Não perca 4 melhores práticas de gestão de comissões para Corretoras de Seguros

por
Omar Ajame
5 min

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Manter uma boa gestão de comissões não é uma tarefa simples. Controlar números e dados referentes a vendas e contratos fechados é algo que demanda tempo e atenção. Porém, é um trabalho essencial para o sucesso de uma Corretora de Seguros. Sem esse controle, corre-se o risco de complicações e dificuldades tanto em relação aos colaboradores quanto ao caixa financeiro da empresa. Em longo prazo, esse cenário pode levar até mesmo à paralisação de atividades. Não vale a pena correr esse risco. Por esse motivo, vamos trazer neste artigo algumas ótimas dicas de como realizar a gestão de comissões em uma corretora. Continue com a gente e confira. Boa leitura!

1. Defina o modelo ideal de comissões

O primeiro passo para uma bem-sucedida gestão de comissões é definir o modelo ideal. Ou seja, um padrão único para facilitar o entendimento de todos os colaboradores. Essa etapa é importante para evitar questionamentos futuros, pois se trata de uma definição das regras de cálculos para o pagamento da comissão de todos. Aqui, não existe um modelo pronto, ficando a critério do gestor ou proprietário a metodologia que melhor se encaixa a corretora. Você pode escolher, por exemplo:

  • bonificação junto ao salário a cada alcance de meta;
  • comissão proporcional ao valor da venda;
  • sistemas mistos de pagamento.

O imperativo é que as regras sejam claras para todos e aplicadas igualmente. Uma ótima dica é sempre repassar os principais pontos nos treinamentos de equipe.

2. Mantenha o controle geral

Vimos que a definição do modelo de comissões é essencial dentro de uma gestão, porém ele só funcionará corretamente se houver o controle sobre todos os processos da corretora. A organização é um dos pilares para uma gestão segura de qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação ou tamanho. Por isso, é importante manter o controle de todos os registros, por exemplo:

  • fechamento de contratos;
  • vendas efetuadas;
  • reclamações.

É esse trabalho que trará o suporte na hora de pagar as comissões. Mantendo o controle diário, não será necessário correr atrás de documentos e informações específicas a cada fechamento de valores. Para facilitar e melhorar ainda mais a sua gestão de comissões, faça o registro das atividades de cada vendedor. Pode ser mais trabalhoso no início, mas trará melhores resultados em médio prazo.

3. Considere a performance dos funcionários

As regras de comissionamento, de fato, devem ser iguais para todos. Todavia, em uma gestão de comissões, também é interessante considerar a performance individual de cada corretor. Fazendo isso, você prestigia corretamente os funcionários que apresentam desempenho acima da média. Claro, todos podem bater as metas para receber suas comissões, porém nem sempre a dedicação para alcançar os objetivos é a mesma por parte dos funcionários. Ao analisar também a performance você traz essa realidade à tona, identificando aqueles que demonstram maior engajamento com o planejamento da corretora. É uma ótima maneira de trabalhar a retenção de talentos. Para evitar polêmicas, você pode premiar esses profissionais com bonificações extras ou prêmios além do âmbito comercial, tais como:

  • ingressos;
  • almoços;
  • viagens.

4. Utilize um software especializado como apoio para a gestão de comissões

Ficar refém de planilhas para controlar o desempenho dos corretores não é uma boa ideia. Ainda que esse tipo de ferramenta seja interessante para atividades simples, uma boa gestão de comissões precisa de um item mais especializado. É nesse ponto que um software de gestão se torna crucial. Ao optar por uma solução sob medida, você tem à disposição a ferramenta perfeita para organizar números e informações sobre o desempenho dos funcionários, bem como o valor das comissões.

Uma ótima opção para a sua gestão de comissões é a TELEPORT, uma plataforma completa de controle online. Desenvolvida para facilitar o trabalho das corretoras, a ferramenta oferece funcionalidades como MultiCálculo Auto e Residencial, importação de propostas, CRM e controle de comissões. É uma otimização geral na performance da sua empresa. Quer conhecer melhor a plataforma TELEPORT? Preencha o formulário acima e nosso Time Comercial entrará em contato para fazer uma apresentação.

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