3 fatos que comprovam a importância da gestão de equipe na Corretora de Seguros!

por
Omar Ajame
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Implementar a gestão de equipe é uma das mais importantes ações que uma corretora de seguros pode fazer. Afinal, a falta de organização dos fluxos de trabalho e a dificuldade para gerenciar diferentes perfis fazem com que os processos se tornem lentos e ineficientes.

Quando sua corretora implementa as metodologias e ferramentas certas, grande parte dos gargalos são eliminados. Consequentemente, os clientes ficam mais satisfeitos com o atendimento de modo geral. Quer saber mais? Então, continue a leitura.

O que é gestão de equipe?

Trata-se de uma abordagem multidisciplinar para melhorar a eficiência e a produtividade dos times. Ou seja, utiliza os conhecimentos e técnicas de diversas áreas, como a administração e a psicologia, para otimizar os resultados. Entre as ações, estão:

  • combinar melhor os diferentes perfis, habilidades e competências dentro de cada grupo;
  • elaborar processos e fluxos de trabalho mais ágeis;
  • acompanhar indicadores de performance, desempenho e produtividade;
  • resolver conflitos de forma pacífica e eficiente;
  • melhorar a comunicação entre os colaboradores;
  • distribuir tarefas de forma equânime;
  • dar feedbacks construtivos etc.

Como aplicar a gestão de equipe em sua Corretora de Seguros?

Para aplicar essa metodologia em sua corretora, será preciso investir em capital humano e tecnologia. Afinal, a figura de uma liderança na gestão de equipe é essencial e ela precisa ter todas as ferramentas disponíveis para gerenciar as pessoas.

Capacitação

O gestor de equipes coordenará todas as ações citadas no item anterior. Ele será reconhecido pelas equipes como o líder, sendo procurado diante de qualquer problema ou desafio. Então, precisa dominar todas as técnicas de gestão de equipe. Hoje em dia, há vários cursos on-line disponíveis que podem ajudar a se capacitar.

Tecnologia

Os melhores sistemas de gestão trazem todas as ferramentas disponíveis para o gerenciamento do trabalho em equipe. No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de escolher um. O ideal é optar por softwares voltados para seu setor em vez de adquirir ferramentas genéricas.

Por quê? Um fornecedor especializado conhece as especificidades dos fluxos de trabalho daquela área. Por exemplo, as corretoras de seguro lidam com uma grande quantidade de trocas de documentos entre os colaboradores e a ferramenta precisa facilitar esse processo. Nesse sentido, o TELEPORT apresenta as funcionalidades mais importantes para os negócios de comercialização de seguros:

  • chat interno integrado à plataforma de gestão, com possibilidade de criação de lista de contatos e grupos;
  • gestão de tarefas internas, em que os líderes podem criar tarefas para os times, delegá-las para responsáveis, gerar números de protocolo, categorizar as tarefas e estipular prazos. Além disso, poderá acompanhar as tarefas de acordo com o cliente envolvido, o solicitante, o tipo de ação, a data de conclusão, entre outros;
  • relatórios completos para mensuração de resultados a partir das melhores métricas e indicadores de produtividade e desempenho.
  • com o TELEPORT, além da gestão da equipe, é possível fazer a gestão completa e online da corretora com importação de propostas, CRM, controle de comissões e muito mais.

Quais são os 3 fatos que comprovam a importância da gestão de equipe?

A seguir, vamos mostrar três resultados imediatos da gestão de equipe que justificam sua implementação.

1. Otimização do monitoramento de indicadores

Com a tecnologia certa e um gestor supervisionando o trabalho em equipe, os indicadores podem ser monitorados diariamente. Com o sistema, ele saberá as tendências dos números e agir precocemente quando perceber uma queda na produtividade.

2. Melhoria no atendimento

A gestão de equipe permite que todos saibam quais tarefas têm de fazer e quando. Com isso, reduz o ruído durante o atendimento ao cliente, o qual gera transferências excessivas que deixam qualquer pessoa impaciente e transmite uma mensagem de amadorismo.

3. Melhores resultados

Com um melhor desempenho dos times, há uma maior satisfação do cliente — o que provoca um ciclo virtuoso para a imagem da corretora. Com uma fama de eficiência e agilidade, mais pessoas se interessarão por seu serviço.

A gestão de equipe é uma atitude imprescindível para as corretoras de seguro. Com um acompanhamento de métricas constante e a melhor organização dos fluxos de trabalho, é possível corrigir rapidamente disfunções na equipes.

Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que seus amigos e colegas de trabalho também saiba mais sobre o assunto.