A fidelização de clientes é essencial em qualquer negócio, mas particularmente naqueles em que existe a renovação contratual, como no caso dos seguros. Dessa forma, uma Corretora de Seguros deve se debruçar sobre o tema e implementar um verdadeiro programa de fidelização.
Vale a pena, pois fica tudo mais fácil para o cliente, para a corretora e a seguradora. Algumas iniciativas, no entanto, precisam ser tomadas.
Continue a leitura, entenda o conceito e como trabalhar a fidelização de clientes em sua corretora.
Em uma visão idealista, fidelizar é fazer com que seu serviço, produto ou atendimento consigam maravilhar seu cliente. Mas, fazê-lo de modo que ele não considere a hipótese de utilizar qualquer outra corretora que não a sua.
Assim, um cliente fiel deve ser visto como o resultado do trabalho desenvolvido pela Corretora de Seguros. Da parte do cliente, trata-se muito mais de uma reação à forma como você conduz as relações nos negócios.
Portanto, fidelizar o cliente é fazer bem feito de modo a ser o preferido da clientela sempre que houver demanda. Mais que isso: a fidelização é um excelente instrumento de marketing, pois sua Corretora de Seguros passará a ser indicada pelos próprios segurados. E essa é a melhor referência!
De maneira geral, os negócios devem tender a uma condição de continuidade que pode ser fortemente atendida em grande parte pelos próprios clientes com contratos já vigentes. Dessa forma, no vencimento, se procederá a uma atualização com as sucessivas renovações que, na verdade, são características dos seguros.
Com isso, a conquista de novos clientes significa de fato a ampliação de sua carteira, e não a simples substituição com manutenção dos mesmos números. Portanto, o crescimento do negócio pode ser fruto da fidelização dos clientes segurados com contratos conduzidos pela corretora.
Saber da existência ou não de clientes fiéis e como esse contingente flutua é peça importante na gestão da Corretora de Seguros. Conheça algumas das principais métricas utilizadas para esse fim.
NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica que avalia o grau de satisfação e de lealdade dos clientes com determinada marca. Existem fórmulas simples para calcular o NPS adotado pelas maiores empresas do mundo. Afinal, fidelizar o cliente é do interesse de qualquer negócio.
A Taxa de Rotatividade mede a quantidade de clientes que deixaram sua corretora dentro de um determinado período. A taxa é medida em porcentagem, facilitando o conhecimento de uma realidade que mostra quando alguma coisa precisa ser feita.
Essa métrica é conhecida por sua sigla CRC e indica quanto está investido com vistas a manter o cliente. Também é indispensável, pois não se trata de fidelização a qualquer custo, ou poderá não haver benefício.
Promover a fidelização dos clientes é um trabalho que requer iniciativas às vezes estratégicas e que constituem as boas práticas da atividade. Veja a seguir as mais importantes e que devem ser adotadas:
Enfim, faça seu cliente saber por meio de suas atitudes que sua Corretora de Seguros é a melhor parceira com a qual pode contar. Nisso consiste a fidelização.
Como você pôde ver, a fidelização de clientes é construída por meio de ações estratégicas, mas que devem caracterizar seu trabalho a fim de que o cliente queira continuar com você.
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