Como lidar com cliente indeciso na venda de seguros?

por
Ed Tomaz
4 min

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Insegurança, receio de tomar decisão errada, dificuldade em comparar opções e pressão externa. Essas são algumas características de um cliente indeciso. É bem provável que você já tenha lidado com um assim ao tentar vender seguros.

Afinal, um cliente indeciso hesita em tomar a decisão de compra, mesmo que tenha interesse nos produtos os serviços oferecidos pela Corretora de Seguros, exigindo mais esforço do corretor para efetivar a venda.

Quer saber como ajudar um cliente indeciso a chegar ao "sim" para ter sucesso no momento da venda? Listamos algumas dicas e práticas. Acompanhe e fique por dentro!

Entenda quais suas necessidades e preocupações

Faça perguntas abertas para entender os pontos que estão dificultando a tomada de decisão do cliente. Escute atentamente e mostre empatia em relação às preocupações dele. Quando você compreende as demandas do cliente, pode apresentar soluções personalizadas para ajudá-lo a decidir.

Além disso, a escuta atenta mostra ao público que você tem preocupação genuína em atender as expectativas e necessidades dele. Essa qualidade é valorizada e conta pontos para um cliente indeciso.

Apresente as opções de maneira clara e objetiva

Ofereça ao cliente uma variedade de opções, com os prós e contras de cada uma delas, para que ele possa tomar uma decisão informada. Mostre as vantagens de cada opção e os possíveis desafios que ele pode enfrentar, caso não tome nenhuma decisão.

Forneça informações adicionais

Disponibilize informações adicionais, como casos de sucesso ou depoimentos de clientes satisfeitos, para mostrar ao cliente que você é confiável e que pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Use técnicas de fechamento de vendas

As técnicas de fechamento de vendas, como a oferta limitada de tempo, incentivam o cliente a tomar uma decisão rapidamente devido ao receio de perder um benefício. Você pode, por exemplo oferecer descontos ou bônus para o cliente que fecha a venda dentro de um determinado período de tempo.

Mantenha contato

Mantenha contato com o cliente de maneira educada, mas faça isso de forma regular e sem ser invasivo. Exagerar na frequência e no tipo de abordagem pode colocar tudo a perder, fazendo com que o cliente desista de vez da negociação.

Por isso, também é importante acompanhar a jornada de compras do público e avaliar qual estágio do funil de vendas cada um se encontra. E ainda, lembre-o de que você está disponível para ajudá-lo com quaisquer dúvidas e preocupações que ele possa ter.

Seja paciente e persistente

A decisão do cliente pode levar tempo, sendo necessário acompanhá-lo por várias semanas ou meses até que ele esteja pronto para fechar a venda. Seja paciente e persistente, mas sem ser insistente ou agressivo em sua abordagem.

Além das dicas citadas, também é importante oferecer poucas alternativas e caprichar na técnica rapport, que cria conexão e confiança mútua com o público. Colocar isso em prática é essencial para ajudar um cliente indeciso e aumentar a conversão de vendas na sua Corretora de Seguros.

Não basta apenas convencer o cliente indeciso a comprar, é preciso fidelizá-lo. Veja como o Customer Success ajuda na retenção de clientes!