TEx: conheça a história da insurtech que revolucionou o mercado de seguros

por
Omar Ajame
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Muitas vezes a inovação surge de uma necessidade. E, algumas vezes, surge de dentro das empresas. Os funcionários percebem a falta de alguma ferramenta em suas rotinas ou algum processo que poderia ser melhorado e resolvem empreender. Foi exatamente assim que nasceu a TEx.

Quando trabalhava na Corretora de Seguros do meu pai, eu identifiquei uma grande oportunidade de negócios. Percebendo que os corretores perdiam muito tempo com retrabalhos e atividades manuais, tive uma ideia. Juntamente com meu pai e um dos programadores da Corretora, começamos a desenvolver uma ferramenta que seria o sonho de todo corretor. A ferramenta consistia em uma espécie de multi-cotador, no qual o corretor preenchia as informações do segurado uma vez só e calculava o prêmio em várias companhias, rapidamente, sem precisar acessar o sistema de cada seguradora.

Além disso, a ideia era desenvolver um software altamente tecnológico, porém de fácil utilização, que possuísse automações e funcionalidades de gestão que otimizassem as tomadas de decisão e possibilitassem uma visualização em tempo real das operações da corretora. Foi assim que em 2008 nasceu o TELEPORT, o primeiro MultiCálculo do Brasil integrado via webservice com as principais seguradoras do país.

Trajetória

Logo no início da trajetória, eu e meu sócio, Bruno Zangari, co-fundador e CFO da TEx, tivemos de enfrentar um difícil dilema: lançar o software ainda em desenvolvimento no CONEC (maior evento do mercado de seguros do Brasil) de 2008 ou esperar 1 ano e meio para a próxima edição. Optamos pela primeira opção e hoje vejo que tomamos a decisão correta.

Somente no ano seguinte, em 2009, surgiu de fato a TEx. Nesse mesmo ano, a empresa ganhou o selo de Primeira Empresa Inovadora (Prime), em um programa de subvenção econômica da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde então, o TELEPORT, que completa 10 anos em 2018, e a TEx, só têm crescido, agregado novas funcionalidades ao software e desenvolvido novos e inovadores produtos, tanto para corretoras de seguros quanto para todo o ecossistema de seguros.

Dificuldades

Apesar de hoje a TEx estar estabelecida e possuir grande credibilidade no mercado, nem sempre foi fácil. No começo, foi muito difícil convencer todos os integrantes do mercado de seguros, um setor muito tradicional e conservador, a apostar em uma startup com um modelo de negócios que até então não existia e prometia o “impossível” (em 2008 mal existiam startups no Brasil, muito menos o termo “insurtech”).

Porém, tudo começou a mudar quando os grupos de concessionárias, aproveitando o aumento das vendas de automóveis para iniciar suas operações em seguros, acreditaram na proposta do TELEPORT. Logo vieram os resultados, e junto a confirmação do modelo de negócios da TEx.Dali em diante, outros tipos de empresas que comercializam seguros começaram a adotar o software, até chegar nos atuais 10.000 usuários em mais de 500 corretoras por todo o país.

TELEPORT

Além da principal funcionalidade: o MultiCálculo, o TELEPORT foi evoluindo ao longo dos anos. Se no início era um sistema de cálculo, hoje é também um sistema de gestão completo para corretoras de seguros. Entre as suas funcionalidades estão:

  • Multicálculo integrado via webservice com as principais seguradoras do país
  • Gestão de clientes e apólices
  • Sistema Financeiro completo
  • CRM
  • GED (Gestão Eletrônica de Documentos)
  • Importação automática de Propostas e Apólices

Outros produtos da TEx

A TEx também tem outros produtos, como o TELEPORT Express e o Nimble.

TELEPORT Express

É um software de gestão completo, voltado a pequenas corretoras de seguros. Possui todas as funcionalidades do TELEPORT, exceto pelo MultiCálculo. É uma ótima opção para quem está começando e ainda não tem uma grande produção, mas já quer organizar seus processos e contar com uma ferramenta que vai ajudar a aumentar sua produtividade e acelerar sua corretora.

Nimble

Permite que as corretoras vendam seguros online, transformando seus sites em máquinas de vendas. Trata-se de uma plataforma incorporada ao site da corretora, em que o próprio segurado pode preencher suas informações e até mesmo contratar o seguro, de forma rápida e prática.

Conclusão

Depois de conhecer a história da TEx e a relação do nosso CEO e da nossa equipe com o mercado de seguros, você deve ter percebido o quanto entendemos a realidade dos Corretores de Seguros e como nossas soluções são focadas em atender as necessidades das corretoras.

Entre em contato para saber como podemos ajudar a sua Corretora a chegar no próximo nível.