7 métricas e KPIs para sua Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Estando em um cargo de gestão de uma Corretora de Seguros, uma de suas principais prioridades é contribuir para o crescimento do negócio ano após ano. Para isso, é fundamental acompanhar o desempenho da sua operação por meio de métricas e KPIs — os famosos indicadores-chave de desempenho.

Ao analisar esses números, você tem uma boa ideia dos pontos fortes e fracos de sua empresa, permitindo assim que você faça os ajustes necessários para obter sucesso. Com os KPIs certos, você pode otimizar o desempenho do seu negócio e posicionar seu time.

Neste artigo, discutiremos as principais métricas que você precisa acompanhar para facilitar o crescimento da sua Corretora e executar sua estratégia de negócios com mais eficiência. Vamos lá?

O que são KPIs?

Os KPIs são métricas que ajudam você a otimizar seu desempenho monitorando de perto os processos em seu negócio. São medidas quantificáveis usadas para complementar sua eficiência e estimar sua performance nas operações diárias para fazer melhorias quando e onde necessário.

Na verdade, esses indicadores são mais do que apenas números. São ferramentas que determinam se o seu negócio está cumprindo os objetivos ou não.

Você provavelmente já ouviu falar do ditado “o que não é medido, não é gerenciado”, certo? Isso certamente se aplica às Corretoras de Seguros. A gestão de desempenho é vital para um setor baseado em pessoas, como o de seguros, e os funcionários sentem um aumento no moral sempre que podem monitorar sua produção.

Com transparência integrada no esforço de trabalho, todos podem permanecer na mesma página e contribuir com o melhor de suas habilidades.

Como medir a performance da sua Corretora de Seguros em 7 métricas e KPIs?

Para aproveitar totalmente o potencial dos KPIs na sua Corretora, é crucial desenvolver continuamente sua compreensão e aplicação desses indicadores de desempenho. Ao fazer isso, você estará mais bem equipado para tomar decisões estratégicas que melhorem a eficiência, a satisfação do cliente e a lucratividade de sua organização.

Esta lista apresenta exemplos práticos para ajudá-lo a monitorar, analisar e otimizar com eficácia o desempenho de sua Corretora em várias áreas-chave, garantindo o sucesso a longo prazo em um mercado competitivo. Confira!

1. Taxa de conversão de leads

A taxa de conversão de leads é um indicador importante para medir a eficácia de uma Corretora de Seguros em converter leads em clientes. Para calcular essa métrica, é preciso dividir o número de leads convertidos em um determinado período pelo número total de leads gerados nesse mesmo período.

Por exemplo, se foram gerados 100 leads em um mês e converteu 20 deles em clientes, sua taxa de conversão seria de 20%. Essa métrica pode ajudar a identificar pontos fracos no processo de conversão de leads e a implementar melhorias que aumentem a taxa de conversão.

2. Custo por lead

O custo por lead é uma métrica fundamental para avaliar o desempenho da sua estratégia de marketing. Indica o custo médio para gerar um lead qualificado, ou seja, um lead que atende aos critérios definidos pela Corretora para se tornar um cliente potencial. Para calcular o custo por lead, é necessário dividir o total gasto em marketing por um determinado período pelo número de leads gerados nesse mesmo período.

Na prática, se você gastou R$ 10.000 em marketing em um mês e gerou 100 leads, seu custo por lead seria de R$ 100. Monitorar essa métrica ao longo do tempo pode ajudar a Corretora a identificar oportunidades para reduzir os custos de aquisição de clientes.

3. Taxa de renovação de apólices

A taxa de renovação de apólices mede a capacidade da sua corretora de seguros em manter seus clientes existentes. Essa métrica indica o número de apólices que foram renovadas em relação ao número total de apólices que venceram em um determinado período.

Por exemplo, se sua Corretora tinha 500 apólices que venceram em um ano e conseguiu renovar 400 delas, sua taxa de renovação seria de 80%. Essa métrica pode ajudar você a identificar clientes que estão em risco de cancelar suas apólices e implementar medidas para melhorar a retenção desses clientes.

4. Taxa de sinistralidade

A taxa de sinistralidade corresponde à relação entre os custos e as receitas de uma seguradora. Se, por exemplo, o grupo de segurados teve mais problemas em determinado período (por exemplo, nos últimos 12 meses), haverá maiores gastos para a Seguradora. Isso porque ela terá de arcar com os valores de sinistros estimados nos contratos firmados com os clientes. Consequentemente, para cobrir tais situações, a Seguradora deve despender as quantias estimadas.

Trata-se também de uma espécie de indicador que permite à Seguradora avaliar se os contratos estão sendo vantajosos para todas as partes. Lembre-se de que um controle financeiro eficiente e a avaliação da viabilidade dos contratos são essenciais para gerar bons resultados e para o crescimento da Corretora.

5. Lucro por cliente

O lucro por cliente é um importante indicador financeiro para qualquer negócio, e não é diferente para Corretoras de Seguros. Aqui não tem segredo: Para calculá-lo, basta dividir o lucro líquido total pelo número de clientes ativos no período em questão. Esse indicador ajuda a Corretora a avaliar a rentabilidade de cada cliente, bem como a identificar oportunidades de aumentar a receita e reduzir custos.

6. Índice de churn

O índice de churn é a taxa de cancelamento de apólices de seguro pelos clientes. Para calcular, divida o número de apólices canceladas pelo número total de apólices ativas e multiplique por 100.

Acompanhar esse KPI ajuda você a entender a satisfação do cliente e identificar problemas que podem estar levando à saída de clientes. É importante lembrar que manter um baixo índice de churn pode ser mais rentável do que adquirir novos clientes.

7. Taxa de crescimento de clientes

A taxa de crescimento de clientes mede a taxa de crescimento da base de clientes da Corretora. Para calcular, divida o número de novos clientes adquiridos em um período pelo número total de clientes no início do período e multiplique por 100. Acompanhar esse KPI ajuda a Corretora a entender se suas estratégias de aquisição de clientes estão funcionando e se está crescendo em relação à concorrência.

Em resumo, se você deseja escalar seu negócio e atrair mais clientes, precisa monitorar os KPIs. Ao acompanhar as métricas corretas, você obterá uma compreensão mais profunda de como sua empresa opera e como pode otimizá-la. Acompanhe as principais métricas e KPIs para Corretoras de Seguros que mencionamos e dê ao seu negócio as melhores chances de sucesso.

E já que estamos falando do sucesso da sua Sorretora, que tal seguir aqui no Blog e entender mais sobre como trabalhar a fidelização de clientes na sua empresa?