Quais as vantagens de utilizar uma plataforma de gestão de clientes?

por
Omar Ajame
9 min

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O CRM é uma ferramenta de gestão de clientes que coleta informações de consumidores, armazena, avalia e apresenta de maneira organizada para a equipe comercial. Ela foca no cliente, a fim de torná-lo o centro das atenções.Gerenciar contatos, conhecer o público-alvo e agilizar vendas são fatores essenciais para quem deseja aumentar o faturamento da empresa. Seu negócio está com dificuldade nessas demandas? Então, você precisa de uma solução CRM.E o melhor é que ela está cada vez mais acessível: antes difícil de adquirir e implantar, hoje, está disponível para todos os segmentos, em alternativas dinâmicas e fáceis de utilizar.Se você está pensando em investir em uma plataforma de gestão de clientes, mas ainda não tem certeza, confira nosso artigo!

Como funciona a gestão de clientes (CRM)?

O CRM dá suporte tecnológico no gerenciamento do público e na compreensão de quais são as suas necessidades, antecipando-as. Tudo isso leva a uma finalidade: gerar mais vendas e ajudar na captação de novos compradores.Ou seja, com esse recurso, é possível armazenar uma série de dados sobre o seu nicho de mercado. Dessa forma, você o conhece com facilidade, além de oferecer o produto ou serviço ideal para ele. A ferramenta gera informações como:

  • atividades/obrigações diárias;
  • contatos já feitos com a marca;
  • e-mails cadastrados;
  • contatos por telefone, mensagem, chat, rede social etc.;
  • referências gerais, como nome completo, endereço, localização, entre outros.

A plataforma gerencia esses registros e, com base nos resultados conseguidos, oferece esclarecimentos valiosos para que você atenda seu público da melhor forma possível.

Quais são as vantagens do CRM?

Existem muitos benefícios para quem implementa um CRM no negócio. Veja os principais!

Ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes ativos

Os clientes ativos são a razão de existir do seu empreendimento, pois garantem o fluxo financeiro do caixa. Além disso, são eles que podem ser fidelizados e indicar o seu negócio para outras pessoas.O CRM tem poder para potencializar esse vínculo comercial. Afinal de contas, quem não gosta de vivenciar um bom atendimento? Muitas pessoas já desistiram de fechar negócio com empresas renomadas porque não foram bem atendidas. Logo, esse é certamente um fator relevante.Com a utilização da ferramenta, a comercialização dos serviços passa a ser realizada de maneira organizada, trazendo bons resultados. Além disso, fica mais simples solucionar dúvidas e problemas do público consumidor. Dessa forma, compreender o que cada um necessita para o momento melhora muito o relacionamento com clientes.

Eleva a produtividade

O crescimento produtivo é um elemento que todas as empresas almejam, mas obter essa melhoria parece muito difícil para alguns empreendimentos. A tecnologia presente em uma plataforma de gestão de clientes trabalha para que funções de rotina sejam executadas com agilidade e eficiência. O mesmo time comercial consegue abordar mais pessoas, ou seja, são mais acordos e fechamentos.

Integra melhor os times de marketing e vendas

Se você está em busca dos melhores resultados, sua equipe precisa trabalhar de forma cooperativa, especialmente os profissionais de marketing e vendas. Esses dois grupos só conseguem atuar de forma alinhada se tiverem o auxílio de uma plataforma que ofereça todas as informações relevantes da clientela, em tempo real.O CRM permite que o marketing monte campanhas segmentadas segundo preferências, a fim de elevar a efetividade do funil de vendas. Enquanto isso, a equipe comercial é comunicada assim que o consumidor está preparado para receber propostas.

Potencializa o aumento do ticket médio dos clientes

Por meio dos dados coletados, é possível empregar estratégias que elevam o valor dos tickets. É possível, por exemplo, detectar o perfil das pessoas que regularmente fazem um upgrade no plano de seguros automotivos, por exemplo. Seu time, então, saberá para quais clientes oferecer uma solução mais robusta.Do mesmo modo, é possível oferecer itens ou condições adicionais de acordo com as preferências do seu público.

Vantagens de uma plataforma de gestão de clientes

Com a adoção da plataforma de gestão de clientes, a jornada de venda, desde a apresentação até a decisão, torna-se mais fácil e ágil.O período de comercialização está diretamente ligado à assertividade. Isso porque cada procedimento comercial fica em constante melhoria, tornando o processo mais preciso.Se uma oportunidade é realmente promissora, por exemplo, ela avança por meio do contato com os vendedores, se não, é desconsiderada. Isso evita o desperdício de tempo e recursos com abordagens infrutíferas. Aqui, vale lembrar de revisar e otimizar o processo constantemente.

Oferece maior poder de gerência

O responsável por gerenciar a empresa costuma ter uma alta carga de tarefas e responsabilidades, pois são muitos dados para controlar e analisar e, sem um CRM para "dar conta do recado", as chances de erros e retrabalhos são elevadas.Portanto, com uma plataforma de gestão de clientes, fica mais simples monitorar o desempenho de cada equipe e os resultados de cada setor, entre outros fatores que impactam os números da empresa. Assim, esses registros servem como guia para a expansão do seu negócio.

Gera relatórios detalhados

Essa tecnologia elimina relatórios imprecisos, montados em planilhas complexas e difíceis de utilizar. Com o CRM, você obtém relatórios sobre o andamento das atividades, os destaques e as deficiências operacionais dos colabores, além de um panorama sobre o relacionamento dos clientes com o negócio. Essas referências são geradas de forma automática, sem que você as atualize manualmente.

Permite uso remoto

Além de integrar colaboradores, uma plataforma de gestão de clientes permite que eles tenham acesso remoto às referências da clientela. Isso porque estará tudo salvo na nuvem, ao alcance de todos os usuários autorizados. Muito útil para vendedores que precisam visitar clientes para negociar.

Otimiza os recursos

A gestão de um negócio é desafiadora. Se você não utilizar boas estratégias e metodologias, fica fácil perder o foco. Ao usar um sistema CRM, sua atenção estará direcionada em algo muito importante: no plano estratégico com foco no cliente. Além disso, os dados obtidos permitem otimizar e direcionar recursos nas demandas certas, além de identificar problemas com rapidez.E então, o que achou dos benefícios de utilizar uma plataforma de gestão de benefícios? Esperamos que as utilidades mencionadas tenham convencido você a investir nesse recurso tecnológico.Nesse caso, sugerimos a solução totalmente online da TEx, o Teleport. Com ele, sua Corretora centraliza toda a gestão do negócio em um só lugar, além de contar com o melhor sistema MultiCálculo do país integrado às melhores Seguradoras. Analise os resultados de performance internos e externos da sua Corretora e tenha todo o material necessário para tomar as melhores decisões.Acesse nosso site e agende uma apresentação online para conhecer como o Teleport funciona na prática!