Em 2003 Jeff Bezos, fundador da Amazon, distribuiu um memorando interno solicitando a todos os funcionários a utilizarem suas APIs públicas para o desenvolvimento dos seus projetos, as mesmas fornecidas a desenvolvedores externos, garantindo assim integrações mais exatas com o seu sistema. Com essa postura vanguardista ele possibilitou que a empresa se expandisse de forma mais agressiva e garantiu um crescimento sem precedentes no mercado de vendas online.
É inviável uma Corretora ou Seguradora desenvolver todas as integrações desejáveis para que suas operações ocorram com sucesso, e ao utilizarem essa estratégia de APIs públicas os benefícios são imediatamente visíveis para todas as camadas. Seguradoras reduzem seus esforços do seu departamento de TI com customizações e integrações para um único parceiro e se tornam mais eficientes e vendem mais. Corretoras aumentam sua eficiência operacional e reduzem custos ao evitarem erros, processos manuais e retrabalho de integrações. E Segurados conseguem um atendimento mais ágil e personalizado ao conseguirem as emissões de seus seguros rapidamente.
Seguradoras tinham receios quanto a integrações no passado, e muitos deles não se concretizaram. É melhor estar mais integrado, mesmo que isso represente correr algum risco, do que garantir o fracasso não estando integrado. Todos os principais players da economia digital possuem APIs, em muitos casos públicas. Isso possibilita mais conexões e venda de produtos.
É com essa postura e proposta que a TEx vem moldando a forma de fazer negócio com as empresas parceiras, obtendo resultados expressivos e ditando o ritmo da evolução do mercado.
O Futuro já é realidade. E isso é bom.