Softwares para gestão de venda estão, hoje, entre os recursos digitais mais importantes para corretoras de seguros. Suas vantagens tornam seu uso fundamental para profissionais que precisam lidar com múltiplas tarefas e, ao mesmo tempo, pensar estrategicamente.
É o caso dos Corretores, muitos dos quais estão à frente de equipes de vendas e precisam contar com ferramentas que facilitem seu trabalho. Em se tratando de softwares, é importante destacar aqueles que são configurados como ERP.
Um Enterprise Resource Planning é projetado para atender às demandas específicas de uma empresa. No caso das Corretoras, um ERP precisa integrar diversos sistemas, que não se comunicariam, caso não houvesse um sistema pensado para quem lida com cotações e gestão.
Continue lendo, e saiba quais os resultados que um software para gestão de venda pode trazer para sua corretora!
Corretores de Seguros que ainda não trabalham com um software que integre diversos processos, por desconhecimento, acabam deixando de aproveitar uma série de recursos úteis. Pense, por exemplo, no tempo desperdiçado quando um contrato de seguro automotivo é fechado e não há nenhuma automatização. Você fecha o contrato, informa o setor financeiro, em seguida faz contato com a Seguradora entre diversos outros procedimentos administrativos. Ao mesmo tempo, precisa lidar com relatórios a serem repassados para diretores, enquanto tem que pensar em formas de vender mais. Complicado, não?
Quando estamos atarefados demais, tendemos a tomar decisões erradas, quando não são as piores possíveis. Quem afirma isso é o vencedor do Prêmio Nobel de economia, o americano Richard Thaler, que criou a teoria da contabilidade mental.
Portanto, se você quer evitar uma decisão ruim, e que comprometa a produtividade, considere seriamente a utilização de um software. Assim, você integra todas as etapas burocráticas do seu negócio, liberando tempo para tomar decisões mais criteriosas.
Não é difícil, entre profissionais que trabalham em corretoras de seguros, encontrar alguém insatisfeito com a desorganização de sua empresa. Sabe onde essas empresas falham? Nos processos, que não foram planejados para serem eficientes.
Corretoras são abertas com a finalidade de vender seguros, não é? Quem se importaria com processos, se não é esse o core business da empresa? Pois é justamente por pensar assim que muitas Corretoras deixam de lucrar.
Um exemplo prático pode ajudar a entender o que um processo significa. Digamos que uma pessoa ligue, interessada em um seguro automotivo. Ela fornece seus dados pessoais e informações para conhecimento da seguradora, como a cidade e o bairro onde mora.Você, por mais articulado que seja, não saberia dizer, na hora, os valores para o perfil informado, muito menos passar para o potencial cliente diferentes cotações. Essa percepção de não saber o que fazer poderia ser evitada, com facilidade, caso um processo estivesse previsto para esse tipo de situação.
No caso de uma proposta de seguro, uma ferramenta que integre diversos procedimentos pode significar mais vendas, pois agiliza o repasse das cotações.
Continuando com o exemplo citado no tópico anterior, vamos imaginar que o cliente teve mais paciência que o normal e esperou você fazer pelo menos três cotações.
Como sua corretora não conta com uma ferramenta que faça Multicálculo, é necessário você repetir diversas vezes uma mesma tarefa, para ter as informações de que precisa. Não seria mais simples, se sua empresa contasse com um ERP que contemplasse essa necessidade?
O trabalho de corretores de seguros pode ser muito repetitivo, uma vez que trabalham repassando informações que se cruzam e que não poderiam ser organizadas logicamente sem um recurso informatizado.Um trabalho que se repete é um verdadeiro ralo, por onde o tempo escoa sem o menor aproveitamento. Evitar o retrabalho é, provavelmente, um dos maiores benefícios que softwares de gestão integrados proporcionam para corretoras de seguros.
Assim, números e dados que precisam ser replicados deixam de representar um gargalo de produção, pois passam a ser tratados digitalmente.
Um ERP significa a integração de diversos sistemas, por onde circula uma quantidade expressiva de informação. Onde há informação cria-se a demanda por comunicação. Nesse aspecto, um software de gestão também é útil.
Uma vez que pode ser configurado também como um canal de comunicação entre clientes e corretores, representa mais agilidade na hora de montar propostas comerciais ou repassar cotações de seguros.
No competitivo meio das Corretoras de Seguros, equipes de vendas que não se comunicam estão sempre se arriscando a perder vendas. Afinal, se na Corretora concorrente uma cotação leva apenas 3 minutos para ser transmitida, por que o cliente fecharia com a sua, que precisa de 5 minutos?
