A importância da análise de dados para sua Corretora de Seguros

por
Omar Ajame
13 min

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A análise periódica dos principais indicadores da empresa é fundamental para mantê-la em pleno funcionamento. Afinal, como saber o que fazer para melhorar se você não sabe nem a atual situação real do seu negócio? Dessa forma, é fundamental que as organizações façam a análise dos dados que são gerados constantemente pelas rotinas do negócio.

Para isso, uma Corretora de Seguros necessita realizar uma análise de dados regularmente a fim de minimizar riscos e conseguir resultados melhores a longo prazo para o crescimento sustentável da empresa. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo e entenda a importância desse processo, as suas principais vantagens e descubra por que a sua Corretora não pode negligenciar esse tipo de procedimento.

Como é realizada a análise de dados?

A análise de dados, de modo geral, é feita da seguinte forma: os dados obtidos são reunidos ao longo de um determinado período (mensal, trimestral, semestral, anual) e busca-se obter padrões de acordo com métricas preestabelecidas.

Por exemplo, ao analisar as taxas de conversão do último mês, deve-se recolher todas as informações geradas de cotação de seguros e quais delas, de fato, se converteram em contratação real. É importante frisar que nem todas as análises são tão simples. Algumas métricas importantes consideram um conjunto maior de variáveis, o que torna o estudo mais complexo, bem como oferece resultados, em algumas circunstâncias, mais ricos e importantes para as organizações.

Quais são os dados fundamentais que devem ser analisados

Toda empresa tem um conjunto de análise de dados que são fundamentais para estabelecer os padrões necessários para a melhoria dos trabalhos internos realizados. O tipo de métrica a ser escolhido dependerá da área em que ela está inserida, da cultura interna, entre outros fatores. É claro que existem algumas análises que são imprescindíveis e não devem ficar fora do escopo de uma Corretora, tais como:

  • número total de vendas;
  • taxa de conversão;
  • número de contratos pendentes;
  • taxa de renovação de contratos.

No entanto, esses dados oferecem apenas questões mais práticas e diretas. É preciso ir além para desenvolver um trabalho mais consistente. Isso porque outras questões que podem ser analisadas se relacionam com as métricas básicas.

Por exemplo, o atendimento ao cliente pode estar diretamente relacionado à taxa de conversão, e uma análise desses dois pontos é capaz de encontrar a correlação entre elas. Algumas métricas que podem ser consideradas a fim de complementar a análise de dados são as que estão listadas abaixo:

O importante é escolher aquelas que mais estão relacionadas ao modelo do seu negócio e que os gestores identifiquem como essenciais para a realização das atividades internas da organização.

Quais os tipos de análise de dados?

Existem vários tipos. Veja a seguir mais detalhes sobre os tipos de análise de dados:

Análise preditiva

Esse tipo de análise utiliza-se de dados do passado para prever acontecimentos futuros. Hoje em dia, é uma das formas mais utilizadas por empresas que querem aumentar o rendimento e se destacar no mercado. A análise preditiva é bastante utilizada para a identificação e análise de tendências, a fim de saber qual a melhor estratégia para utilizar.

Análise prescritiva

A análise prescritiva foca em avaliar as consequências das decisões tomadas. Por meio dessa avaliação, é possível identificar as melhores estratégias de acordo com o padrão existente a fim de contribuir para a melhoria do desempenho da sua Corretora. Com esses dados, é possível criar um plano de ação para atingir os objetivos da empresa.

Análise descritiva

Esse tipo de análise é baseada em fatos e é feita a partir de resultados obtidos. Ela tem como principal função orientar a construção de novas estratégias. São exemplos de análise de dados descritivas:

  1. Relatórios;
  2. Aplicação de métricas;
  3. Avaliação de resultados;
  4. Segmentação e controle de clientes;
  5. Entre outros;

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica, apesar de ter alguma semelhança com a análise descritiva por lidar com eventos e dados que já aconteceram, tem como objetivo encontrar relações de causa e efeito dos acontecimentos. Por isso, podemos dizer que esse processo é baseado em probabilidades. Além disso, por se tratar de um segundo nível de avaliação, ela requer que a análise descritiva tenha sido feita previamente.

Quais as principais vantagens da análise de dados?

Existem inúmeros benefícios que o bom uso da análise de dados traz a uma Corretora de Seguros, que vão desde a captação de clientes até a satisfação do cliente final. Veja a seguir mais detalhes sobre algumas das principais vantagens:

Redução de riscos

A análise de dados fornece informações importantes para a empresa sobre os principais indicadores. Com isso, é possível visualizar de forma clara os pontos fortes e fracos, permitindo à empresa tomar decisões mais assertivas, reduzindo riscos e desperdício de tempo e recursos.

