A co-corretagem é uma excelente estratégia para conquistar novos segurados, rentabilizar a sua carteira de clientes, aumentar a credibilidade da sua corretora no mercado e melhorar a experiência de compra aos seus segurados.Ou seja, uma de suas vantagens é poder ampliar possibilidades de resultado sem a necessidade de maiores investimentos em estrutura.Quer entender melhor como essa estratégia funciona e como você pode se beneficiar dela? Continue a leitura!
A co-corretagem é quando o processo de venda do seguro é efetuado por duas ou mais corretoras e as comissões são rateadas entre elas.Nesse caso, as atividades de prospecção e corretagem são efetuadas por empresas distintas e cada uma recebe o valor devido pelo seu trabalho.No entanto, nada impede que a modalidade seja utilizada com outros parceiros que não são do ramo.
Muitas corretoras se dedicam a comercializar uma modalidade de seguro e usam a co-corretagem como forma de aumentar o seu portfólio de produtos.Dessa forma, elas conseguem oferecer atendimento especializado em vários segmentos sem a necessidade de investir em uma grande estrutura.Outra situação ocorre quando, por exemplo, você firma parceria com um corretor de imóveis ou com uma revendedora de veículos.Nesse caso, esses parceiros trabalham como angariadores e a continuidade do processo é efetuada pela sua corretora.Do mesmo modo, você pode pensar em convênios com instituições e associações que reúnam clientes em potencial.Aliar sua marca a associação comercial, por exemplo, é uma excelente estratégia, principalmente quando reúnem empresas de um ramo de atividade que contratam uma modalidade de seguro da qual sua corretora é especializada.Ou seja, a co-corretagem pode ser aplicada, tanto para o objetivo de prospecçãode potenciais clientes quanto para vender outras modalidades de seguro para os seus clientes atuais.
Desse modo, fica claro que os ganhos se relacionam a geração de novos negócios para a sua corretora.Contudo é fundamental ter em mente que, na atualidade, todas as empresas precisam se preocupar em proporcionar uma boa experiência para os seus clientes.Eles estão cada vez mais exigentes, informados e ativos na troca de informação entre eles.Por isso, mantê-los com um bom índice de satisfação é essencial para que eles compartilhem informações positivas sobre o seu negócio e para melhorar a retenção.Em razão disso, esse tipo de parceria precisa partir de uma decisão estratégica da sua corretora e não apenas como uma atividade paralela. Quando ela é efetuada corretamente e com os parceiros certos, garante um maior nível de especialização nos serviços prestados e, consequentemente, qualidade de atendimento superior.
Como mencionado anteriormente, as melhores práticas começam com a escolha dos parceiros certos.Procure definir previamente o perfil ideal e seja criterioso na escolha, pois qualquer pequena falha de um terceiro pode manchar a reputação de sua empresa — quando o objetivo é justamente o oposto.Além disso, é fundamental garantir a segurança jurídica desse tipo de operação nos casos de participação de outras corretoras.O ideal é optar por efetuar esse tipo de transação com homologação da seguradora para ter maior segurança.Para concluir, é importante mencionar que documentar as responsabilidades de cada um envolvido e se informar sobre os recolhimentos devidos junto ao seu contador, são providências essenciais para que você possa colher os benefícios da co-corretagem sem precisar conviver com problemas.Gostou de saber um pouco mais sobre o que é co-corretagem e as melhores práticas?Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e no LinkedIn para encontrar mais conteúdos como este.