7 gatilhos mentais para aumentar as vendas da corretora de seguros

por
Ed Tomaz
10 min

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Conquistar a confiança e a atenção do consumidor aumenta as vendas em qualquer setor, ainda mais no mercado competitivo das Corretoras de Seguro. Entre todas as estratégicas existentes para isso, os gatilhos mentais são eficientes para ajudar na tomada de decisão do seu cliente.

Para uma Corretora de Seguros, compreender e aplicar esses gatilhos são a chave para transformar leads em clientes fiéis. Se para o Corretor, às vezes, é difícil vender um seguro de forma rápida, o gatilho mental é um estímulo para o cliente decidir logo.

Entretanto, existem vários gatilhos em que o corretor pode usar e se beneficiar. Alguns deles vamos trazer neste texto. Confira!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos psicológicos que vão influenciar o comportamento e a tomada de decisão das pessoas. O nosso cérebro toma milhares de decisões por dia, algumas automáticas, outras pensadas. Mas ele tende sempre a economizar tempo e, assim, energia. É nesse sentido que os gatilhos mentais atuam.  

A intenção deles é fazer a pessoa tomar a decisão de maneira quase automática. São baseados em princípios da psicologia e da neurociência, e funcionam ativando reações emocionais e cognitivas. Assim, levam o cliente a uma ação específica, como a compra de um produto ou a adoção de um comportamento.

Os gatilhos são ferramentas antigas no marketing e vendas para direcionar a atenção dos consumidores e motivá-los a agir. Ao compreendê-los e aplicá-los, é possível aumentar a eficácia das campanhas e melhorar as vendas.

É essencial usar esses gatilhos de forma ética e estratégica para surtirem o efeito desejado. Para um corretor de seguros, além de aumentar as vendas, a abordagem fortalece o relacionamento e constrói uma base de clientes leais.

Quais são os principais gatilhos da mente?

Para você entender melhor como funcionam, vamos trazer agora os principais gatilhos e como eles ajudam na rotina da Corretora de Seguros.

1. Urgência

É aquela famosa sensação de que é necessário agir rápido para não perder a oportunidade, como uma promoção com data para acabar. Na rotina dentro da corretora de seguros é possível criar um senso de urgência ao destacar prazos para adesão a ofertas especiais ou benefícios adicionais. Isso, com certeza, vai motivar os clientes a agir imediatamente, em vez de adiar a decisão.

2. Reciprocidade

Ideal para fidelizar os parceiros e clientes em uma corretora de seguros. Este é o impulso de retribuir favores ou gestos recebidos, então exige muita confiabilidade entre os envolvidos.

O corretor pode, nesse sentido, oferecer algo de valor gratuito, como uma consulta inicial sem custo, um guia informativo ou um check-up de seguro. Dessa maneira, de forma inconsciente, o profissional cria um sentimento de obrigação nos clientes, levando-os a retribuir e escolher a corretora para suas necessidades de seguro.

Aliado a um bom atendimento, a reciprocidade se torna um gatilho mental poderoso no relacionamento com o cliente.

3. Escassez

Ela é a percepção de que algo está em quantidade limitada, o que aumenta o desejo de adquirir o produto ou serviço. Este gatilho mental pode ser usado também com a urgência, atraindo ainda mais a atenção e fazendo o cliente decidir logo!

O corretor pode usar esta técnica para anunciar que há poucas vagas disponíveis para determinado plano de seguro. Outra opção é dizer que tem uma promoção para os próximos 5 clientes que entrarem em contato.

4. Autoridade

Um gatilho poderoso, mas que, às vezes, demora um tempo para conseguir ser usado. A autoridade é a tendência de confiar e seguir as recomendações de especialistas.

O corretor pode demonstrar conhecimento especializado e experiência no setor de seguros auto, por exemplo, por meio de certificações, prêmios ou participações em eventos relevantes. Isso faz com que os clientes confiem mais nas recomendações do corretor.

Além disso, gerar conteúdo nas redes sociais ou no seu site também traz o sentimento de autoridade para o público.

5. Exclusividade

O corretor consegue chamar a atenção do cliente ao oferecer produtos ou serviços exclusivos, que não estão disponíveis para o público. Isso cria um senso de privilégio nos clientes, mantendo a fidelização. O grande erro, neste caso, é oferecer exclusividade para muitas pessoas, fazendo perder o efeito persuasivo.

O profissional pode, por exemplo, oferecer um plano de seguro com benefícios únicos ou uma oferta limitada a clientes selecionados. Outra possibilidade é garantir um presente exclusivo para clientes fecharem novas parcerias, fazendo com que eles se sintam especiais e mais propensos a fechar novos negócios.

6. Prova social

O ser humano age por instinto coletivo, como é a moda. Se um conjunto de pessoas está usando algo e gostou, outras seguirão o mesmo caminho. Esta é a prova social que se traduz na influência das ações e opiniões de outras pessoas sobre a decisão de alguém.

Por isso, utilizar depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações positivas e estudos de caso ajuda a mostrar como outros clientes se beneficiaram dos serviços. Assim, você vai aumentar a confiança e a credibilidade da corretora de seguros.

7. Novidade

Este gatilho faz com que o cliente tome logo a decisão e compre o produto antes que não seja mais novidade e, assim, todos já tenham. Introduzir novos produtos, serviços ou atualizações pode atrair a atenção dos clientes e estimular o interesse pelos serviços da sua corretora.

Busque apresentar um novo tipo de cobertura ou uma tecnologia inovadora no processo de adesão ao seguro, o que pode despertar a curiosidade e o desejo de ser um dos primeiros a experimentar a novidade.

Quais as dicas de como aplicar os gatilhos?

Agora que você entendeu como funcionam os gatilhos mentais, o ideal é colocá-los em prática. Além das orientações que trouxemos em cada tópico, o importante é divulgar bem estes pontos de interesse. Confira estas dicas!

Chame a atenção no site

Crie gatilhos como o da escassez ou até mesmo prova social no site da corretora. Isso é possível, por exemplo, usando banners destacando ofertas limitadas, como “apenas 5 planos com desconto disponível!”

Além disso, adicione em uma seção fixa no site depoimentos de clientes satisfeitos e avaliações positivas na página principal. Inclua fotos e nomes, sempre com permissão, é claro, para aumentar a credibilidade na prova social.

Crie textos de blog

Escrever artigos de blog mostrando seu conhecimento no setor de seguros ajuda no gatilho da autoridade, além de outros benefícios, como ranqueamento nos sites de busca. Aborde temas relevantes e compartilhe insights para demonstrar sua expertise.

Reciprocidade em e-mails

Em um meio de comunicação mais privado, como e-mail ou WhatsApp, envie ofertas exclusivas de conteúdo gratuito, como e-books, check-lists ou consultas sem custo. É ideal fazer isso por estes canais para não ter uma demanda tão alta e conseguir atender a todos.

Ao aplicar essas dicas de maneira consistente em várias plataformas, você vai maximizar o impacto dos gatilhos mentais. Assim, vai melhorar as vendas e a fidelidade dos clientes na corretora de seguros.

A criação de vídeos também é uma ótima ferramenta para usar os gatilhos, deixando o conteúdo ainda mais humanizado e próximo ao cliente. Além destes canais, as redes sociais são ótimas para isso.

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