Serviços de seguro são cada vez mais procurados hoje em dia, especialmente para proteger as casas e os automóveis. Eles oferecem um grau maior de segurança e evitam grandes prejuízos repentinos. Porém, se a sua proposta de seguro não for bem elaborada, é bem mais difícil entregar esse benefício.
Muitos profissionais ainda cometem diversos erros na elaboração de suas propostas, o que reduz as chances de fechar negócio. Conhecer esses erros é o primeiro passo para evitá-los e melhorar sua taxa de conversão a longo prazo.
Confira aqui alguns dos principais erros na elaboração da proposta de seguro e como você pode evitá-los.
Apesar de parecer algo fundamental, muitos profissionais ainda entram em contato com um potencial cliente sem um conhecimento amplo sobre todos os produtos de seguro disponíveis.
Entender as regras, coberturas e exigências de cada um deles é fundamental para tirar dúvidas e para encontrar a opção que o público tem maiores chances de aceitar.
Conhecer os produtos é apenas metade do trabalho. Também é fundamental conhecer bem o cliente que receberá a proposta, quais são suas preocupações e quais as melhores opções para solucionar seus problemas.
Não basta enviar um texto padronizado para todos os contatos. Você deve sempre ajustar sua proposta de acordo com o perfil do cliente que você pretende alcançar.
Na hora de apresentar sua proposta de seguro, é importante transmitir as informações mais importantes sobre o produto, além de antecipar algumas dúvidas comuns.
Se você entrar em contato com um potencial cliente sem um discurso preparado, será mais difícil conduzir a conversa, esclarecer quais são seus problemas e como o seguro pode ajudar a solucioná-los. Também é uma boa ideia praticar esse discurso, reler seu conteúdo e ajustar a linguagem.
Há algumas informações que não devem faltar em relação ao seguro, como o tipo de cobertura, preços, cláusulas de responsabilidade, entre outras coisas. É fundamental que o cliente esteja ciente de todos esses pontos antes de assinar o contrato para sair mais satisfeito.
Durante a preparação da sua proposta, faça uma lista dessas informações e confira se todas estão bem claras. Além das explicações sobre o seguro em si, esclareça também como ele pode ser ativado e em quais condições.
Pelo senso comum, ter mais opções é sempre algo positivo, pois a pessoa pode escolher a que melhor atende às suas necessidades. Porém, o que acontece é o oposto: com opções demais, fica mais difícil tomar uma decisão.
Em vez disso, o ideal é filtrar os serviços disponíveis e encontrar aqueles que melhor atendem às demandas do cliente. Isso facilita a decisão, além de ancorar os preços em uma determinada faixa. Ancoragem de preço é uma técnica do Marketing de Vendas em que é colocada em jogo a tomada de decisão do consumidor. Sabendo que o preço é um dos fatores para esta decisão, a ancoragem apresenta valores para estipular um padrão de preço na mente do cliente e depois apresentar um preço mais competitivo.
Evitar esses erros na elaboração da sua proposta de seguro melhora bastante suas chances de venda. Prática e planejamento são o mais importante para otimizar o seu atendimento.
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