Você sabe o que é comunicação não violenta? Saiba como essa prática pode te ajudar

por
Omar Ajame
5 min

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Saber utilizar as palavras certas durante um diálogo é uma prática essencial em qualquer ambiente profissional, pois isso permite que as pessoas expressem cada ponto de vista de maneira compassiva. É exatamente esse o efeito proporcionado pela comunicação não violenta (CNV). Ao adotar essa prática na sua Corretora de Seguros, os Corretores passam a conversar estimulando reações positivas nos Segurados e estabelecendo rapport. Além disso, a técnica também melhora o relacionamento interpessoal na equipe, aumentando os níveis de desempenho. Neste artigo, explicaremos melhor o que é e como utilizar a CNV no dia a dia. Confira!

O que é comunicação não violenta?

A CNV é uma técnica em que a empatia é priorizada durante o processo da comunicação. O principal objetivo da prática é estabelecer uma conexão emocional por meio do diálogo respeitoso. Sendo assim, é possível expressar a percepção sobre um fato e ouvir as emoções do outro sem incitar reações agressivas nas pessoas. A CNV ajuda a pessoa a se manifestar de maneira transparente. Entretanto, em vez de ser taxativo, o indivíduo analisa a situação compreendendo as necessidades do outro. Dessa maneira, a técnica pode ser utilizada em qualquer conversação, como:

Como praticar a comunicação não violenta?

A CNV permite discutir um problema de maneira produtiva. Isso acontece porque, durante um diálogo, ela utiliza 4 elementos principais, como veremos a seguir:

  • observação: momento de analisar todo o cenário e identificar cada parcela de responsabilidade;
  • sentimento: hora de compreender e comunicar as emoções envolvidas durante o conflito, sem culpas ou julgamentos;
  • necessidade: identificação do real problema depois de ouvir com atenção as necessidades do outro. Isso é possível por meio de um diálogo aberto;
  • pedido: momento de encontrar alternativas para resolver os desafios de maneira que todas as partes sejam beneficiadas.

Se você busca se aprofundar no assunto, existem livros que são referências sobre comunicação não violenta. Vamos deixar algumas indicações para você:

  • Não seja bonzinho, Seja Real — de Kelly Bryson, Editora Madras.
  • Deixe de Ser Bonzinho e Seja Verdadeiro — de Thomas d’Ansembourg, Editora Sextante;
  • Comunicação Não Violenta — de Marshall Rosenberg, Editora Ágora.

Quais são os benefícios da CNV para a gestão da sua corretora?

A CNV é uma técnica eficaz para fortalecimento de vínculos. No processo de vendas, ela permite que o Corretor entenda as necessidades do Segurado com compaixão, aumentando a proatividade em resolver os problemas e melhorando os níveis de satisfação com a Corretora. Sendo assim, o Corretor consegue proporcionar uma experiência única de atendimento. Já no relacionamento em equipes, a prática tende a aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que a comunicação fica clara e os conflitos passam a ser resolvidos de maneira produtiva. Por consequência, o ambiente fica em harmonia, aumentando o desempenho da equipe e possibilitando o crescimento para os resultados da corretora. Um diálogo mal conduzido pode trazer problemas sérios para a sua Corretora de Seguros. Por exemplo, o Segurado pode ficar insatisfeito porque suas necessidades não foram compreendidas e os conflitos na equipe podem gerar reações negativas que interferem na performance de todo o grupo. Por esse motivo, investir na comunicação não violenta é uma prática essencial para toda área que lida com pessoas.

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