É muito provável que você já tenha ouvido falar em processo de branding, não é mesmo? Afinal, essa estratégia de marketing digital é cada vez mais trabalhada pelas empresas mundo afora. Quem nunca associou a família reunida à mesa com a Sadia ou, quando leu a frase “King of beers”, já soube de qual empresa se tratava?Isso se chama branding. Engana-se quem acredita que o processo é apenas para as grandes marcas ou que tudo foi construído da noite para o dia. Muito pelo contrário: tais estratégias fazem parte de uma gestão de marketing que visa à obtenção de resultados contínuos, sólidos e duradouros.Quer saber mais sobre o processo de branding e como trabalhá-lo para que sua empresa garanta um lugar ao sol? Então, continue conosco. Boa leitura!
Na prática, o processo de branding é a forma como uma corretora de seguros, por exemplo, está gerindo as estratégias de sua própria marca a longo prazo. Com ações pontuais, a companhia se torna mais conhecida, requisitada e bem posicionada, gerando uma conexão com o público-alvo capaz de influenciar suas decisões de compra.Quando falamos em marca, a primeira coisa que vem à mente é a logo de uma empresa, certo? Apesar de não estar errado, esse conceito vai muito além. Marcas necessitam de valores, propósitos e experiências de seus consumidores com os produtos ou serviços ofertados por você.Uma boa marca é, sem dúvidas, aquilo que difere a organização de sucesso de muitas outras que ficam pelo caminho. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o processo de branding seja bem planejado, executado e monitorado. Feito isso, você entregará a seus clientes experiências incríveis do início ao fim.
Não tenha dúvidas de que um processo de branding executado com perfeição pode ser um diferencial competitivo hoje em dia. Não, isso não é exagero! Uma marca consolidada no mercado tem potencial suficiente para se tornar o patrimônio mais valioso de qualquer organização.Por esse motivo, atualmente há várias empresas que comercializam produtos simples, não muito diferentes daqueles da concorrência, mas lideram o mercado com folga. Isso porque suas marcas despertam sensações e memórias, agregando valores dos quais os consumidores não abrem mão.
Que o processo de branding é uma estratégia essencial para garantir o sucesso das empresas, você já sabe. No entanto, a dúvida agora é: como aplicá-lo? A seguir, você conhecerá os principais aspectos a serem levados em consideração na hora de desenvolver o branding para seu negócio.
A missão é, sem dúvidas, a alma de qualquer negócio. Com ela, é possível informar aos consumidores o propósito daquela empresa existir. Vejamos a missão do Google como exemplo: “organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
Após a conclusão da missão, podemos começar a pensar no desenvolvido da logomarca. Trata-se de um processo delicado e que requer cautela, pois tudo o que vem a seguir só será bem aceito pelo mercado caso esse passo seja executado com perfeição. Para tanto, você precisa escolher as cores e os elementos gráficos ou tipográficos que remetam a seus produtos ou serviços.
O posicionamento no processo de branding significa entender seu nicho, o que os consumidores desejam e quanto eles estão dispostos a pagar. Quando a Airbnb foi inserida no mercado, assumiu um posicionamento claramente focado em inovação, mudando a maneira como nos relacionamos com hospedagem, turismo e estadias.Como vimos, o processo de branding é de longe uma tarefa fácil, mas, quando bem executado, deixa uma empresa com maior autoridade no mercado. Como resultados, ela terá mais credibilidade, melhor atendimento ao cliente e poder de barganha, ao passo que será facilmente lembrada pelas pessoas no dia a dia.Se você gostou deste conteúdo e não quer perder nenhuma de nossas atualizações, siga nosso perfil agora mesmo no Instagram,Facebook e no LinkedIn para acompanhar nossas novidades de perto!