Como criar uma persona para sua corretora em 4 passos

por
Omar Ajame
7 min

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Direcionar os esforços de divulgação e prospecção de clientes de forma eficiente é essencial para garantir o sucesso. É possível otimizar esse processo, tornando-o mais efetivo, de forma a conseguir potencializar as vendas sem precisar aumentar exponencialmente o investimento em marketing. Uma das formas mais eficazes é criando uma persona para sua corretora de seguros. Continue lendo e veja como criar uma persona, além de descobrir o quanto isso é importante para alavancar a rentabilidade da sua empresa!

O que é a persona?

Persona é o termo relacionado à criação de um perfil específico que represente o comportamento e as características principais do seu consumidor ideal. Ela é uma síntese das características do seu público-alvo, definida em pesquisa com os atuais clientes. É diferente da definição de público-alvo. Enquanto este último representa um grupo de pessoas com determinadas características, a persona é a construção de uma espécie de personagem representativo desse grupo. Ele possui uma profissão, uma história, características psicográficas e demográficas. Uma importante diferença é que o público-alvo pressupõe uma mira que se deseja apenas atingir, enquanto a persona considera uma pessoa com quem interagir.

Qual a importância de sua criação?

Criar uma persona é essencial para que as suas estratégias de divulgação e prospecção sejam mais efetivas. Afinal, quanto melhor for a segmentação, mais facilmente se conseguirá atingir quem, de fato, tem interesse na aquisição do seguro. Isso é essencial para o setor de marketing otimizar os anúncios, reduzindo custos com links patrocinados, diminuindo o custo de aquisição de clientes e levando as publicações àqueles potenciais clientes que realmente poderão gerar venda. Além disso, a partir dessa definição é possível entender quais são as motivações que levam o potencial segurado a procurar a corretora. Com isso, os colaboradores conseguem prestar um atendimento diferenciado ao cliente, conseguindo não só conquistá-lo, mas também retê-lo e fidelizá-lo.

Como criar uma persona?

Bem, a pergunta que você deve estar se fazendo agora é: mas como criar uma persona? Como consigo definir claramente qual é o perfil do meu cliente ideal? Veja os principais passos para isso:

1. Analise a base atual de clientes

O primeiro passo é verificar as informações dos seus atuais clientes. Quais são os padrões encontrados? Há um perfil que sempre se repete? Quais características estão sempre presentes entre eles?

2. Realize entrevistas

Outro ponto importante é desenvolver o perfil por meio de entrevistas com alguns dos clientes que fazem parte do padrão encontrado anteriormente. Selecione alguns e faça um trabalho dedicado de ouvi-los, a fim de compreender algumas características importantes para a realização do perfil. Algumas das principais perguntas a serem feitas são:

  • Qual o seu cargo e função no trabalho?
  • Quais seus principais objetivos?
  • O que faz no dia a dia?
  • Quais os maiores desafios de sua rotina?
  • O que dificulta a obtenção dos seus objetivos?
  • Quais são as redes sociais que você consome?
  • Quais são as principais questões que levaram você à aquisição do seguro?
  • Quais eram as dores e problemas que a contratação do seguro ajudou a resolver?

Caso você já conheça alguns dos segurados que têm esse perfil, é mais fácil ainda obter essas respostas. Dependendo do caso nem é preciso fazer algumas das perguntas. Mas mesmo nesses casos, de conhecidos, é importante obter o máximo de detalhes possível, a fim de garantir maior precisão na sua persona.

3. Documente o perfil encontrado

Você deve documentar o perfil, tal como se estivesse montando um personagem. Esse passo é imprescindível para que todos os funcionários que estejam envolvidos no relacionamento com o cliente tenham acesso aos dados da persona e saibam trabalhar com ela. Também é importante que as informações estejam claras e bem segmentadas. Você pode separar da seguinte forma:

  • nome fictício;
  • dados demográficos (idade, gênero, formação, profissão, grau de instrução);
  • principais meios de comunicação utilizados;
  • objetivos da persona;
  • dificuldades, dores e problemas da persona.

4. Analisar as informações coletadas

Com as informações em mãos, você precisa tabular os dados e analisar tudo o que coletou. Identifique os padrões nas respostas. Eles representam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns e que devem fazer parte da persona.

O segredo está em pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os seus conteúdos, comprar o Seguro oferecido.

Tente criar um descritivo, contando uma história.

Por meio disso é possível orientar os trabalhos da equipe de marketing e do atendimento, de forma a otimizar seus serviços e conseguir melhorar a eficácia das estratégias definidas pelos gestores da corretora.

Uma boa atitude é desenvolver a persona com todo o time envolvido. O mais importante é fazer com que todo mundo conheça a persona e saiba se comunicar com ela para, então, conseguir definir estratégias e conteúdos certeiros.

Conclusão

Esse processo todo pode parecer trabalhoso no começo, mas após desenvolvida a persona, será muito mais fácil direcionar seus esforços comerciais, o que vai alavancar seus resultados. Vale a pena reservar um tempo para isso.

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