Não sabe como prospectar clientes no LinkedIn? Confira 3 formas!

por
Ed Tomaz
5 min

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A prospecção de novos clientes é uma tarefa constante para qualquer profissional. Só assim é possível manter um fluxo de caixa saudável e continuar a expandir suas atividades. E uma das lições mais importantes hoje em dia é aprender como prospectar clientes no LinkedIn.

Conhecida por ser a rede social do empreendedorismo, a plataforma é totalmente focada na vida profissional dos usuários e na interação com empresas. Isso a torna também uma excelente ferramenta para atrair potenciais consumidores, especialmente em B2B.

Porém, para poder aproveitar melhor este canal, você precisa entender como ele funciona e quais são as melhores condutas para obter bons resultados. Dessa forma, é possível otimizar sua captação de leads e sua taxa de conversão. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como usar o LinkedIn para aumentar a sua cartela de clientes. Confira!

1. Deixe seu perfil mais atrativo

Quando um cliente procura um serviço de alto valor, é natural que pesquise bastante antes de tomar uma decisão. E uma das coisas que são verificadas aqui é o perfil da empresa no LinkedIn. Sendo assim, ter um perfil mais polido contribui com sua prospecção e todo o processo comercial.

Alguns dos principais aspectos que você pode usar para melhorar seu perfil são:

  • foto: o perfil da empresa precisa de uma foto adequada, de preferência com uma imagem bem reconhecível da sua logo ou com uma foto profissional sua. Isso transmite mais credibilidade e aumenta as chances de seu negócio ser encontrado;
  • headline: essa é uma descrição do seu perfil que fica logo abaixo do nome de perfil. Ela deve ser clara, sucinta e evocativa, para permitir que os leads entendam seu trabalho com facilidade;
  • experiência: o LinkedIn possui uma aba específica para listar suas experiências profissionais. Foque principalmente na sua ocupação atual e nos produtos que você oferece, pois estes dados serão mais relevantes para a decisão do público.

Lembre-se também de preencher o máximo de detalhes possíveis, como a localização da empresa, parcerias, eventos, certificados de qualidade, entre outras coisas do tipo. Isso tudo melhora sua visibilidade e contribui para sua estratégia.

2. Gerencie sua rede de contatos

Não há como prospectar clientes no LinkedIn sem criar novos contatos. Mais do que isso, você precisa aprender como classificar esses contatos em sua rede para otimizar a forma como lida com eles.

Você pode encaixar cada contato em três categorias:

  • 1º grau: aqueles que já fazem parte da sua rede;
  • 2º grau: que estão conectadas a algum de seus contatos de 1º grau, mas não diretamente a você;
  • 3º grau: contatos de uma rede de 2º grau.

O LinkedIn permite o envio de convites para contatos de 3º grau ou menor. Para alcançar alguém do 4º ou além, você precisa estreitar suas relações com outros contatos primeiro. Isso significa que, quando mais contatos você tiver, maior é o potencial de expansão da sua rede.

3. Interaja com seus leads

Mesmo para quem conta com uma rede bem ampla, ainda é necessário saber como prospectar clientes no LinkedIn por meio dela. É aí que entra o relacionamento com o público. Fazer postagens com frequência, realizar pesquisas e engajar o público com o seu perfil é o que mais aumenta suas chances de converter leads em clientes ao longo do tempo, além de construir uma base mais sólida.

Aprender como prospectar clientes no LinkedIn pode exigir um pouco de prática, mas os resultados são bem notáveis. Com o tempo e alguns testes, você poderá aproveitar ainda mais esses recursos.

Quer mais dicas para otimizar seu trabalho? Então veja também nosso artigo falando como otimizar o relacionamento com clientes em sua corretora.