Quem tem uma franquia de venda de seguros encontra bons motivos para estar otimista para os próximos anos. Com um mercado em franca expansão e apresentando números impressionantes, o setor de seguro mostrou-se muito forte nesse período de fraca economia no país.Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), houve movimentação acima de 200 bilhões de reais em 2019, com previsão de crescimento de 8% para o ano seguinte.Com números tão impressionantes, esse mercado tornou-se terreno fértil para o surgimento de novas franquias, principalmente no formato de corretoras que oferecem seguros mais comuns.Para quem é franqueador e está procurando expandir o negócio, os números são bem interessantes, já que pouco menos de 20% da população possui algum tipo de seguro, abrindo um horizonte bastante amplo para ser explorado.Listamos, abaixo, os pontos que entendemos como fundamentais para que você possa expandir sua franquia com segurança. Confira.
O principal fator para a expansão de uma franquia é o sucesso dos franqueados atuais. É por meio de uma difusão de informações informais de que determinada franquia dá o retorno esperado que novos candidatos se apresentam com interesse em ser representantes dela em sua cidade ou região.A propaganda boca a boca ainda possui grande credibilidade entre as pessoas, aspecto que foi intensificado com o uso maciço das redes sociais e dos dispositivos móveis. Os comentários positivos geram uma autoridade para a marca, que se destaca no mercado de atuação da franquia e reflete na procura por informações.
Nenhuma marca sobrevive ficando entrincheirada, sem divulgar seus aspectos positivos de forma intensa, seja nos canais tradicionais, seja nos novos canais digitais. Ter uma assessoria de comunicação externa é fundamental. A divulgação dos serviços, resultados, eventos e tudo o mais que for relacionado a uma agenda positiva tem que ser feito em tempo hábil.Contratar uma agência de marketing digital e uma assessoria de imprensa são itens que devem ser destacados no planejamento estratégico, bem como ressaltados em todo material de divulgação da franquia, como parte do retorno sobre o percentual pago pelos franqueados em relação à cota de marketing.
O emprego de novas tecnologias para expandir uma franquia é inevitável. Para a área de seguros, podemos citar como exemplo os smart contracts, que são contratos baseados em tecnologia blockchain, chegando para agilizar toda a cadeia de envolvidos em um processo de contratação de seguros e na agilização de sua utilização.Para que essa inovação aconteça a contento, é importante contratar e treinar as pessoas para utilizarem essas novas opções e, também, para poderem prestar um serviço de orientação e atendimento mais ágil aos clientes da era digital.Além desses pontos que destacamos como fundamentais para a expansão da franquia, é importante manter-se antenado sobre os tipos de serviços oferecidos pela concorrência, analisando quais estão tendo mais aderência às necessidades dos novos clientes.A velocidade de adaptação ao mercado dependerá dessa análise, em conjunto com a tecnologia e alinhada com um time bem treinado da franqueadora.Curtiu nossas informações sobre como expandir sua franquia de venda de seguros? Esperamos que tenha sido útil e convidamos você para nos seguir em nossas redes sociais!