Como funciona o seguro de caminhão? Confira aqui

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Eles rodam o Brasil todo correndo todos os tipos de riscos, que vão desde a violência até problemas com estradas mal conservadas. Nesse cenário, os caminhões, assim como os veículos urbanos, precisam de segurança. O seguro de caminhão entrega essa proteção para os veículos de médio e grande porte que têm a capacidade de transportar cargas.É um serviço fornecido pela maioria das seguradoras do mercado, sendo que há alguns corretores especializados nesse formato. O seguro de caminhão tem diversos tipos de cobertura, como a de carga, de frota, contra roubos etc.O valor depende de uma série de fatores, como o perfil do condutor, idade, tipo de carga, entre outros. Neste post, vamos entender a importância de um bom seguro de caminhão e o que ele cobre. Confira!

Como funciona o seguro de caminhão?

Os principais objetivos são garantir a proteção do motorista, da carga e/ou do veículo. Trata-se de um serviço versátil que pode ser contratado de maneira personalizada para cada modelo de caminhão, ou seja, há cobertura para veículos pesados, leves, rebocadores, semirreboques, guinchos, entre outros. O proprietário sempre pagará pelos serviços adequados ao seu modelo.Nesse cenário, o papel do Corretor de Seguros é indicar para o dono do caminhão ou transportadora o melhor produto para eles. Como acontece em toda boa venda de seguros, o profissional precisa ser um vendedor consultor, estando sempre preparado para tirar as dúvidas do potencial cliente em vez de apenas oferecer um produto.Se olharmos pelo lado mais genérico, podemos dizer que o seguro para caminhões tem algumas semelhanças com o seguro auto. Isso significa que, para fazer a contratação, é necessário que o proprietário informe as características do caminhão, do motorista e a rodagem do automóvel. Desse modo, o corretor encontra a melhor cobertura e o preço mais vantajoso da apólice ideal.

O que é preciso informar antes da contratação?

Em geral, as seguradoras têm como base para o cálculo de suas apólices de seguros um banco de dados robusto. A partir deles, é considerado o grau de risco e o retorno em cada contrato, permitindo uma definição de preço mais justa. Veja abaixo alguns dos quesitos que influenciam a equação de preços:

  • gênero do motorista — de acordo com estatísticas, os homens costumam praticar uma direção mais agressiva do que as mulheres, o que torna o seguro mais caro para eles;
  • idade — motoristas mais novos pagam mais caro do que os mais velhos, pois tendem a ser menos cautelosos, de acordo com as estatísticas;
  • histórico do condutor — outro fator que influencia o preço é o histórico do motorista, ou seja, mais incidentes no passado resultam em maior preço;
  • tempo de rodagem — quanto mais antigo for o caminhão, mais difícil é a reparação, o que também encarece a apólice:
  • itinerário — um caminhão que faz viagens constantes para áreas mais perigosas, com altos índices de criminalidade, também paga um pouco mais;
  • quantidade de coberturas — quanto maior for esse número, maior será o preço;
  • valor do veículo — como acontece nos seguros para carros, quanto mais caro o caminhão, mais caro será o valor da sua apólice.
Como funciona o seguro de caminhão? Confira aqui

Essas são algumas das variáveis que serão avaliadas pela seguradora na hora de estipular o valor de uma apólice. Como isso varia bastante de uma empresa para outra, é importante que o corretor conte com boas ferramentas de gestão para fazer a cotação.

Quais são os tipos de cobertura oferecidos no seguro de caminhão?

Agora que já entendemos o que é um seguro de caminhão, vamos analisar as coberturas desse tipo de seguro, incluindo as mais específicas. Acompanhe!

Roubo e furto

Em um país como o Brasil, onde, infelizmente, os níveis de violência são altos e o roubo de carga é cada vez mais praticado, esse tipo de cobertura é considerada obrigatória. Ela garante a proteção do profissional e do caminhão/frota em caso de roubo ou furto do veículo.

Danos provocados pela natureza

É a cobertura que engloba os reparos causados por danos provenientes de eventos naturais, como ação ecológica ou climática. Abrange desde procedimentos estéticos até reparos mecânicos derivados de eventos como chuvas de granizo, deslizamentos de terra, enchentes, entre outros.

Periculosidade

Cobertura que abrange a proteção dos caminhões que transportam cargas de alta periculosidade, como as tóxicas e inflamáveis.

Faturamento

Coberturas dedicadas exclusivamente para os condutores, pois garante que o profissional não fique sem renda durante os períodos de ociosidade após uma avaria, fornecendo uma compensação financeira.

Vidros

Cobertura que visa à proteção de todas as superfícies envidraçadas do caminhão. Além da proteção do patrimônio, ajuda a evitar multas e penalidades por danos ao para-brisa e demais componentes compostos desse material.

Acidentes

Essa cobertura prevê indenizações em casos de morte do condutor ou dos acompanhantes no veículo, bem como cobre todos os casos de invalidez total ou parcial dos ocupantes durante o acidente.

Carroceria

Como o nome sugere, essa cobertura visa suprir os danos que ocorram com a carroceria em qualquer situação — desde uma colisão até avarias ocasionadas por abandono após um sequestro.

Basculante

Cobertura muito requisitada em seguros para frotas, principalmente por empresas que contam com colaboradores novatos. Ela garante que o empreendimento será indenizado por danos parciais ou totais durante a operação do basculante.

Acessórios

Opcional na maioria dos casos, porém bastante relevante, pois garante que o proprietário consiga uma indenização sobre todos os acessórios que forem danificados ou removidos após um acidente, furto, roubo ou demais ocorrência cabíveis ao seguro.

Danos morais ou estéticos

Cobertura que pode ser utilizada tanto por empresas quanto por motoristas autônomos. Ela protege o segurado caso ele se envolva em um acidente e que haja prejuízos para terceiros, garantindo a indenização.

Como está o mercado de seguros de caminhões?

Por se tratar de um serviço essencial, o transporte de mercadorias não foi tão impactado pela pandemia como outros setores. Isso mantém aquecidas as vendas de seguro, exigindo que os corretores saibam indicar as melhores soluções para cada cliente, afinal estamos falando de um produto personalizado.

Como funciona o seguro de caminhão? Confira aqui

Por isso, é importante contar com um bom sistema para centralizar a gestão que seja específico para corretores e ajude na automatização de processos e na criação de um banco de dados unificado. Além disso, é importante contar com uma ferramenta MultiCálculo profissional para agilizar a cotação e e torná-la mais precisa. vimos, um bom seguro de caminhão protege o profissional, o patrimônio e a carga, e deve ser feito de acordo com o perfil de cada um. Por isso, é importante que o Corretor trabalhe com as melhores soluções digitais, como a ferramenta MultiCálculo da TEx, que é 100% precisa e integrada às maiores seguradoras via web service. Gostou do post? Quer saber como contar com o melhor sistema de gestão e MultiCálculos para Corretores de Seguros? Entre em contato conosco e descubra.