3 dicas para contratar corretores de seguros de alto desempenho

por
Omar Ajame
4 min

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Ser um corretor de seguros de alta performance envolve muitas habilidades.Escolher um bom vendedor para compor o grupo de trabalho é algo consideravelmente importante e nem sempre simples.Neste artigo, veremos a importância de contratar corretores de seguros de qualidade para a sua corretora, além de apresentar algumas dicas para ajudar a otimizar esse processo e aumentar a eficiência.Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

1. Fazer as perguntas certas durante a entrevista

Conhecer seu candidato de forma aprofundada é fundamental.Por isso, é preciso buscar conhecê-lo bem durante a entrevista.As perguntas não devem ser óbvias, mas, sim, serem feitas de forma a incentivar o entrevistado a articular sobre suas experiências, suas habilidades e competências, de seus cases e de sua bagagem profissional, além de pedir para ele falar sobre atitudes e comportamento.Seguem alguns pontos importantes que devem ser questionados e observados:

  • se o candidato tem ambição;
  • se o candidato tem um projeto de vida;
  • onde ele quer estar daqui a dois e cinco anos;
  • o que ele estudou e o que tem intenção de estudar para a sua vida pessoal;
  • quais os três principais valores pessoais;
  • quais são os seus pontos fortes e onde ele pode melhorar.

Tais questões pessoais são importantes pois, geralmente, pessoas bem-sucedidas em vendas e na vida têm objetivos bem definidos.Por meio das características explicitadas será possível analisar se o candidato tem o perfil certo para trabalhar na sua equipe e na sua empresa.Pessoas com alta habilidade de comunicação, isto é, que falam e se apresentam bem, argumentam, questionam, respondem e conversam são altamente requisitadas para o cargo.

2. Investir em treinamentos e integração dos novos corretores

Após a contratação, é crucial acompanhar o colaborador para mostrar como alcançar melhores resultados e para que ele entenda o funcionamento da empresa e da equipe.Orientar, monitorar os indicadores de performance, dar feedbacks, além de motivar são papéis do gestor.Realizar reuniões periódicas e auxiliar cada vendedor individualmente é importante para manter a equipe sempre atualizada e preparada.Para aprender a lidar com obstáculos na área de vendas, é recomendado fazer um treinamento de coaching para vendedores.Essa é uma boa orientação para quem se sente insatisfeito com a própria produtividade.

3. Analisar o perfil do corretor

Definir o perfil de um bom vendedor, contando com as características, aptidões e habilidades desejadas para o cargo é uma boa forma de se contratar um funcionário competente.Fazer uma lista para definir os parâmetros de um “profissional ideal” é uma ótima dica.A partir desse perfil, o gestor pode avaliar os candidatos e descobrir qual melhor se adéqua às expectativas.Considerar os perfis comportamentais também é importante nessa etapa.Eles indicam como os profissionais interagem com outras pessoas e como resolvem problemas.Os quatro perfis comportamentais mais comuns são:

  • dominantes — gostam de desafios;
  • cautelosos — extremamente confiáveis;
  • influentes — genericamente otimistas;
  • estáveis — pessoas que apreciam relações sólidas e duradouras.

Seguindo as dicas apresentadas, ficará muito mais simples contratar corretores de seguros no padrão considerado exemplar para a corretora.Assim, com os profissionais certos exercendo os cargos importantes, o negócio tende a acelerar e crescer cada vez mais.Se você gostou deste post sobre contratar corretores de seguros, então curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!