Saber utilizar as palavras certas durante um diálogo é uma prática essencial em qualquer ambiente profissional, pois isso permite que as pessoas expressem cada ponto de vista de maneira compassiva. É exatamente esse o efeito proporcionado pela comunicação não violenta (CNV). Ao adotar essa prática na sua Corretora de Seguros, os Corretores passam a conversar estimulando reações positivas nos Segurados e estabelecendo rapport. Além disso, a técnica também melhora o relacionamento interpessoal na equipe, aumentando os níveis de desempenho. Neste artigo, explicaremos melhor o que é e como utilizar a CNV no dia a dia. Confira!
A CNV é uma técnica em que a empatia é priorizada durante o processo da comunicação. O principal objetivo da prática é estabelecer uma conexão emocional por meio do diálogo respeitoso. Sendo assim, é possível expressar a percepção sobre um fato e ouvir as emoções do outro sem incitar reações agressivas nas pessoas. A CNV ajuda a pessoa a se manifestar de maneira transparente. Entretanto, em vez de ser taxativo, o indivíduo analisa a situação compreendendo as necessidades do outro. Dessa maneira, a técnica pode ser utilizada em qualquer conversação, como:
A CNV permite discutir um problema de maneira produtiva. Isso acontece porque, durante um diálogo, ela utiliza 4 elementos principais, como veremos a seguir:
Se você busca se aprofundar no assunto, existem livros que são referências sobre comunicação não violenta. Vamos deixar algumas indicações para você:
A CNV é uma técnica eficaz para fortalecimento de vínculos. No processo de vendas, ela permite que o Corretor entenda as necessidades do Segurado com compaixão, aumentando a proatividade em resolver os problemas e melhorando os níveis de satisfação com a Corretora. Sendo assim, o Corretor consegue proporcionar uma experiência única de atendimento. Já no relacionamento em equipes, a prática tende a aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que a comunicação fica clara e os conflitos passam a ser resolvidos de maneira produtiva. Por consequência, o ambiente fica em harmonia, aumentando o desempenho da equipe e possibilitando o crescimento para os resultados da corretora. Um diálogo mal conduzido pode trazer problemas sérios para a sua Corretora de Seguros. Por exemplo, o Segurado pode ficar insatisfeito porque suas necessidades não foram compreendidas e os conflitos na equipe podem gerar reações negativas que interferem na performance de todo o grupo. Por esse motivo, investir na comunicação não violenta é uma prática essencial para toda área que lida com pessoas.
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