Descubra agora como aumentar a taxa de conversão da sua Corretora de Seguros

por
Omar Ajame
12 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Faça uma reflexão: os anúncios feitos por sua Corretora de Seguros têm entregado os resultados necessários para justificar os investimentos da empresa em marketing digital? Pense bem, afinal, estamos falando de geração de leads qualificados, aumento da taxa de conversão e vendas, ou seja, tudo aquilo que garante lucro, no final das contas. Por isso, neste artigo vamos dar uma atenção especial à taxa de conversão, explicar o que é e dar as principais dicas de como aumentá-la. Então, se você não dava muita atenção para isso ou ainda não sabe qual é a taxa de conversão de sua Corretora, é hora de mudar esse cenário! Vamos lá?

O que é taxa de conversão?

Trata-se de um indicador de performance essencial para analisar o lucro ou o prejuízo dos investimentos em marketing digital, uma vez que mede o percentual de visitantes que fecharam negócio em um site, por exemplo no site da sua Corretora de Seguros. Dessa forma, a taxa de conversão é definida pelo número de pessoas que acessam o seu site e são “convertidas”, ou seja, executam uma determinada ação que tenha valor para a sua empresa. Um bom exemplo é ao desenvolver uma estratégia com o intuito de incentivar o aumento de leads (ou, o contato de um potencial cliente) por e-mail. Dessa forma, você potencializa a sua base de e-mails (com potenciais clientes), e a taxa de conversão nesse caso pode ser a conclusão do cadastro dessa lead na newsletter de seu blog. Contudo, ela também pode ser o percentual de visitantes que entraram em contato com a Corretora ou que adquiriram uma apólice. Para facilitar o entendimento, neste post vamos considerar apenas o último caso: o percentual de usuários que entraram em seu site e efetuaram uma compra.

Qual é a importância da taxa de conversão?

Apesar de ter sua associação mais ligada ao comércio virtual, a taxa de conversão é uma métrica de grande importância para diversos objetivos de marketing digital, como a assinatura de uma newsletter, o preenchimento de formulário ou o download de um e-book. Nesse sentido, como dissemos, é ela que vai ajudar você a medir e otimizar os resultados da aposta em marketing digital feita pela sua Corretora, ou seja, é o que vai te mostrar se os recursos investidos têm sido desperdiçados ou o se as respostas positivas como a atração de mais clientes têm aparecido por meio de investimentos como:

  • links patrocinados;
  • banners na rede de conteúdo do Google;
  • e-mail marketing;
  • mídias sociais;
  • ou qualquer outra forma de publicidade on-line.

Como a taxa de conversão pode ser calculada?

Com o objetivo de descobrir a quantidade de visitantes de seu site que se converteram em clientes, a conta é simples: basta dividir o número de conversões pelo número de acessos no seu site.

Cálculo da Taxa de Conversão:Taxa de conversão = número de vendas / número de visitas em seu site.

A fim de deixar esse cálculo mais claro, segue um exemplo: digamos que o seu site tenha 200 visitas em um dia e que dessas, 10 efetivam uma compra. Uma vez que 10 dos 200 visitantes fecharam negócio, a sua taxa de conversão é de 5%.

O que fazer para aumentar a taxa de conversão?

Antes de mais nada, se você quer acertar em sua estratégia trate de conhecer muito bem o seu público:

  • de onde ele vem (a origem  do tráfego);
  • como ele navega;
  • para onde ele vai (dentro da sua página);
  • qual o tempo médio de permanência nas páginas;
  • quais calls-to-action (CTAs) são mais efetivos etc.

Uma das formas mais comuns de obter essas respostas é por meio do Google Analytics. Tendo essas informações em mãos e sabendo calcular a taxa de conversão, seguem as principais dicas para aumentá-la. Confira!

Identifique onde está o problema

O primeiro passo para aumentar seu percentual é tentar entender a razão pela qual a conversão de vendas está baixa. Dessa forma, caso aconteça de um número pequeno de visitantes do site da loja demonstrarem interesse, ou seja, tornam-se leads, o que há de errado? Nesse caso, você deve considerar muitas possibilidades:

  • falta de descrição adequada dos seguros;
  • ausência de imagens atraentes;
  • página pouco intuitiva ou funcional;
  • Calls to Actions (CTAs) mal elaborados e etc.

