5 erros que um corretor de seguros iniciante não pode cometer

por
Omar Ajame
6 min

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As oportunidades no mercado de seguros não param de crescer, mas é necessário ter cuidados para não praticar equívocos já que o sucesso depende de bons hábitos e metas de trabalho bem definidas.Neste artigo, veremos quais são e como evitar os quatro erros mais comuns cometidos por quem é corretor de seguros iniciante.Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

1. Não coletar informações completas dos seus clientes

Desconhecer as necessidades do consumidor é um erro frequente.Ter um relacionamento mais próximo ajuda na geração de oportunidades e na oferta de produtos adequados ás necessidades dos clientes.Por isso, é preciso ir além das informações que o questionário de avaliação de risco do seguro exige e conhecer verdadeiramente o perfil de cada um.O ideal é ouvir com atenção e paciência para se empenhar em oferecer o que os clientes precisam.É preciso fazer um atendimento personalizado para aumentar chances de fechar um negócio.Uma dica é utilizar os softwares para fazer o cadastro de clientes e assim criar um banco de dados sólido a fim de conseguir informações de forma dinâmica e ter sempre acesso fácil a essas informações.

2. Não pensar no relacionamento a longo prazo com o cliente

Não investir no relacionamento com o consumidor é um erro muito comum de corretores de seguros iniciantes.A perda de uma série de clientes em potencial pode ser uma consequência a longo prazo.Em razão disso, é preciso manter um relacionamento duradouro com esse público, sendo o mais relevante e confiável possível.Outra dica para manter um relacionamento de longo prazo com o cliente é criar um canal de comunicação para anunciar novos e complementares produtos e se manter próximo do segurado.Isso pode ser feito por meio do e-mail, whatsapp, redes sociais, telefone, entre outros.

3. Não entender as etapas do funil de vendas de seguros

A implantação do funil de vendas deve fazer parte do planejamento estratégico de toda Corretora de Seguros.Corretores que não dividem o ciclo da venda em etapas para saber exatamente onde estão perdendo negócios, não conseguem ajustar suas estratégias para fazer o lead avançar no funil.Estar atento ao funil de vendas é fundamental para manter o controle sobre as negociações.Por isso é tão importante fazer projeções e acompanhar a evolução dos negócios.Ter um bom planejamento e usar as ferramentas certas, que permitam agendar contatos futuros e registrar as interações com os leads, faz parte dessa etapa.

4. Não usar a tecnologia

Como a maioria dos corretores de seguros inicia uma corretora com apenas 1 ou 2 funcionários, muitas vezes com algum familiar, e em grande parte com recursos mais limitados.Nessas corretoras, há uma percepção de que não é necessário investir em ferramentas especializadas e em tecnologia para gerir a corretora ou comercializar seguros.Por mais que até seja possível fazer uma gestão manual e analogicamente, pelo método já ultrapassado de controle de processos, isso é um equívoco, pois ferramentas como um sistema para corretoras de seguros proporcionam diversos benefícios.Além de otimizar as atividades, reduzir custos e aumentar a produtividade, diminuem as dores de cabeça no futuro, quando a corretora crescer e a utilização de um sistema se tornar indispensável.E não é preciso fazer grandes investimentos nesse sentido.Hoje em dia existem várias opções de softwares para corretoras de seguros por um preço bem acessível, além de versões mais básicas de sistemas mais completos, utilizados pelas grandes corretoras.Por isso, é importante contar com as ferramentas certas, desde o começo da sua jornada, garantindo uma probabilidade muito maior de alcançar o sucesso.

5. Não segmentar sua carteira de clientes

Muitos corretores de seguros inciantes acabam atendendo diferentes regiões e perfis de clientes, visando gerar o maior número de vendas possível.Entretanto, essa atitude pode não ser muito vantajosa, pois o lucro da renovação é maior que o lucro em contratos novos.Buscar novos clientes e começar tudo novamente é muito mais difícil que conservar aqueles que já temos.Uma boa forma de agir é focar em grupos específicos.A segmentação é importante, por isso, separe cada cliente por perfil e ramo do seguro.O foco deve estar em fidelizar clientes e não em sempre buscar novos.Isso ajuda o corretor de seguros iniciante a passar uma boa impressão.Você gostou deste post? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!