Conheça os principais desafios do profissional de gestão de pessoas

por
Omar Ajame
5 min

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A área de gestão de pessoas é estratégica em toda empresa e possui um papel fundamental para ajustar colaboradores e gestores de forma a tornar o ambiente da corretora de seguros mais positivo, potencializando o trabalho de todos e melhorando a produtividade. Não adianta elaborar a melhor estratégia a fim de otimizar os processos de produção, contar com bons fornecedores e realizar uma divulgação dentro do esperado se os vendedores de seguros não conseguem exercer o seu trabalho da forma como deveriam. O resultado final fica comprometido de qualquer forma. Por isso, é primordial conhecer os principais desafios de quem trabalha na gestão de pessoas e os seus impactos para a saúde da organização.

Ajustar a equipe à cultura e estratégia da empresa

Os gestores de pessoas devem sempre buscar formas de alinhar as equipes de trabalho à cultura da corretora. Quando esses princípios estão desajustados há uma discrepância entre o trabalho do funcionário e a expectativa da empresa .E isso pode ser prejudicial nos mais diversos níveis .Por exemplo, para uma organização com parâmetros mais rígidos de prazo, pessoas mais despojadas e procrastinadoras podem causar atrasos severos, reduzindo as possibilidades de atingir as metas esperadas. É essencial estudar as características das equipes e avaliar o quanto elas se adéquam às estratégias traçadas no plano de negócios. Isso deve ser feito de forma constante a fim de que se possa corrigir qualquer variação antes de causar prejuízos produtivos.

Intermediar questões entre funcionários e gestores

O gestor de pessoas é responsável por observar, ouvir e resolver da melhor forma questões que envolvam conflitos entre vendedores e gestores. No ambiente de trabalho é normal que ocorram diferenças entre esses dois pontos, que podem ser resolvidos entre as partes facilmente. Porém, algumas vezes esses problemas extrapolam a alçada normal e é preciso uma intermediação.

Incentivar e inspirar a equipe

Ao ver dificuldades de produtividade e engajamento dos trabalhadores, os responsáveis pela gestão de pessoas devem entrar em ação o quanto antes. Desmotivações são grandes responsáveis por erros e quedas de rendimento. Funcionários que estejam insatisfeitos ou que não sintam uma valorização da corretora tendem a perder o empenho, realizando as suas funções de forma intermitente ou sem a mesma qualidade de antes. O gestor responsável deve ficar atento e utilizar ferramentas de motivação evitando até mesmo que esse tipo de situação se instale. Palestras, cursos, eventos, premiações, entre outros são ferramentas primordiais e devem ser utilizadas constantemente para que os colaboradores não desistam de “vestir a camisa”.

Observar pontos de melhoria por parte da corporação

Ser um bom gestor de pessoas também envolve analisar pontos de melhoria da corretora de seguros que podem facilitar o trabalho daqueles que estão ali, bem como deixá-los satisfeitos. Muitas vezes há problemas que comprometem a própria imagem do colaborador em relação à organização, como:

  • ausência de planos de carreira e seguros;
  • falta de reconhecimento do trabalho e cumprimento de metas;
  • exigências irreais por parte da gerência;
  • clima organizacional ruim;
  • falta de estímulo à capacitação.

O profissional dessa área tem o desafio de sempre observar os pontos de melhoria e levar sugestões para os gestores, assim como apontar a necessidade e urgência do que foi levantado. Essa é uma área vital para qualquer empresa e que possui uma série de responsabilidades importantes para conquistar a excelência do negócio.

Conclusão

E você, já passou por quais desafios na função de gestão de pessoas? Conte as suas experiências nos comentários.