7 hábitos do Corretor de Seguros de Sucesso

por
Maria Luiza Mello
7 min

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Todo Corretor de Seguros deseja ter alta performance em vendas e crescer a sua Corretora. Apesar de não ter atalho nem fórmula mágica para isso, Corretores de Sucesso têm alguns hábitos que os ajudam a atingir seus ótimos resultados. Esses hábitos são treináveis e replicáveis, e entendê-los é essencial para quem quer estar entre eles. Veja a seguir 7 destes hábitos para se tornar um Corretor de Sucesso.

Definir metas e acompanhar os indicadores de performance

Os Corretores de Sucesso sempre têm muito claras em mente as suas metas. Eles sabem aonde querem chegar e organizam suas atividades para alcançar estes resultados. Só que eles não param por aí: Corretores de Sucesso sabem seus números de cabeça, eles respiram indicadores! Eles sabem seus percentuais de renovações, suas taxas de conversões e seus faturamentos. Isso faz com que eles sejam capazes de tomar decisões de forma mais rápida e assertiva. Eles conseguem até decidir se um cliente trabalhoso vale mesmo a pena, e estabelecem claramente até onde podem ceder em uma negociação sem prejudicar sua operação.

Criar uma rotina produtiva

Parece bobo, mas a rotina, quando bem estruturada, faz com que o Corretor de Seguros consiga achar tempo para tratar de tudo que realmente importa. Ao separar tempo para prospecções e reuniões de networking, por exemplo, o Corretor de Sucesso está sempre fomentando suas oportunidades de negócios. O Corretor que vive atabalhoado com renovações, sinistros e questões administrativas não encontra espaço para crescer porque se isola das oportunidades. Reservar tempo na agenda para as atividades que levam o corretor em direção às suas metas é fundamental para alcançar o sucesso. 

Cercar-se de pessoas de sucesso

Corretores de Seguros bem sucedidos geralmente mantêm relacionamentos com outras pessoas bem sucedidas de diversas áreas. Não só clientes, mas também parceiros de negócios, pessoas que os indicam e que confiam neles, e até mesmo amigos pessoais. Ao cercar-se de pessoas de sucesso, não só o Corretor acessa mais oportunidades de negócios, como ainda aprende as mais diversas coisas: dicas de livros, podcasts, cursos, troca de experiências, reconhecimento de hábitos, enfim, uma gama de aprendizados que florescem naturalmente em um ambiente repleto de pessoas de alta performance. 

Não perder a oportunidade de conhecer pessoas

Na fila da padaria, na academia, na escola dos filhos ou na espera do banco: Corretores de Seguros de alta performance conhecem pessoas e interagem com elas a todo momento. Fazer networking como corretor de seguros não é só ir a congressos e treinamentos de Seguradoras. Isso faz parte também, é claro! Só que a base do relacionamento do Corretor de Seguros está nas pessoas que o cercam, nas pessoas que ele tem a oportunidade de conhecer e contar sobre o que faz. Pode ser que do papo na fila do pão não saia um seguro logo de cara, mas ao começar uma conversa o Corretor pode aos poucos ganhar a confiança daquela pessoa, e quando ela for pensar em contratar um seguro, seu nome será o primeiro a lhe ocorrer. 

Continuar aprendendo sempre

Vivemos em um tempo em que o conhecimento é muito acessível. Não só em quantidade, como em forma. Vídeos, podcasts, artigos, cursos, livros, palestras... Nunca houve tantas opções de fontes de informação! Os Corretores de Seguros dealta performance buscam sempre se atualizar sobre assuntos relacionados a seguros, e também a vendas, a gestão empresarial, a tecnologia… Enfim, a tudo que possa impactar em seus negócios de forma ampla. Aqueles que não se propuserem a encaixar em suas rotinas a busca pelo conhecimento, tendem a ficar para trás. Além da frequência, outro ponto de atenção quando falamos de aprendizado é checar a fonte das informações obtidas. A variedade de opções pode, muitas vezes, nos conduzir a consumir conteúdos incorretos e imprecisos. Por isso, é sempre importante preferir fontes confiáveis e sérias. 

Aderir à tecnologia

Novas tecnologias surgem em velocidade cada vez maior. No Mercado de Seguros, especificamente, as soluções tecnológicas voltadas para o Corretor oferecem possibilidades como automatizar a cotação de seguros, fazer pesquisa de mercado, padronizar a comunicação com o cliente, entre outras funcionalidades. O ganho de tempo e de performance que se tem ao aderir a estas soluções faz com que os Corretores atinjam patamares de lucratividade cada vez maiores. Isso porque essas tecnologias, mesmo pagas, dão ao corretor um ganho de produtividade que permite com que ele atenda mais demandas com velocidade maior e menor margem de erro. Isso sem contar com a qualidade da apresentação das propostas, padronizadas através de layouts claros e bonitos, que dão um ar mais profissional e geram no cliente confiança. 

Saber delegar e pedir ajuda

Corretores de Sucesso entendem que para chegar longe, não dá para ir sozinho. Por isso, eles compreendem que precisam ensinar e delegar tarefas dentro do seu time, de forma que alguns processos rodem sem a necessidade da sua intervenção. Delegar tarefas, na era da tecnologia, pode inclusive envolver a delegação de atividades para ferramentas de automação, como chatbots, por exemplo. Além disso, Corretores de Sucesso aceitam que não precisam saber tudo e pedem ajuda sem embaraços. Pedir ajuda não significa amadorismo, mas sim humildade, vontade de aprender e autoconfiança. Quanto mais o Corretor de Seguros cresce, mais ele se depara com problemas que nunca viu na empresa, demandas de seguros que nunca atendeu e desafios que não sabe resolver de cara. Nesse momento, pedir ajuda é necessário! Só quem pede ajuda consegue evoluir. 

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