4 melhores dicas para uma gestão de carteira de clientes eficiente em Corretoras de Seguros

por
Ed Tomaz
5 min

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Você sabe o que é gestão de carteira de clientes? A gestão de carteira de clientes corresponde a tudo que o vendedor faz para administrar os clientes para os quais vende. Isso inclui fazer contato com os clientes ativos e tentar reativar os inativos. Ou seja, a gestão de clientes requer organização, planejamento e principalmente bom uso da tecnologia.

Por isso, preparamos esse texto para você com as principais dicas de como fazer uma gestão eficiente de carteira de clientes. Confira!

1. Separe os clientes em grupos

Uma ótima estratégia é dividir a carteira de clientes de diversas formas. Ou seja, pela localidade, pelo que gastam e pelo produto que compraram. Dessa forma, avaliando cada um desses grupos, os vendedores conseguem conhecer os seus aspectos, para perceber quais têm possibilidade de comprar mais vezes da empresa.

Além disso, essa é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente, pois, por meio dessa divisão, é possível dar mais atenção para os clientes que são mais fiéis.

2. Cuide dos clientes inativos

É comum, em qualquer empresa, contar com clientes que deixam de consumir. Contudo, podem ser diversos os motivos que fazem isso acontecer, desde a insatisfação com o serviço ou produto, como o preço ou atendimento.

Por isso, é importante entender os motivos que fazem o cliente não comprar mais de você. Desse modo, é possível concentrar-se em ações para que isso não aconteça mais com outros consumidores. Além disso, é uma ótima ocasião para entrar em contato com os clientes inativos e analisar a oportunidade de retomar esse relacionamento.

3. Analise indicadores de desempenho

É necessário analisar o desempenho de cada vendedor para conseguir compreender quais precisam de mais ajuda. Ou seja, quando os resultados forem insatisfatórios, é fundamental que os líderes ofereçam ajuda aos profissionais. Essa ajuda pode ser na forma de treinamento, por exemplo. Dependerá da dificuldade de cada vendedor.

Já em relação aos vendedores que baterem as metas, é importante que sejam reconhecidos e recompensados, com prêmios, comissões e outras formas que façam mais sentido para a empresa. Isso que irá motivá-los a manter um bom trabalho

4. Conte com a tecnologia em uma gestão de carteira de clientes eficiente

É essencial contar com um sistema de gerenciamento da carteira de clientes. Pois, ele ajuda a controlar as tarefas, simplificando a comunicação e troca de informações. Desse modo, você pode consultar o CPF e o CNPJ, apurar como está o score de crédito do consumidor, analisar o seu histórico de pagamento e evitar fraudes e golpes. Outras atividades eficientes executadas pelo software são:

  • identificação do risco de inadimplência;
  • monitoramento do desempenho dos profissionais;
  • acompanhamento em tempo real do número de vendas;
  • identificação de pendências relacionadas ao cliente;
  • automatização das pesquisas em bancos de dados;
  • manutenção de um relacionamento saudável e de longo prazo com os compradores.

Portanto, após aprendermos as principais dicas de gestão de carteira de clientes, percebemos que o uso da tecnologia é fundamental para fazer uma gestão eficiente da sua Corretora de Seguros. Dessa forma, a TEx Tecnologia, por meio da TELEPORT, é a maior plataforma online de Seguros do país, sendo o caminho ideal para a sua empresa.

Agora que você entende melhor sobre a gestão de carteira de clientes, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as melhores opções de serviço que oferecemos. Basta acessar nossa página!