Faça o teste A/B

Nos dias de hoje, o teste A/B é uma das mais importantes técnicas utilizadas para conseguir aumentar a taxa de conversão de um site. Por exemplo, a sua Corretora faz uso de um banner na página inicial do seu website para divulgar uma categoria específica de seguros ou promoções. Nesse caso, você tem a possibilidade de criar duas versões diferentes dessa publicidade e fazer um teste A/B para saber qual tem melhor performance. Assim sendo, produza duas versões alternativas de sua página (página A e página B), cada uma com um CTA (chamada à ação) diferente e um banner diferente. Nesse cenário, o software de teste A/B direciona 50% do tráfego de entrada para a página A e 50% para a página B. Por fim, o resultado é que a página que tiver mais conversões, ou seja, a qual mais usuários interagiram ganha. Portanto, se você gostou dessa dica e quer implementar um teste A/B, você precisa utilizar uma ferramenta de testes. Entretanto, caso a Corretora conte com uma equipe de desenvolvedores, solicite uma criação de um sistema de maneira que ele direcione 50% do seu tráfego para parte do seu público e 50% para o restante.

Dê atenção ao funil de vendas

Em muitas situações, o que prejudica as suas conversões é que você tem solicitado o fechamento de um negócio de forma muito rápida. Pense que o visitante pode apenas navegar “sem rumo” na internet e talvez não esteja pronto para adquirir um produto ou serviço naquele momento. Dessa forma, em seu funil de vendas, não se esqueça que é necessário primeiro conquistar a confiança do visitante de sua loja e desenvolver um relacionamento com ele para, aí sim, ter a compra efetivada após toda uma jornada.

Faça uso dos gatilhos mentais

Uma boa conversão exige muito poder de persuasão, e alguns princípios funcionam com o objetivo de convencer os usuários sem que eles nem percebam. Um exemplo disso é a utilização dos gatilhos mentais. Dito isso, resistir a um simples convite para seguir mais uma marca nas redes sociais é fácil, entretanto, a história muda quando a persona é intimada para participar de uma comunidade de milhares de pessoas. Para tanto, existem vários gatilhos mentais que podem ser utilizados, e de maneiras diferentes.Veja algumas opções:

  • escassez: ofereça poucas unidades de um item. Isso passa a ideia que ele tem grande valor e é popular;
  • urgência: faça ofertas por tempo determinado. Assim, você apela para o imediatismo, que nos faz tomar decisões rapidamente para aproveitar a oferta;
  • exclusividade: estabeleça acesso exclusivo a algo e oportunidades limitadas. Tudo isso faz a persona se sentir importante e especial;
  • aversão à perda: mostre o que a pessoa vai perder, porque se existe algo que motiva o ser humano mais do que a vontade de ganhar, é o medo de perder.
  • prova social: mostre que outras pessoas também contrataram um seguro com a sua Corretora. As pessoas tendem a seguir o comportamento da maioria e ficam intimidadas de serem as únicas a tomar certa decisão. Assim, se você mostrar que outras pessoas compraram com a sua Corretora, os novos clientes ficarão mais à vontade para fechar um seguro com você.

Conclusão: como aumentar a taxa de conversão da sua Corretora de Seguros?

Concluindo, a taxa de conversão é o elemento que vai revelar a verdade sobre os esforços comerciais online da sua corretora. Nada adianta ter muitas visitas no site se eles não se tornam clientes da sua marca e se sua empresa não consegue vender seguros online. Da mesma forma, para fazer com que suas conversões aumentem, não existe mágica tampouco uma fórmula perfeita. A realidade é que saber exatamente o que o seu consumidor deseja e criar mecanismos para que ele consiga isso facilmente vai transformar os resultados da sua empresa. Assim sendo, desenhar estratégias para a sua taxa de conversão é conseguir investir nos canais adequados e corretos a fim de otimizar os seus esforços de vendas. Por fim, entenda que quem define a taxa de conversão ideal para a sua Corretora é você, mas um bom valor sempre será uma taxa maior que o número do mês anterior. Dito isso, não deixe de buscar auxílio profissional, afinal, um índice tão importante quanto esse não pode ficar sem acompanhamento!

A TEx oferece uma solução de inteligência de dados, com estatísticas consolidadas de Corretoras de todo o Brasil: é o TEx Mercado. Com ele, o Corretor consegue analisar como estão diversos indicadores do mercado para um planejamento mais estratégico. Preencha o formulário abaixo para conhecer o TEx Mercado.

Se você gostou dessas dicas e quer de fato aumentar a taxa de conversão de sua Corretora de Seguros com quem entende do assunto, entre em contato conosco!