O lifelong learning (educação continuada) é uma tendência que cresce continuamente no mercado de trabalho. Há diversas formas de aprendizagem e reciclagem do nosso conhecimento. Um corretor de seguros de sucesso, por exemplo, deve estar sempre em busca de atualização.Tradicionalmente, usávamos estratégias mais pontuais. Por exemplo, fazíamos um curso quando uma nova ferramenta era lançada ou com o objetivo de conquistar uma nova colocação na corretora.O que o lifelong learning propõe é um modelo no qual estamos constantemente adquirindo novos conhecimentos e habilidades. Esse processo não acontece em resposta a um evento específico, mas ao fato de que a ciência e a tecnologia evoluem muito rápido. Portanto, é hora de mudar os paradigmas para se destacar no mercado de trabalho e oferecer o melhor serviço. Ficou interessado? Acompanhe!
A aprendizagem contínua é muito mais simples do que a maioria das pessoas pensam. Ela envolve o monitoramento contínuo de oportunidades de aprendizado pelo profissional. Nesse sentido, a seguir, explicamos alguns de seus pilares.
Você não vai atrás da capacitação porque algum superior seu mandou ou por ser um requisito para um vaga de trabalho. A motivação é o aperfeiçoamento da sua mão de obra com o que há de melhor e mais moderno no mercado. Assim, você se torna um ativo valioso para qualquer negócio e será disputado.É uma via de mão dupla: afinal, você também agregará cada vez mais para a corretora, trazendo novas visões sobre os processos e novas competências. Isso ajuda a melhorar os resultados e, consequentemente, as promoções e benefícios vêm naturalmente.
Isso significa que não é o conhecimento e as oportunidades que vêm até você. É o oposto: você as está buscando continuamente. Para isso, você fica antenado nos principais canais de divulgação de tendências do seu setor, como revistas e blogs. Então, confira algumas dicas práticas:
Quando perceber que é preciso um aprofundamento, verifique quais são os cursos e as capacitações disponíveis. Se não encontrar, pode até mesmo propor para as escolas e faculdades para que elas se atentem à demanda. É uma atitude de não sossegar enquanto não aprende.
O lifelong learning é um hábito. Como tal, não ocorre só uma vez, quando você precisa. Não somos lifelong learners por um mês ou um ano, é para a vida. Nesse sentido, mesmo que você sinta que cumpriu seus objetivos, permaneça sempre com uma inquietação.A velocidade de produção de tecnologia e conhecimento atualmente é gigante. Por exemplo, há sistemas de MultiCálculo e Gestão lançando novidades todos os dias, isto é, sempre haverá algo para aprimorar a sua prática.Para os clientes do TELEPORT, por exemplo, disponibilizamos uma base de conhecimento repleta de vídeos e artigos para os usuários se aprofundarem na ferramenta.
Há diversas vantagens em ser um lifelong learner. Entre elas, estão:
Com tudo isso, não perca a oportunidade de levar a filosofia do lifelong learning para a sua vida profissional. Ela vai agregar bastante à sua imagem pessoal e ao seu currículo. Ademais, permite que você ajude a corretora a crescer e inovar cada vez mais.Quer continuar recebendo as melhores dicas na sua timeline? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!