O ideal é sempre pensar em atualizar a corretora de seguros de forma contínua. Se isso sempre foi uma verdade, é ainda mais agora, que as mudanças e o surgimento de novas tecnologias ocorrem rapidamente e o tempo todo.
As corretoras mais modernas, que já passaram pela mudança, contam com um bom nível de automação de processos, o que as tornam mais eficientes, ágeis e competitivas. Além de tudo, elas podem focar na negociação e nas estratégias, melhorando os resultados.
As corretoras que não seguirem o mesmo caminho vão perder mercado e esse processo se acelerou. Confira o motivo e saiba o que precisa fazer para se posicionar na dianteira no mercado!
Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou, a concorrência não é mais a mesma e a forma como as pessoas interagem e negociam está em um processo de grande transformação, pelo o qual as empresas se tornam mais online e se esforçam para oferecer cada vez mais serviços e produtos digitais.
A diferença é que, com o trágico inconveniente da pandemia, esse processo se acelerou, pois as pessoas passaram a ter uma maior necessidade de interagir a distância. Resistências que porventura ainda dificultavam o processo de transformação digital diminuíram em razão da necessidade urgente em manter os negócios funcionando, passar a trabalhar de casa e, ao mesmo tempo, se manter protegido.
Até mesmo o governo, que é tradicionalmente mais lento para mudanças, tomou medidas como a da viabilização de votações legislativas online, enquanto multiplicavam as lives, compras no e-commerce e várias outras iniciativas digitais.
Ainda assim, isso apenas significou uma aceleração de um processo que já estava em curso. As novas tecnologias fazem parte de uma nova revolução que vai muito além da simples adoção de novas tecnologias, que nos oferecem novos recursos e alternativas de trabalho e de trocas comerciais.
Essencialmente, a transformação digital muda a forma como usamos os dados para prever cenários, entender o cliente, personalizar soluções e, de modo mais genérico, criar um valor superior. Desse ponto de vista, trata-se de uma inovação com forte impacto nas estratégias e, em consequência, na competitividade.
Além disso tudo, as novas tecnologias também oferecem ganhos pontuais e operacionais, como o aumento da produtividade, a diminuição da burocracia, a melhoria da eficiência, da agilidade e da automação. Como resultado, o aumento da lucratividade também é expressivo.
Feita essa contextualização sobre o cenário atual, podemos relacionar os passos necessários para modernizar uma corretora de seguros, que descrevemos nos subtópicos abaixo.
A primeira medida que você precisa tomar é a de fazer um levantamento sobre a situação atual da corretora, a concorrência, o mercado e o seu público. É essa avaliação que vai permitir encontrar os gargalos, identificar as oportunidades e definir o que é prioritário em termos de atualização da corretora.
Nesse processo, lembre-se e procure focar na busca de soluções melhores para os problemas do seu público.
É essa identificação que vai permitir o uso estratégico da atualização, o que não diminui a importância de avaliar os aspectos mais operacionais, especialmente os recursos que possam agilizar e otimizar os seus processos. Eles diminuem custos, aumentam a eficiência, a segurança e, como resultado, também melhoram a experiência de compra para o seu cliente.
Por mais que os recursos tecnológicos sejam empolgantes, a atualização não é apenas uma tarefa mecânica e técnica. Ela muda a forma como interagimos e facilita as rotinas de compra dos clientes, assim como faz com as cotações, as interações e as negociações, que precisam de humanização. Desse ponto de vista, os recursos tecnológicos não são substitutos das pessoas, mas ajudam que nos foquemos mais no que realmente importa.
Por exemplo, você pode automatizar todo o processo de cotação de um seguro e disponibilizar a venda online. Se as telas e funcionalidades facilitarem para o usuário, de modo que seja mais fácil para ele encontrar o que precisa e fazer as escolhas que deseja, ele vai se sentir mais bem atendido.
