7 KPIs de marketing digital para Corretora de Seguros seguir!

por
Ed Tomaz
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Com cada vez mais recursos e concorrência no meio publicitário, é preciso acompanhar e investir nas melhores estratégias. É mais importante do que nunca, levantar KPIs de marketing digital para ter certeza de que as abordagens feitas pela Corretora de Seguros estão funcionando.

Esses números apontam se as estratégias precisam de ajustes pontuais ou integrais para justificar o investimento. Ficar sabendo de todos os detalhes a tempo é decisivo para obter sucesso com a sua Corretora.

No entanto, existe uma grande variedade de métricas disponíveis no ramo digital, o que pode confundir o estrategista. Logo, é necessário selecionar os indicadores adequados para potencializar o processo de análise, a fim de inovar o seu negócio. Continue a leitura para conhecê-los.

O que são KPIs de marketing digital?

A sigla KPIs corresponde ao termo Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho, em português). São métricas que mostram se uma estratégia de marketing está trazendo bons resultados ou não. Ou seja, ajudam na tomada de decisão, tanto da parte do gestor quanto dos criadores de conteúdo. Sem esses números, a equipe não sabe como agir para providenciar melhorias.

Além disso, os KPIs são fundamentais para gerar relatórios detalhados, com os principais números que uma Corretora de Seguros precisa apresentar, mostrando alcance, engajamento do público, retorno sobre o investimento, entre outros dados.

Vamos a um exemplo prático. Se o objetivo da sua abordagem digital é aumentar o tráfego do site, monitorar mensalmente a taxa de cliques em propagandas é fundamental. Portanto, esse número pode ser um dos levantamentos mais relevantes, já que ele aponta se a abordagem está sendo bem-sucedida.

Quais são os KPIs que você precisa levantar?

Agora que você já sabe o que são KPIs de marketing digital, é hora de conhecer os mais promissores, que devem ser levantados com frequência, de acordo com os objetivos do negócio. Confira os 7 principais.

1. Taxa de conversão

Para começar, você precisa levantar uma métrica que vai direto ao ponto a fim de descobrir o quão bem-sucedidas as iniciativas da Corretora estão sendo. Nesse sentido, a taxa de conversão mostra a porcentagem de pessoas impactadas pelos conteúdos postados, ou seja, que assinaram uma newsletter, compraram uma apólice de seguro, fizeram contato, marcaram uma visita, entre outras ações diretas.

Essa taxa evidencia a efetividade da campanha. Portanto, uma porcentagem baixa aponta que você não está conseguindo convencer o seu nicho de mercado como deveria. Já uma taxa alta mostra que você está no caminho certo.

➡️ Taxa de conversão = (total de conversões no período ÷ total de visitantes no período) × 100

2. ROI

A sigla ROI é equivalente ao termo Return On Investiment (Retorno Sobre o Investimento, em tradução literal). É importante que o setor de marketing digital calcule esse indicador de forma periódica para saber se as estratégias de abordagem estão sendo convertidas em ganhos financeiros.

O ideal é sempre ter um retorno superior ao investimento inicial. Acompanhar o ROI permite atingir esse objetivo, garantindo que você reaja a tempo quando identificar algum problema.

➡️ ROI = (lucro obtido após a campanha – valor total do investimento) ÷ valor do investimento.

3. Taxa de cliques

Algumas estratégias levam o público a determinadas páginas de destino para enriquecer o conhecimento ou vender produtos ou serviços. Acompanhar as atividades de marketing nesses momentos é essencial para avaliar o desempenho das campanhas realizadas. Por isso, é importante calcular a taxa de cliques.

Se as pessoas não clicam nas ofertas, algo deve ser feito. Pode ser que a chamada não esteja convincente o bastante ou talvez a imagem não tenha favorecido a ação desejada. O objetivo é manter essa taxa sempre em crescimento.

➡️ Taxa de cliques = quantidade de pessoas que clicaram na oferta ÷ audiência total x 100

4. Taxa de rejeição

Será que as postagens estão mesmo agradando e instruindo o público da sua Corretora de Seguros? Uma maneira efetiva de ter certeza é levantando a taxa de rejeição. Ela mostra quando os visitantes chegam até o seu site e logo o fecham. Essa atitude indica que talvez essas pessoas não tenham encontrado o que estavam procurando.

Para aumentar o interesse da audiência, você deve conferir os conteúdos e priorizar o que os consumidores desejam. Dessa forma, será possível elaborar materiais relevantes que elevam a probabilidade de conversões.

Para computar a taxa de rejeição, verifique os recursos de acesso do site. Considere apenas os visitantes que acessaram apenas uma página e logo saíram.

5. Custo por Ação (CPA)

É um KPI de marketing digital que analisa os investimentos com mídias pagas. Nele, as ações realizadas pela Corretora na internet serão analisadas. Ou seja, é o caso de permitir que alguém se converta, preenchendo formulários de cadastro, comprando apólices, entrando em contato, entre outras atividades. Logo, um CPA reduzido indica que você está vendendo propostas e serviços por menos.

➡️ CPA = total investido por ação ÷ número de ações

6. Custo por Lead (CPL)

O CPL calcula o valor que um lead (possível segurado) custa para a sua Corretora de Seguros. É um número importante que analisa a qualidade das suas abordagens de marketing.

Se muito dinheiro e esforço é gasto para converter poucos leads, é sinal de que a estratégia precisa ser reformulada.

➡️ CPL = investimento em marketing digital ÷ número de leads

7. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é outro KPI que deve fazer parte da sua estratégia de avaliação. Esse indicador aponta o investimento médio em abordagens diretas para adquirir clientes, que envolve o trabalho ao longo do tempo — desde a atração de visitantes até o fechamento da compra.

➡️ CAC = soma dos investimentos realizados ÷ total de clientes adquiridos.

Baixe gratuitamente a Calculadora de CAC disponibilzada pela TEx, clicando aqui.

Qual a importância de analisar dados na sua Corretora de Seguros?

O levantamento de resultados é fundamental para avaliar o negócio de forma precisa. Isso significa que o plano de marketing deve ser acompanhado e revisado constantemente. Só dessa maneira é possível melhorar processos e identificar onde a sua Corretora está acertando.

Em pequenos e médios negócios, isso é ainda mais importante. Com informações concretas, você descobre onde e como deve investir, sem desperdiçar tempo e dinheiro em práticas que não são efetivas.

Ter KPIs de marketing digital bem definidos é uma maneira de monitorar o crescimento da sua Corretora no ambiente online, que permite traçar metas, potencializar a captação de clientes e favorecer o fechamento de parcerias estratégicas. Além disso, é imprescindível contar com números concretos para definir melhorias para superar a concorrência.

Gostou do conteúdo? Que tal aproveitar o gancho da leitura para descobrir como acelerar as vendas na sua Corretora de Seguros?