Desenvolvendo a inteligência emocional no trabalho

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Porto
4 min

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Nós passamos um tempo considerável de nossa jornada diária realizando as atividades laborais que escolhemos. Por se tratar de algo que justamente ocupa um espaço significativo em nossa vida, precisamos lidar com este tempo, e com tudo que o envolve, da melhor maneira possível, pois somente assim poderemos ter os resultados positivos que tanto desejamos conforme evoluímos profissionalmente. É por este motivo que hoje falaremos sobre uma poderosa ferramenta, que ao ser desenvolvida e aprimorada em seu dia a dia, te dará ainda mais chances de colher bons frutos, não só em sua carreira, mas também em sua vida pessoal como um todo. Estamos falando da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

O que é inteligência emocional

Inteligência Emocional é a capacidade que você tem de compreender e gerenciar suas próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas que estão a sua volta.

Inteligência emocional no trabalho

Desenvolver a inteligência emocional no trabalho é uma tarefa que demanda esforço e dedicação. No ambiente profissional, as emoções e sentimentos estão em constante mudança e somado a isso, temos os níveis de ESTRESSE e TENSÃO que podem dificultar muito seu gerenciamento. É a partir disso que se faz necessário estimular o desenvolvimento de atividades para trabalhar a inteligência emocional e também para aumentar ainda mais a qualidade de vida no trabalho. Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional no trabalho.

Maneiras de desenvolver a inteligência emocional

1. Analise seu próprio comportamento:

Avalie suas próprias atitudes durante o dia a dia. Autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional;

2. Domine as suas emoções:

Não deixe que os seus sentimentos te dominem. Controle-os! Evite tomar decisões impulsivas das quais irá se arrepender;

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas:

A vida é feita de bons e maus momentos. Saber lidar com as emoções negativas é essencial para que você não se deixe abalar por elas facilmente, desenvolva sua RESILIÊNCIA;

4. Aumente a sua autoconfiança:

A autoconfiança é essencial. Isso porque é preciso que você acredite em si mesmo para vencer desafios do dia a dia;

5. Aprenda a lidar com a pressão:

O estresse e a pressão são coisas inevitáveis dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, é essencial que você saiba lidar com essas situações de muita pressão de maneira eficaz e sadia;

6. Não tenha medo de se expressar:

Não confunda controle de emoções com repreensão de emoções. Expressar o que você está sentindo ou pensando é essencial. Isso porque, quanto mais você segura esses sentimentos dentro de si, maior será o estrago quando eles vierem à tona de uma única vez;

7. Desenvolva a empatia:

Tão importante quanto compreender os próprios sentimentos, é essencial que você se coloque no lugar dos outros. As pessoas ao seu redor também possuem emoções, e cabe a você tentar compreendê-las para melhorar seus relacionamentos interpessoais. Agora que você já conhece mais a respeito da Inteligência Emocional, não se esqueça de trabalhá-la todos os dias. Não é uma tarefa fácil, mas te ajudará a colaborar melhor com sua equipe de trabalho e alcançar o sucesso nos resultados tendo um grupo MOTIVADO, COESO e RESILIENTE.