Processo de Branding: passo a passo para construir o seu

por
Omar Ajame
6 min

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É muito provável que você já tenha ouvido falar em processo de branding, não é mesmo? Afinal, essa estratégia de marketing digital é cada vez mais trabalhada pelas empresas mundo afora. Quem nunca associou a família reunida à mesa com a Sadia ou, quando leu a frase “King of beers”, já soube de qual empresa se tratava?Isso se chama branding. Engana-se quem acredita que o processo é apenas para as grandes marcas ou que tudo foi construído da noite para o dia. Muito pelo contrário: tais estratégias fazem parte de uma gestão de marketing que visa à obtenção de resultados contínuos, sólidos e duradouros.Quer saber mais sobre o processo de branding e como trabalhá-lo para que sua empresa garanta um lugar ao sol? Então, continue conosco. Boa leitura!

Qual é a diferença entre branding e marca?

Na prática, o processo de branding é a forma como uma corretora de seguros, por exemplo, está gerindo as estratégias de sua própria marca a longo prazo. Com ações pontuais, a companhia se torna mais conhecida, requisitada e bem posicionada, gerando uma conexão com o público-alvo capaz de influenciar suas decisões de compra.Quando falamos em marca, a primeira coisa que vem à mente é a logo de uma empresa, certo? Apesar de não estar errado, esse conceito vai muito além. Marcas necessitam de valores, propósitos e experiências de seus consumidores com os produtos ou serviços ofertados por você.Uma boa marca é, sem dúvidas, aquilo que difere a organização de sucesso de muitas outras que ficam pelo caminho. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o processo de branding seja bem planejado, executado e monitorado. Feito isso, você entregará a seus clientes experiências incríveis do início ao fim.

Por que o processo de branding é importante?

Não tenha dúvidas de que um processo de branding executado com perfeição pode ser um diferencial competitivo hoje em dia. Não, isso não é exagero! Uma marca consolidada no mercado tem potencial suficiente para se tornar o patrimônio mais valioso de qualquer organização.Por esse motivo, atualmente há várias empresas que comercializam produtos simples, não muito diferentes daqueles da concorrência, mas lideram o mercado com folga. Isso porque suas marcas despertam sensações e memórias, agregando valores dos quais os consumidores não abrem mão.

Como aplicá-lo em seu negócio?

Que o processo de branding é uma estratégia essencial para garantir o sucesso das empresas, você já sabe. No entanto, a dúvida agora é: como aplicá-lo? A seguir, você conhecerá os principais aspectos a serem levados em consideração na hora de desenvolver o branding para seu negócio.

Estabeleça a missão da empresa

A missão é, sem dúvidas, a alma de qualquer negócio. Com ela, é possível informar aos consumidores o propósito daquela empresa existir. Vejamos a missão do Google como exemplo: “organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

Desenvolva sua logomarca

Após a conclusão da missão, podemos começar a pensar no desenvolvido da logomarca. Trata-se de um processo delicado e que requer cautela, pois tudo o que vem a seguir só será bem aceito pelo mercado caso esse passo seja executado com perfeição. Para tanto, você precisa escolher as cores e os elementos gráficos ou tipográficos que remetam a seus produtos ou serviços.

Tenha um posicionamento

O posicionamento no processo de branding significa entender seu nicho, o que os consumidores desejam e quanto eles estão dispostos a pagar. Quando a Airbnb foi inserida no mercado, assumiu um posicionamento claramente focado em inovação, mudando a maneira como nos relacionamos com hospedagem, turismo e estadias.Como vimos, o processo de branding é de longe uma tarefa fácil, mas, quando bem executado, deixa uma empresa com maior autoridade no mercado. Como resultados, ela terá mais credibilidade, melhor atendimento ao cliente e poder de barganha, ao passo que será facilmente lembrada pelas pessoas no dia a dia.Se você gostou deste conteúdo e não quer perder nenhuma de nossas atualizações, siga nosso perfil agora mesmo no Instagram,Facebook e no LinkedIn para acompanhar nossas novidades de perto!