Seguro auto: 5 estratégias infalíveis para vender mais

por
Ed Tomaz
9 min

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O trabalho de um Corretor de Seguros é composto de diferentes atividades. Além da administração de apólices e da defesa dos interesses do segurado junto à companhia, saber como vender seguros de carros de modo eficiente é um atributo essencial para o sucesso de sua vida profissional.
O desenvolvimento do profissional de corretagem é consequência de treino prático e aquisição de habilidades. Por isso, para se dar bem nessa tarefa, não adianta esperar o interessado bater a sua porta, é preciso ter um plano de ação bem definido para ampliar a prospecção de clientes.  Para ajudá-lo a obter melhores resultados, selecionamos algumas estratégias infalíveis para aumentar as suas vendas de seguro auto e mostramos os principais desafios no momento da negociação. Confira!

Como vender seguro auto?

Algumas táticas de abordagem conseguem otimizar o trabalho do Corretor de Seguros. Lançando mão de uma conduta propositiva e, ao mesmo tempo, empática às necessidades do cliente, maiores são as chances de fechar uma venda. Veja quais são essas estratégias:

1. Faça as perguntas certas

Na hora de ofertar um produto a um potencial cliente, aquilo que escolhemos para dizer pode fazer toda a diferença. Esse é um cuidado que deve ser bem observado pelos Corretores de Seguro, uma vez que a função exige a abordagem de pessoas dos mais variados perfis. Compreender as diferenças entre elas é fundamental para alinhar o seu discurso, aumentando as chances de levar a pessoa a um estágio de consideração.
Uma boa maneira de desenvolver um bom relacionamento e conhecer mais sobre seu interlocutor é por meio do uso de perguntas abertas, as quais exigem respostas mais elaboradas e pessoais, o que intensifica o envolvimento das partes no diálogo. Lembre-se também de evitar o uso de gírias e expressões que não fazem parte do vocabulário da outra pessoa. Uma linguagem formal, ainda que descontraída, passará mais credibilidade e aumentará as chances de sucesso na negociação.

2. Faça uma proposta atrativa

Para atender às expectativas dos mais variados perfis, o seguro auto é um produto muito flexível. Por isso, o Corretor precisa se aproveitar dessa característica para oferecer as vantagens que, realmente, serão atrativas a cada cliente. Evite enviar propostas genéricas, que não contemplam as reais necessidades e condições do futuro segurado. Nessa análise, será preciso levar em conta fatores como a forma de uso do veículo, os serviços desejados e a capacidade de pagamento do interessado. Esse cuidado, certamente, impactará de maneira positiva na consideração final do cliente, que terá mais segurança para concluir que esse é realmente um bom negócio para ele.

3. Seja transparente

Para quem não é familiarizado com a composição das apólices de seguro de carro, muitos dos seus pormenores podem parecer um grande mistério. Portanto, esclarecer todas as dúvidas e questionamentos dos potenciais clientes é mais uma prática que deve ser adotada por quem quer aumentar as vendas. Explique de maneira detalhada a respeito dos tipos de cobertura disponíveis, valores de prêmio e franquia, bem como as possíveis diferenças observadas em cotações distintas. Ser transparente valerá pontos positivos na negociação e evitará divergências futuras que podem arranhar a relação entre Corretor e segurado.

4. Mantenha um bom relacionamento pós-venda

Como você sabe, a atuação do Corretor de Seguros não termina após a venda do seguro. Por isso, é muito importante manter um bom relacionamento com os segurados. Isso não significa que você deve se esforçar para virar o melhor amigo dos seus clientes ou tentar impor uma intimidade que, na verdade, não existe. O bom relacionamento nesse caso diz respeito ao atendimento educado e prestativo sempre que for solicitado, buscando resolver qualquer situação que envolva seu segurado da melhor maneira possível. Dessa forma, você prepara o terreno para uma futura renovação e pode conseguir, até mesmo, boas indicações que farão você vender como nunca.

5. Utilize a tecnologia

Uma forma de otimizar seu tempo e atender mais clientes é por meio da tecnologia. Contar com ferramentas que vão te ajudar em todos os seus processos é fundamental para alcançar os resultados desejados. Entre as tecnologias disponíveis para Corretores de Seguros, o MultiCálculo é uma das mais famosas e utilizadas. Além disso, existem softwares que te ajudam a fazer a gestão da sua Corretora, organizar as suas finanças e se relacionar muito melhor com seus segurados.

Como lidar com os desafios na hora da negociação?

Focar nos pontos positivos é uma estratégia para ampliar os recursos de prospecção de clientes e saber como vender seguro auto. No entanto, estar consciente dos principais desafios para a negociação ajuda a prevenir erros e a desviar das atitudes improdutivas. Veja como fazer isso a seguir.

Esteja atento ao mercado

Um Corretor de Seguros precisa estar conectado com as necessidades e as ofertas do mercado. Saber quais são os principais lançamentos, quais as tendências e expectativas dos clientes, tanto no Brasil quanto na sua região, é importantíssimo para aumentar a sua competitividade. Ficar de olho nas tendências é uma forma de oferecer boas oportunidades para os clientes, tentando lançar as novidades de antemão.

O profissional deve estar sempre à frente em termos de informações, procurando trabalhar com o melhor de seu segmento. Uma forma de estar sempre informado é lendo as publicações especializadas no mercado de seguros e os estudos e pesquisas realizados pelas associações que representam os corretores.
Por exemplo, esse estudo sobre as Corretoras de Seguros e a era digital, realizado pela FENACOR em 2017.

Satisfaça seus clientes mais exigentes

Na era da tecnologia, qualquer um pode ter acesso a conhecimento de modo privilegiado. Se antes saber detalhes de um automóvel recém-lançado ou itens específicos da cobertura de determinado produto era exclusividade de um profissional do mercado, hoje essa realidade é bem diferente, com a informação disponível para todos. Os clientes mais exigentes são também os mais bem informados, que querem saber pormenores, vantagens e desvantagens de cada proposta. Nesses casos, deve-se ter paciência e empatia, e colocar em prática as estratégias mencionadas acima.

Saiba ouvir os consumidores

A empolgação com uma promoção ou um novo modelo de automóvel pode levar o corretor a trazer ao cliente algo que nem sempre era sua expectativa. Para evitar esse tipo de desperdício de ação, é preciso escutar com atenção aquilo que o consumidor deseja e, principalmente, precisa. Mais vale ter um cliente satisfeito com uma comissão menor, que divulgará seus serviços para outras pessoas e que não causará problemas, do que oferecer um produto um pouco mais caro, aumentando a sua comissão, mas que não o atenda plenamente. Lembre sempre que a maior rentabilidade está nas comissões nas renovações e no relacionamento à longo prazo, e não na primeira venda do seguro.

Conclusão: como vender seguro auto?

Saber como vender seguros auto é uma tarefa que exige dedicação e muito exercício de prática. As estratégias corretas dependem também de um bom trabalho, para que sejam aplicadas com eficiência.
Agora que você chegou ao fim deste texto, deixe seu comentário sobre o que achou das nossas dicas e como elas podem ajudá-lo nas próximas vendas!