5 erros na elaboração da proposta de seguro para deixar de cometer agora

por
Ed Tomaz
4 min

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Serviços de seguro são cada vez mais procurados hoje em dia, especialmente para proteger as casas e os automóveis. Eles oferecem um grau maior de segurança e evitam grandes prejuízos repentinos. Porém, se a sua proposta de seguro não for bem elaborada, é bem mais difícil entregar esse benefício.

Muitos profissionais ainda cometem diversos erros na elaboração de suas propostas, o que reduz as chances de fechar negócio. Conhecer esses erros é o primeiro passo para evitá-los e melhorar sua taxa de conversão a longo prazo.

Confira aqui alguns dos principais erros na elaboração da proposta de seguro e como você pode evitá-los.

1. Falta de informação sobre os produtos

Apesar de parecer algo fundamental, muitos profissionais ainda entram em contato com um potencial cliente sem um conhecimento amplo sobre todos os produtos de seguro disponíveis.

Entender as regras, coberturas e exigências de cada um deles é fundamental para tirar dúvidas e para encontrar a opção que o público tem maiores chances de aceitar.

2. Não adequar a proposta ao cliente

Conhecer os produtos é apenas metade do trabalho. Também é fundamental conhecer bem o cliente que receberá a proposta, quais são suas preocupações e quais as melhores opções para solucionar seus problemas.

Não basta enviar um texto padronizado para todos os contatos. Você deve sempre ajustar sua proposta de acordo com o perfil do cliente que você pretende alcançar.

3. Não planejar o seu discurso

Na hora de apresentar sua proposta de seguro, é importante transmitir as informações mais importantes sobre o produto, além de antecipar algumas dúvidas comuns.

Se você entrar em contato com um potencial cliente sem um discurso preparado, será mais difícil conduzir a conversa, esclarecer quais são seus problemas e como o seguro pode ajudar a solucioná-los. Também é uma boa ideia praticar esse discurso, reler seu conteúdo e ajustar a linguagem.

4. Falta de explicação sobre o serviço

Há algumas informações que não devem faltar em relação ao seguro, como o tipo de cobertura, preços, cláusulas de responsabilidade, entre outras coisas. É fundamental que o cliente esteja ciente de todos esses pontos antes de assinar o contrato para sair mais satisfeito.

Durante a preparação da sua proposta, faça uma lista dessas informações e confira se todas estão bem claras. Além das explicações sobre o seguro em si, esclareça também como ele pode ser ativado e em quais condições.

5. Oferecer muitas opções

Pelo senso comum, ter mais opções é sempre algo positivo, pois a pessoa pode escolher a que melhor atende às suas necessidades. Porém, o que acontece é o oposto: com opções demais, fica mais difícil tomar uma decisão.

Em vez disso, o ideal é filtrar os serviços disponíveis e encontrar aqueles que melhor atendem às demandas do cliente. Isso facilita a decisão, além de ancorar os preços em uma determinada faixa. Ancoragem de preço é uma técnica do Marketing de Vendas em que é colocada em jogo a tomada de decisão do consumidor. Sabendo que o preço é um dos fatores para esta decisão, a ancoragem apresenta valores para estipular um padrão de preço na mente do cliente e depois apresentar um preço mais competitivo.


Evitar esses erros na elaboração da sua proposta de seguro melhora bastante suas chances de venda. Prática e planejamento são o mais importante para otimizar o seu atendimento.

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