O gatilho mental da reciprocidade é um conceito da psicologia que se baseia na ideia de que as pessoas tendem a retribuir o que recebem. Em outras palavras, quando alguém faz algo por nós, temos uma tendência natural a querer retribuir de alguma forma.
Na prática, isso significa que se você oferecer algo de valor para um prospect, como um conteúdo informativo, uma consultoria gratuita ou um brinde, é mais provável que ele sinta-se compelido a retribuir comprando um produto ou serviço da sua Corretora.
Essa sensação cria um desejo de retribuição que, quando bem explorado, pode ser utilizado como uma estratégia de marketing eficaz. Continue a leitura e saiba como colocar isso em prática!
Há diversas formas de aplicar o gatilho mental da reciprocidade e persuadir um potencial cliente a tomar a decisão de compra. Veja, a seguir, algumas das melhores estratégias que podem ser colocadas em prática.
É o caso de e-books, artigos, vídeos ou webinars sobre seguros. Esses materiais devem ser gratuitos e de alta qualidade, e fornecer informações úteis e relevantes para o público-alvo da sua corretora.
O objetivo do conteúdo educativo é informar o público-alvo da sua Corretora. Por exemplo, você pode criar um e-book sobre os diferentes tipos de seguros e suas coberturas, ou um vídeo explicando como funciona o processo de sinistro.
Isso ajuda os clientes a entender suas necessidades de seguros e identificar as melhores opções para o seu perfil. Essa consultoria deve ser fornecida de forma genuína e sem qualquer obrigação de compra.
Ao fazer isso, você pode identificar as necessidades e preocupações de seus clientes e prospects. E ainda, explicar as opções de seguros disponíveis e fornecer aconselhamento personalizado para ajudá-los a tomar a melhor decisão de acordo com suas necessidades e orçamento.
Ou seja, essa abordagem ajuda a construir um relacionamento de confiança com seus clientes e prospects, e pode gerar novas oportunidades de negócios.
Essa ação é vista como forma de agradecer pela lealdade e interesse do público-alvo em sua Corretora. O brinde deve ser algo de valor e útil para o cliente. Afinal, o gatilho mental da reciprocidade funciona melhor quando a oferta é genuína e de valor para o cliente, conforme as expectativas e as necessidades dele.
Conceda algo que seus clientes não esperam, como um pequeno presente ou um serviço adicional sem custo. Isso pode ser uma forma de demonstrar sua gratidão e gerar um sentimento de reciprocidade por parte do cliente. Algumas sugestões são:
E aí, entendeu como usar o gatilho mental da reciprocidade pode aumentar as vendas dos seus produtos? Ao colocar essa estratégia em prática é possível criar uma relação mais próxima, entender as necessidades do cliente e despertar nele o sentimento de gratidão pela ajuda recebida.
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus colegas corretores a ficarem por dentro do gatilho de reciprocidade!