Em tradução livre, podemos entender ownership como sentimento de dono.Essa definição expressa bem o que é esse conceito dentro das empresas.O fato é que o ownership foi pensado para transformar o sentimento dos funcionários perante suas empresas e não apenas enxergá-las como locais de trabalho, mas sim como marcas que devem ser cuidadas e desenvolvidas.Para que você entenda melhor, apresentaremos a importância do ownership, suas vantagens e como implementá-lo na sua corretora de seguros.Continue lendo e confira!
Quando os sócios iniciam o negócio, criando uma empresa, desejam muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro.Embora o fortalecimento de capital seja essencial, os donos querem ver a empresa forte e em constante crescimento.Em outras palavras, existe um conceito de infinidade em relação ao negócio.Apesar disso, esse sentimento por vezes não é compartilhado pelos funcionários, principalmente por aqueles de hierarquias mais baixas.A vontade de realizar corretamente suas atividades existe, mas às vezes está longe de ser algo próximo da filosofia seguida pelos fundadores.É exatamente nesse ponto que incentivar o sentimento de ownership se torna essencial.As maiores marcas do mercado já entenderam que, para se destacar e se manter em constante crescimento, é preciso a participação e o engajamento de todos os funcionários.Então, fortalecer o sentimento de donos dos negócios é uma das formas mais inteligente de garantir que todos estejam sempre empenhados a desenvolver o melhor trabalho diariamente.
Confira agora os principais benefícios de incentivar o ownership na sua corretora de seguros.
Com certeza a principal vantagem do ownership em relação aos funcionários.A partir da aplicação dessa filosofia, os colaboradores da sua corretora se sentem naturalmente mais engajados, abraçando por completo os objetivos coletivos.
Para desenvolver o ownership com sucesso é preciso criar uma rotina de trabalho com mais liberdade.Ou seja, os corretores devem ter maior flexibilidade para agir, sendo mais autônomos na decisão.A ideia é que eles possam desenvolver suas próprias ideias para alcançar os resultados estabelecidos pela empresa.
Se os corretores estão mais engajados e com maior liberdade para desenvolver suas funções, naturalmente as vendas de contrato terão um aumento significativo.Não há segredo: quanto maior a motivação, melhor o trabalho executado.
Como explicado, é preciso o transformar o ambiente de trabalho para implementar o ownership com sucesso.Entenda como fazer isso!
O primeiro passo é a criação de um planejamento.Você deve reunir todos os gestores, apresentar corretamente a nova filosofia e explicar a importância da participação de todos para o sucesso da implementação.Deve, ainda, ser colocadas as metas, as pessoas envolvidas e os prazos para que os primeiros resultados aconteçam.
Transformar completamente um profissional é quase impossível.Por isso, o ideal é contratar pessoas que já tenham perfis favoráveis ao desenvolvimento do ownership.Sendo assim, não avalie apenas a experiência profissional ou formações acadêmicas durante as seleções.Analise questões comportamentais e aplique testes para entender como cada candidato age diante de diferentes situações.
Lembra-se da autonomia?Criar uma política de feedback permitirá que a comunicação flua de forma útil, com todos apresentando suas dúvidas e sugestões sem medo de represálias.Além disso, com o feedback é possível reunir informações e dados importantes que podem ser utilizados na criação de futuras estratégias.
Embora não seja uma tarefa simples, o ownership é com certeza uma ótima estratégia para aumentar o desempenho de qualquer corretora de seguros.Não é à toa que as empresas líderes de mercado abraçaram de vez essa filosofia.Analise as informações apresentadas e comece agora mesmo a transformar a sua corretora de seguros!Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma de nossas novidades!