Seguros automotivos ou residenciais implicam na coleta de dados restritos, que não podem ser divulgados ou repassados indiscriminadamente. O Código de Ética Profissional dos corretores de seguros, no seu Capítulo III, Art 3º – VII, fala justamente sobre o sigilo profissional, que deve ser resguardado.
Em relação às informações, um software que capte dados e os gerencie sem a interferência humana é mais seguro, uma vez que restringe o fluxo de dados. Em caso de vazamento de informação sigilosa, fica mais fácil identificar possíveis responsáveis, o que ajuda a tomar providências no sentido de evitar danos maiores.
Não menos importante, quando se trata de transmitir dados ao Fisco, contar com um software que comunique dados contábeis e faça a escrituração eletrônica é fundamental. O SPED obriga as empresas a repassarem informações fiscais exclusivamente por via digital.
Erros nas informações transmitidas significam multas pesadas e, claro, menos lucros para a empresa — fora a imensa dor de cabeça que causam. Outro aspecto que deve ser destacado é que informações estratégicas são preservadas, impedindo a divulgação das informações dos seus clientes.
Nada pior para uma Corretora de Seguros do que ter sua carteira de clientes divulgada indevidamente.
O software permite que você consiga estabelecer uma interação direta com o seu cliente por meio de suas funcionalidades. Assim, consegue já ter uma conversação direcionada para o perfil do cliente, de acordo com o histórico registrado na ferramenta. Por exemplo, se você identifica que um determinado cliente tem anseio por um seguro de carro e tem um perfil que permite uma melhor apólice, você pode entrar em contato e estabelecer todo o script de conversa focado nessa questão.
Assim, as chances de conversão são aumentadas, bem como de fidelização do cliente a longo prazo. Além disso, torna o atendimento mais eficiente e personalizado.
A solução permite analisar todo o histórico de relacionamento entre seguradora e cliente, a fim de identificar qual o perfil dele, quantas vezes passou por alguma sinistralidade, se há recorrência de situações que não estejam inclusas na apólice contratada, entre outros. Por exemplo, se o cliente está exposto a situações às quais o seguro não cobre, você pode indicar uma cobertura adicional para a condição dele.
Além de ser uma forma de alavancar a rentabilidade da seguradora, também é uma oportunidade para mostrar para o cliente que a empresa está atenta às suas necessidades e questões, indicando aquilo que é melhor para o perfil dele.
A ferramenta é capaz de automatizar algumas questões fundamentais envolvidas nas rotinas da seguradora. Por exemplo, o cálculo do valor de apólice pode ser feito por meio do MultiCálculo, facilitando o trabalho do corretor e evitando possíveis erros que poderiam ocorrer neste processo.
Assim, seus colaboradores podem se dedicar a outras tarefas internas que são igualmente importantes e que não podem ser realizadas pelo sistema de forma automatizada, otimizando a rotina produtiva da seguradora.
Diante do que falamos acima, um ponto fica muito claro: há uma maior otimização do tempo produtivo na empresa. Por exemplo, ao utilizar uma ferramenta MultiCálculo, você consegue reduzir o tempo gasto nessa tarefa em até 90%, já que ele consegue realizar o cálculo em até 17 seguradoras em até 30 segundos. Com isso, você consegue não só melhorar a sua rotina interna, mas também oferecer um melhor atendimento para seus clientes.
Afinal, é possível oferecer uma resposta mais rápida, praticamente imediata, das cotações, de forma que ele consiga avaliar as situações e definir qual é a melhor opção para ele, agilizando o processo de fechamento de contrato.
Por conter todo o histórico de operações, os softwares são capazes de oferecer um melhor controle de transações dentro da corretora. Isso diz respeito tanto ao pagamento de valores de apólice quanto à própria gestão financeira do negócio.
Assim, você conseguirá fazer uma gestão otimizada, eficiente e capaz de melhorar os resultados da sua seguradora ao longo do tempo.
Portanto, ao considerar a TI, é fundamental que se pense em soluções que partam de um ERP arquitetado para o dia a dia das Corretoras de Seguros.
Um software de gestão, sem exagero, pode significar a diferença entre uma empresa lucrativa e uma que encerra suas atividades prematuramente.
Há facilidades que só a informática pode oferecer, mas, para isso, o pontapé inicial deve ser dado por você, corretor. Para escolher um ERP que seja, de fato, vantajoso para sua corretora de seguros, é fundamental escolher um que seja destinado a esse mercado. Assim, suas funções internas já serão voltadas para este fim, facilitando a adaptação para o sistema.
Ficou interessado em saber mais sobre software de gestão para corretoras de seguros? Conheça e entre em contato contato agora mesmo, será um prazer conversar sobre soluções para sua empresa.