No entanto, o efeito desse tipo de solução é muito maior quando o tempo economizado dos colaboradores, que não precisam fazer tantas tarefas burocráticas e repetitivas, é usado para resolver com maior dedicação às questões nas quais o cliente precisa de ajuda, para orientá-lo e prestar o auxílio que ele precisar.
Por isso tudo, a equipe precisa ser envolvida no processo de atualização, ser capacitada e deve trabalhar de modo a construir uma nova cultura. Em outras palavras, as pessoas também precisam ser atualizadas e essa mudança começa com as lideranças.
Com base nas prioridades que você determinou na primeira análise, você pode agora desenvolver um plano de trabalho, o que inclui uma lista de tarefas, um cronograma, metas, objetivos e um método de monitoramento.
Com base em indicadores e no controle do cumprimento dos prazos de cada tarefa que você determinar, vai ficar fácil encontrar gargalos e pontos fracos, que você pode corrigir para melhorar o processo de atualização.
Qualquer mudança mais impactante pode ser adotada de um modo mais gradual, como disponibilizar um novo serviço para um grupo limitado de clientes. Com esse piloto, fica mais fácil monitorar os resultados e corrigir eventuais dificuldades que você não pensou que poderia ter de enfrentar, o que, se acontecesse de uma vez, em todos os clientes, poderia ser mais difícil de administrar.
Contudo, você não precisa se preocupar exageradamente com os riscos, pois as tecnologias atuais são muito mais seguras e fáceis de operar. Além disso, você não precisa começar com realidade virtual ou IoT, por exemplo, muito pelo contrário.
Se você não tiver uma base tecnológica robusta e segura, precisa começar com isso. Do mesmo modo que você não constrói um grande prédio em um alicerce frágil, tem limitações tecnológicas se ainda não operar com um sistema de gestão especializado na corretagem de seguros e moderno.
Lembre-se! Você vai precisar de dados detalhados sobre os clientes e eles precisam ser mantidos em segurança, pois as pessoas e os governos estão preocupados com a privacidade.
Além disso, os bons sistemas oferecem funcionalidades essenciais para a modernização, facilitam integrações e o compartilhamento de informações em tempo real. Não há maiores dificuldades, por exemplo, de operar em regime de home office.
Não investir em uma boa solução de multicálculo é quase como pagar para ter prejuízo. Podemos dizer isso porque o nível de automação é tão grande, fazendo com que ele poupe tanto trabalho, que o retorno do investimento aplicado nele é exponencial.
Quanto mais a corretora protela a sua adoção, mais dias permanece focando sua equipe na realização de tarefas mecânicas. O mesmo time focado em negociar o resultado da cotação, alcança um desempenho muito superior, melhorando o atendimento, fidelizando os clientes e fortalecendo a marca da corretora de seguros.
Além disso, a segurança dos dados e a confiabilidade que eles apresentam é muito maior, especialmente, porque o volume de números digitados é menor, diminuindo a incidência de erros de digitação.
A venda online é uma tendência irreversível. Isso não significa que seja indicada para vender previdência, por exemplo. Em qualquer modalidade de seguro mais complexa, o cliente tem limitações de autonomia e pode precisar de orientações mais aprofundadas do corretor. Mas o mesmo não ocorre com o seguro do automóvel, por exemplo, e, mesmo que fosse o caso de precisar tirar alguma dúvida, ele poderia fazer isso online.
Por isso, existem situações nas quais o cliente se sente muito mais bem atendido se fizer o processo sozinho, como na renovação do seguro auto. É isso que torna a venda online uma tendência: a preferência do consumidor.
Para concluir, vale lembrar que você não precisa elaborar e executar a atualização da corretora de seguros sozinho. Na verdade, não é indicado que o faça. No lugar disso, você pode contar com a ajuda especializada e toda a experiência acumulada nesse tipo de mudança.
Entre em contato para que possamos analisar juntos o seu caso específico e para que possa identificar o impacto da atualização na sua corretora.