Open banking: quais os impactos no Setor de Seguros?

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A tecnologia tem proporcionado avanços e mudanças em diversos setores com o passar dos anos, desde a área de finanças, investimentos, até transferências bancárias. A mesma coisa acontece com o Mercado de Seguros, por meio do Open Banking.

Esse novo sistema financeiro garante ao cliente mais agilidade, transparência e segurança no acesso dos dados, além de ampliar a oferta de serviços e produtos, potencializar a operabilidade no Mercado de Seguros e estimular o setor por meio da inovação.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona o Open Banking no Mercado de Seguros. Confira!

O que é Open Banking?

Open Banking (sistema financeiro aberto) é um conjunto de tecnologias e regras que permite o compartilhamento de dados e informações de usuários entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central por meio da integração de seus sistemas.

A premissa do Open Banking é o consentimento do cliente, ou seja, as empresas são obrigadas a compartilhar os dados de um usuário, se este autorizar a transmissão das informações para outras instituições.


Open Banking é seguro?

O princípio do Open Banking é que todas as instituições financeiras devem cumprir requisitos e condições básicas para que o processo funcione de forma autêntica, segura e com sigilo total das informações compartilhadas.

Além de existirem regras que garantem a responsabilização das empresas participantes, todas as atividades são fiscalizadas por meio de procedimentos de controle e acompanhamento. Ou seja, todas as instituições devem seguir as exigências previstas na legislação vigente, como a Lei de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Sigilo Bancário.

Qual é o impacto no mercado de seguros?

Agora que você entendeu o que é Open Banking, é necessário saber qual é o seu impacto no Mercado de Seguros. Acompanhe!

Redução de preços

Como já dissemos, o Open Banking permite o compartilhamento de dados do usuário entre as empresas participantes. Dessa forma, a Seguradora consegue ter uma visão mais assertiva sobre o perfil do segurado. Consequentemente, é possível garantir uma melhor precificação, reduzindo o preço do serviço.

Simplificação

O Open Banking simplifica o processo de compra digital. No momento da compra do seguro, os clientes conseguem realizar uma compra em que a adesão é mais direta, intuitiva e o acionamento de sinistros é muito mais simples.

Customização dos produtos

O Open Banking sofisticou e customizou o nível das plataformas de distribuição de serviços e produtos. Companhias aéreas, varejistas, empresas de economia compartilhada e bancos podem transmitir dados sobre frequências de consumo, hábitos e estilo de vida do usuário. Isso traz grandes benefícios para produtos de seguros.

Quais são as vantagens do Open Banking?

As vantagens do Open Banking estão relacionadas à competitividade e liberdade que ele proporciona ao sistema financeiro. Veja algumas a seguir:

  • mais controle sobre os dados;
  • rapidez nas contratações;
  • mais opções de produtos e serviços;
  • menores tarifas e taxas;
  • mais inovação no sistema financeiro;
  • gestão simplificada em uma única plataforma;
  • transparência no compartilhamento de informações;
  • personalização avançada;
  • mais segurança nas transações;
  • maior inclusão financeira;
  • melhora na qualidade de produtos e serviços.

Neste texto, você viu o que é Open Banking, como funciona na questão da segurança, qual o seu impacto no Mercado de Seguros e as suas vantagens. Dessa forma, podemos perceber que, além de ser importante para os clientes e bancos, o Open Banking traz diversos benefícios para as Corretoras de Seguros.

Gostou deste conteúdo sobre Open Banking no Mercado de Seguros? Então, continue conosco e leia agora mesmo sobre o Open Insurance e saiba como tem revolucionado o Mercado de Seguros!