos de automação no que diz respeito a essas questões. Sistemas automatizados permitem melhorar a performance das funções realizadas no ambiente interno, de forma a facilitar o trabalho dos colaboradores.

Como implementar uma solução em linguagem SQL em sua corretora de seguros?

Bom, diante de todas as funções que uma solução que utilize linguagem SQL pode realizar, é nítido para você, gestor de uma corretora de seguros, que isso pode acrescentar diversas vantagens para seu negócio.Além de tudo que falamos anteriormente, podemos acrescentar como algumas das vantagens de optar por um sistema específico para corretoras:

  • melhoria no controle das funções internas;
  • melhor governança;
  • maior mobilidade e flexibilidade;
  • melhor comunicação entre cliente e corretora;
  • maior facilidade para armazenamento de grandes volumes de dados;
  • aumento de competitividade no mercado;
  • redução no tempo de atividades;
  • redução nos custos operacionais;
  • maior eficiência;
  • menor necessidade de retrabalho;
  • melhor qualidade no atendimento ao cliente.

Assim, soluções focadas para corretoras de seguro podem ser uma ótima opção para você que deseja otimizar a rotina interna da sua empresa.Quer aplicar uma solução que usa sql linguagem de programação, focada para corretoras de seguro? Conheça o Teleport, a solução especializada para esse tipo de negócio. Entre em contato e converse sobre ele com um de nossos consultores.