Os ganhos com a adoção de tecnologia costumam ser exponenciais.Questões como a produtividade, a agilidade, a lucratividade e a qualidade aumentam significativamente com sua adoção, mas nem todos notam a importância do treinamento de software para alcance desses resultados.É verdade que um bom sistema automatiza muitas tarefas, mas ele ainda não faz tudo sozinho.O usuário pode potencializar e até comprometer esse resultado com sua interferência, o que é mais critico no período de adaptação, no qual a equipe se ajustará às mudanças no processo.O treinamento permite preparar os colaboradores envolvidos e também serve para antecipar situações e dificuldades.Ele é essencial para evitar contratempos, incômodos e prejuízos.Além disso, garante o melhor aproveitamento dos ganhos proporcionados por um sistema.Então confira como desenvolver um bom treinamento de software!
Por mais intuitivo que um sistema seja, sua operação não pode parar para que um colaborador se aprofunde sobre um detalhe de uso, encontre uma função que precisa ou tire uma dúvida.Uma das funções de um treinamento é justamente evitar esse tipo de ocorrência, mas não pense que ele está limitado a isso.É importante observar que poucos usuários são especialistas em informática.Um bom treinamento alinhará o conhecimento que cada colaborador tem sobre sua função com o de um especialista.Desse modo, é possível eliminar prováveis limitações e garantir o máximo aproveitamento de uso.Esse é um tipo de atividade em que “aprender fazendo” acaba por dificultar o uso e, muitas vezes, faz com que o usuário do sistema execute tarefas mais complexas do que o necessário.Isso ocorre porque, sem conhecer os atalhos e funções disponibilizadas, o “caminho” encontrado nem sempre é o mais curto.Se ele não souber que uma ação pode ser executada automaticamente, ele realizará manualmente.Se não observar um ícone de atalho, pode abrir e fechar várias telas sem necessidade.Do mesmo modo, um gestor pode solicitar um relatório que será elaborado manualmente se não souber que ele está disponível em tempo real.Resumidamente, podemos dizer que o treinamento aumenta a produtividade, a motivação e melhora a eficiência de utilização de um sistema.
Além de ensinar sobre as funções e particularidades de uso, um treinamento envolve as boas práticas de gestão.Isso porque um bom sistema é elaborado com base em procedimentos e processos que comprovadamente funcionam.Vamos colocar isso de outro modo para que fique mais claro.Muitos gestores consideram um sistema de acordo com a possibilidade de adaptação dele aos procedimentos que a corretora adota.Isso é importante, mas em muitos casos a empresa pode melhorar os seus processos se fizer pequenas adaptações, ou seja, o caminho contrário.Quando você escolhe um sistema desenvolvido para o seu segmento, ele já contempla as necessidades do seu negócio.Por isso, o treinamento é uma oportunidade para eliminar falhas de procedimento e do seu fluxo de processos e, desse modo, melhorar a eficiência e a qualidade dos seus serviços.Isso significa que um treinamento de software não é apenas uma aula sobre como usar um sistema, mas uma capacitação nas melhores práticas nos seus processos de execução e controle de tarefas.
O principal desafio decorre justamente dessa interferência que um treinamento tem nos seus processos internos.Em virtude disso, ele precisa estar alinhado com a visão do gestor e as características dos usuários.Em outras palavras, ninguém conhece melhor a sua corretora do que quem trabalha diariamente nela, mesmo que seja um especialista no setor.Isso porque toda empresa tem suas particularidades e uma cultura própria.De outro lado, ninguém conhece melhor um sistema do que quem trabalha diariamente nessa especialidade.Alinhar esses conhecimentos e experiências previamente, considerando as carências e necessidade particulares de cada equipe, constituem desafios importantes.Além disso, um bom treinamento precisa ser capaz de transmitir conhecimento prático.Essa não é uma atividade puramente teórica, mas sim aplicada.É comum que um usuário afirme que entendeu um procedimento, ou mesmo acredite que tenha entendido, mas que tenha dificuldades na hora de executá-lo.Isso não significa que o treinamento precise conter uma quantidade exagerada de exercícios, como uma escola básica.Mas a metodologia precisa garantir que esse conhecimento de utilização seja facilitado.A maior agilidade vem com a prática, mas o colaborador não pode, em hipótese alguma, ter dificuldade de execução justamente no momento em que precisa prestar atendimento.
Os ganhos mais evidentes já foram abordados no decorrer deste texto.Basicamente, eles se referem à melhora dos processos, correção de falhas nas tarefas da corretora e eliminação de problemas de uso do sistema.Mas também é preciso mencionar que toda corretora também é um pouco uma empresa de tecnologia.Note que os meios de contato com o cliente, a troca de informações, a geração de propostas e cada um dos detalhes que sempre envolveram a atividade de corretagem envolvem tecnologia.Muitas tarefas são automatizadas e simplificadas por ela.Desse ponto de vista, um bom treinamento de software permitirá a absorção de um conhecimento fundamental para a entrega de um serviço de qualidade superior para o segurado.Ou seja, contribui para a melhora de competitividade do negócio.Como o uso do sistema também envolve a atividade comercial, um bom treinamento ajuda no desenvolvimento de praticas que melhoram a produtividade da área.Com mais agilidade e efetividade na execução dessas tarefas, sua equipe consegue focar sua atenção nas atividades mais estratégicas da corretagem e do atendimento, melhorando os seus resultados de venda.
O primeiro cuidado que você precisa ter é com relação ao conhecimento que a empresa tem sobre o seu negócio.A atividade de corretagem de seguros é cheia de particularidades e envolve procedimentos que devem ser executados corretamente para garantir a eficiência do serviço e a melhor experiência para o cliente.Sem conhecer esses detalhes, um treinamento pode transmitir orientações equivocadas e nocivas às boas práticas.Por isso, é fundamental buscar referências de outros treinamentos executados em corretoras de seguros com perfil semelhante ao da sua.Para concluir, é importante mencionar que o treinamento de software não é uma atividade necessária apenas na implantação de um novo sistema.A rotatividade de pessoal e eventuais mudanças de funções geram necessidade de repetição periódica.O custo de protelar ou evitar o treinamento é muito maior do que o investimento em capacitações.Quer saber mais detalhes sobre essa importante ação?Então entre em contato com nossa equipe para conhecer nossa metodologia e resultados de treinamentos executados.