Melhor experiência do cliente

As informações armazenadas fornecem à empresa o perfil do cliente, tais como padrões de comportamento, anseios e preferências. Com isso, as empresas têm mais possibilidade de trabalhar para solucionar problemas dos consumidores de forma rápida e eficiente.

Identificar as tendências do setor

Com uma boa análise de dados, é possível visualizar de forma clara o progresso da sua Corretora de Seguros, facilitando a identificação de novas oportunidades e tendências que vão surgindo.

Formação de um diferencial no mercado

Como a análise de dados favorece a inteligência de mercado, a Corretora de Seguros que faz o bom uso dessa ferramenta consegue se tornar muito mais competitiva, destacando-se no mercado. Com os dados sobre o mercado, setor e clientes em mãos, é possível tomar melhores decisões a fim de tornar a sua empresa uma referência na área.

Como ela auxilia a tomada de decisões de forma eficiente?

Toda decisão interna, por mais simples que seja, deve ser tomada com base em dados consistentes. Isso é essencial para que achismos não orientem as decisões internas e gerem ações equivocadas por parte da Corretora. Por exemplo, um gestor pode ter a sensação de que os esforços comerciais em um canal de aquisição de clientes específico seja o melhor e decida aumentar os investimentos nessa fonte. Porém, esse pode não ser o canal que traz mais resultados e a Corretora pode desperdiçar dinheiro por causa dessa decisão. Isso seria identificado facilmente com uma análise de dados consistente e eficaz.

Dessa forma, ter a postura de sempre buscar os dados qualitativos que estão relacionados com seu negócio, observá-los e cruzá-los, além de encontrar padrões de causa e efeito é de extrema importância para a sua corretora. A análise de dados permite insights que não poderiam ocorrer anteriormente, caso não ocorresse a observação por meio da quantificação de resultados.

Além disso, novas ideias podem ser testadas e devidamente mensuradas dessa forma. Por exemplo, a Corretora passa a utilizar o chatbot como uma opção para conseguir atender o cliente com maior agilidade, incluindo fora do horário comercial. Será que essa é uma opção que agrada o perfil do seu público-alvo? Eles se sentem satisfeitos com o atendimento desta forma? Apenas com a análise das respostas dos usuários e dos resultados é possível identificar se a mudança foi positiva ou não.

Além disso, é uma forma de motivar seus colaboradores. Pense nas suas reuniões internas com as equipes para alinhamento de estratégias. Uma forma de abordar é falar: “nossas vendas estão crescendo bastante, parabéns a todos”. Outra é dizer “tivemos um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior, superando a nossa meta inicial. Parabéns aos envolvidos”. Dados exatos podem servir de estímulo, bem como situar a todos em uma crise, caso ela exista.

Como otimizar a análise de dados?

Muitas empresas trabalham com gerações de dados complexos ou com uma quantidade de informações robustas (em alguns casos, ambas as situações), o que pode complicar, dificultar ou inviabilizar a eficiência da análise no ambiente interno quando feita de forma manual.

Dessa forma, é importante contar com ferramentas de otimização, principalmente softwares dedicados a esse fim. Eles são capazes de receber um alto volume de inputs e operá-los, oferecendo análises e relatórios consistentes até mesmo em tempo real. Com isso, os responsáveis conseguem identificar os pontos fundamentais de mudanças ou reforço de ações positivas por meio dos resultados encontrados.

Por exemplo, um software permite gerar relatórios de produção da sua Corretora segmentado por Seguradora, por estrutura de vendas e por produtor. Com isso, é possível fazer inúmeras análises e cruzar todos esses dados a fim de otimizar os seus processos e resultados. A análise de dados auxiliada com softwares específicos para Corretoras de Seguros é essencial para analisar a real situação do seu negócio e conseguir otimizar os resultados a longo prazo. Além disso, é fundamental para o controle e gestão da corretora, bem como para a automação de tarefas importantes.

Você já entendeu a importância e as vantagens de analisar os dados da sua Corretora de Seguros. Para auxiliar o Corretor nesse processo, a TEx lançou recentemente o TEx Mercado, plataforma de inteligência de dados para Corretoras de Seguros. Com o TEx Mercado, é possível extrair as principais estatísticas do mercado. Caso já utilize o TELEPORT, é possível analisar competitividade com concorrentes, por exemplo. Tenha acesso a dados do mercado, como comissões praticadas, coberturas e franquias mais contratadas, podendo segmentar por regiões e faixa etária. As opções são inúmeras e muito vantajosas. Agende agora uma apresentação do TEx Mercado, preenchendo o formulário abaixo.


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