Indo na contramão de diversos setores que se retraem na crise econômica, a venda de seguros mostra um aumento na procura e contratação dos serviços. O crescimento ocorre porque o comportamento de consumidores e empresas muda durante esse período. Assim, há mais cuidado para não ter possíveis prejuízos, e uma das maneiras é se proteger da inadimplência que assola esse período.Em uma época de recessão econômica, o ramo dos seguros é um dos únicos que continua crescendo. Nesse cenário, as empresas são as que mais buscam as corretoras de seguros, já que com a crise muitos consumidores deixam de pagar suas dívidas.Por esse motivo, o seguro de crédito é uma apólice que está em alta. Para aproveitar o bom momento e aumentar a venda de seguros e prêmios, veja dicas de como ampliar seus serviços para atender à demanda.
Muitos empreendedores não costumam pensar sobre o que um seguro representa, acreditando que talvez estejam pagando o prêmio por algo e que provavelmente não precisarão. No entanto, o aumento do número de instituições pedindo recuperação judicial e declarando falência desperta tais empresas para o risco de calotes. Tomando essa perspectiva, é possível analisar que as empresas talvez ainda não estejam plenamente conscientes dos riscos que correm. Por isso, estudar seu público-alvo para oferecer um seguro adequado é a melhor forma de desfrutar do momento de crescimento. Em razão disso, veja os principais seguros de crédito:
Conhecendo o público e os devidos seguros que são interessantes para ele, você saberá ofertar o que eles precisam. A proteção do patrimônio sempre será prioridade para as empresas.
Por mais que os seguros tenham diversas apólices, há empresas que trabalham com diferentes bens e serviços. Há variados tipos de apólices e elas têm condições gerais, mas também podem ter especiais e particulares. Antes da adesão, é natural que o potencial segurado busque por outros requisitos ou que não precise de determinações de algumas das cláusulas contratuais.
A diversificação de planos é fundamental para cobrir possíveis sinistros de acordo com as necessidades dos empreendimentos. Afinal, em um cenário de crise econômica, cada centavo é muito valioso e as empresas dificilmente aceitarão pagar por algo que não as interessa.
Portanto, a personalização conta pontos em relação às corretoras menos flexíveis, sendo um diferencial que está ligado ao aumento no número de seguros apesar do momento delicado na economia. A produtividade nas vendas decorre de aspectos como processos, serviços ofertados e modelo de gestão.
Além da consciência dos segurados da necessidade de se proteger dos sinistros e evitar impactos negativos, a procura por seguros também leva em consideração outros fatores. Entre eles, está uma relação próxima, a qual deve ser alimentada desde o primeiro contato.
Esse relacionamento deve ser de confiança e o segurado deve sentir que é valorizado e não apenas uma relação comercial. A fidelização é um aspecto de extremo valor, tornando o investimento em marketing de relacionamento uma boa decisão para atrair mais clientes em meio à crise.
O comportamento da corretora e sua ligação com seus segurados deve ser clara, e a credibilidade é essencial para chegar a esse nível de aproximação. Ou seja, manter a relação mais humana e entender o que as empresas desejam será muito vantajoso a curto e longo prazo.
Muitas vezes, as empresas até têm consciência da importância de um seguro para seus negócios, mas nem sempre isso é suficiente para que elas tomem as medidas necessárias. Vendedores que sabem se comunicar com clareza e que mostram os benefícios da adesão ao seguro de modo convincente têm mais chances de realizar a venda.
Trabalhar para que os riscos fiquem evidentes e demonstrar o cenário em que tais empresas estão inseridas é uma maneira simples de mostrar os perigos que correm em não ter seguro. A partir da análise de risco, a modalidade será definida, o que ajudará no processo de argumentação para mostrar por que investir na apólice e, assim, realizar a ativação do cliente.
É nesse momento que o marketing pode fazer a diferença. Por meio de conteúdos voltados para seu público, é possível educar potenciais clientes. Dessa forma, ao entrar em contato com a corretora, boa parte do trajeto para a decisão de compra já foi percorrido pelo próprio segurado, que estará mais aberto para negociar.
Esse ponto é essencial para a prospecção de clientes, já que uma equipe integrada e capacitada tem mais oportunidades de fechar vendas. Os treinamentos ainda são ótimas soluções para desenvolver habilidades nos corretores, estimulando o aprendizado e os preparando para realizar as vendas. Entre os ensinamentos, podem estar:
A proatividade e capacitação da equipe fará toda a diferença nos resultados, principalmente em meio ao momento de crise financeira, em que os cortes de gastos estão em alta entre as empresas. No entanto, o setor de seguros se mantém com bom crescimento, e o uso da tecnologia é um dos pontos fortes nesse segmento.
Os softwares de gestão são ferramentas que auxiliam o corretor a ter todos os dados e informações a apenas um clique. Assim, fica mais simples manter os segurados atualizados sobre seus contratos, e a automação de processos faz com os corretores ganhem mais tempo. Logo, apostar em uma plataforma digital trará uma série de benefícios e ajudará na venda de seguros na crise!
Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Então, fale conosco, pois podemos ajudar a entender mais sobre o tema!
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