Como reduzir o ciclo de vendas da Corretora de Seguros?

por
Ed Tomaz
4 min

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Sabe aquele comprador que “namora” o produto ou o serviço por um longo período até fechar a compra? Ele gera um grande trabalho da equipe comercial, horas de negociação até que ela seja fechada. Isso é o ciclo de vendas e reduzi-lo é a missão da maioria das Corretoras.

Se você é um Corretor de Seguros e demora, digamos, duas semanas para fechar uma venda, o que aconteceria se reduzisse este período? Imagine se concretizar o negócio em dois dias! Com certeza sua receita aumentaria.

Mas descobrir como diminuir esta jornada é o grande desafio de muitas Corretoras. Siga conosco que vamos apresentar dicas!

O que é o ciclo de vendas?

É a jornada pelo qual uma venda é realizada, desde o momento em que um produto ou serviço é apresentado ao cliente até a conclusão da transação. Nos negócios modernos e do mundo do marketing, é o tempo de o lead se qualificar e virar um cliente de fato.

Esse ciclo varia em complexidade e duração, dependendo do tipo de produto, do valor ou das características do cliente. O ciclo de compra na hora de pedir um pão na padaria é mais rápido que o de comprar um veículo ou fazer um seguro.

O ciclo de vendas envolve várias etapas, incluindo a prospecção do lead, a sua qualificação, apresentação do produto, negociação, fechamento da venda e o pós-venda.

Em todas estas etapas, algumas dicas agilizam o processo e diminuem o tempo desta jornada.

Processos de automação

Hoje, o setor de vendas e de marketing têm várias ferramentas de automação, seja para qualificar ou nutrir o lead. Usar estes programas de automação para agilizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, follow-ups e atualizações de registros, agiliza o tempo. Isso permite que a equipe de vendas se concentre em atividades mais estratégicas.

Criar ações para todas as etapas do funil

Não adianta só prospectar o lead, é preciso fazer com que ele ande pelo funil de vendas. Certifique-se de que seus esforços de geração de leads se concentrem em identificar clientes potenciais que tenham um perfil adequado para o seu negócio.

Quanto melhor a qualificação, menos tempo será perdido com quem não tem interesse real ou capacidade de compra.

Contrate ferramentas adequadas

No setor de marketing, por exemplo, existem ótimas ferramentas de automação para nutrir o lead, como com disparo de e-mails. Já no ramo de Corretora de Seguros, o MultiCálculo é fundamental. Ele agiliza o processo de cálculo de prêmios e condições de diferentes Seguradoras.

Essa ferramenta é útil quando uma Corretora lida com diversos produtos de seguros oferecidos por diferentes Seguradoras.

Capacitação Tecnológica

Treinamentos sobre as últimas atualizações em softwares de vendas, automação e na área de seguros podem aumentar a eficiência. Dessa maneira, garante que a equipe aproveite ao máximo as ferramentas disponíveis para acelerar o ciclo.

Buscar feedback constante

Tenha um canal aberto de comunicação com a equipe de vendas para obter feedback constante sobre o processo. Identifique gargalos e pontos de melhoria por meio do feedback para ajustar as estratégias de vendas de forma proativa. Isso contribui para a otimização do ciclo.

É essencial ter em mente que, quanto mais longo for o ciclo de vendas, menor será o lucro da Corretora. Encurtá-lo não trará apenas mais lucro, mas também a motivação da equipe e a satisfação do cliente.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Aproveite e compartilhe com um colega da Corretora que precisa ler sobre este tema.