O crescimento de qualquer organização não vem por sorte ou acaso. É fruto de muita dedicação e planejamento. Sem isso, pode ocorrer até um crescimento nas vendas em sua corretora, porém, ele não se sustentará por muito tempo. Diante disso, é fundamental que seus gestores implementem medidas que orientem o crescimento do negócio, as atividades internas e, inclusive, monitorem externamente, observando a atual situação do mercado. Para isso, é fundamental a elaboração de um planejamento estratégico empresarial que seja eficiente. Conheça 5 boas práticas de planejamento estratégico e passe a implementá-las o quanto antes em sua corretora de seguros!
Um dos primeiros passos para elaborar um planejamento estratégico é conhecer seu público antes mesmo de começar o ato de prospecção. Afinal, os esforços da empresa serão direcionados justamente com o objetivo de atrair a atenção deles, para captá-los como clientes. Por isso, faça pesquisas orientadas para compreender qual é o perfil do seu target, quais suas dores, suas expectativas, como a empresa pode auxiliar para resolver os problemas deles, entre outros pontos. A partir disso, é possível traçar estratégias devidamente orientadas para cumprir seus objetivos e conseguir melhores resultados a longo prazo.
Antes de definir qualquer tipo de ação no seu planejamento estratégico, é fundamental ter consciência do orçamento disponível e de como ele deverá ser distribuído para os diversos setores da empresa. Afinal, não adianta, por exemplo, escolher ferramentas top de linha no mercado, se a empresa terá que se endividar para conseguir implementá-las. Para isso, é fundamental discriminar qual é o orçamento que a organização terá disponível para o período e até que ponto pode ser considerada a opção de um financiamento.
Nenhuma empresa vive isolada em si mesma. Por isso, é fundamental que você observe o que seus concorrentes, tanto diretos quanto indiretos, têm feito no mercado. De que forma eles têm trabalhado? Como estão se destacando? Quais os pontos fortes deles? E os pontos fracos? Quais foram os principais acertos deles? E os erros? Observar esses pontos são fundamentais para uma maior consciência do contexto atual do mercado. Com isso, torna-se possível encontrar brechas e oportunidades nas quais é possível atuar, conseguindo melhores resultados a longo prazo.
A análise SWOT é uma espécie de complementação do item anterior, indo além da simples análise de concorrência. Seu objetivo é encontrar as fraquezas e pontos de força tanto internos quanto externos.
Um erro grave, e, infelizmente, comum, é não incluir no planejamento estratégico as ferramentas e métricas de mensuração de resultados. Afinal, não adianta planejar os passos para o sucesso se você não souber identificar se realmente está alcançando o que foi proposto ou não. Sem isso, sua empresa poderá continuar insistindo em metodologias e ferramentas inadequadas para seu negócio e estar se privando de um crescimento real e sustentável. Por exemplo, uma métrica importante é a satisfação do cliente. Mostramos neste artigo quais os principais métodos para realizar essa mensuração.
O planejamento estratégico empresarial é o primeiro passo para que qualquer organização consiga orientar seu crescimento para o aumento de rentabilidade e maior sucesso. Por isso, é fundamental segui-lo adequadamente. Além do planejamento estratégico, é fundamental também contar com o auxílio de tecnologias que auxiliem no seu dia a dia, principalmente no que diz respeito ao core business do seu negócio. Saiba mais sobre isso em nosso artigo e tire suas dúvidas sobre este tema!
Siga nosso perfil agora mesmo no Instagram, Facebook e no LinkedIn para acompanhar nossas novidades de perto!