4 tendências do mercado de seguros para os próximos anos

por
Ed Tomaz
5 min

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Com o avanço da tecnologia em praticamente todos os ambientes, as tendências do mercado de seguros têm mostrado novas facetas. Desse modo, é preciso acompanhar os movimentos do mercado.

Esse novo cenário está impactando o comportamento no consumidor, que passou a utilizar cada vez mais recursos tecnológicos na hora de buscar por produtos e serviços do seu interesse. A tecnologia também traz novas ferramentas para as corretoras e seguradoras. E você? Está acompanhando?

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 4 tendências do mercado de seguros para ficar de olho!

1. Seguros cyber

O seguro cyber é aquele voltado para a proteção cibernética de dados. Esse tipo de seguro ganhou destaque e passou a ser mais solicitado em razão do surgimento da Lei No 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Esse tipo de proteção costuma ser referido também como seguro de riscos cibernéticos. Isso porque os bancos de dados pessoais em poder de empresas guardando dados sigilosos podem ser invadidos por ações criminosas, atrás de lista de clientes, senhas, orçamentos e outras informações relevantes.

A procura por esse seguro vem crescendo significativamente, sinalizando um mercado extremamente promissor. Essa, portanto, é uma forte tendência no mercado de seguros.

2. Experiência digital

Diferentes pesquisas têm confirmado algo que se percebe no dia a dia: a maioria dos proponentes de seguros prefere interações digitais com seus corretores de seguros. Destaca-se a preferência por realizar cotações online, isto é, por meio de canais digitais.

Essas preferências se distribuem entre diferentes canais de comunicação: os que preferem o site de uma seguradora ou de sua corretora, aqueles que recorrem ao uso de um aplicativo móvel ou os que fazem uso de e-mail. Essa realidade se mostrou significativa na busca por seguro de vida, seguro auto e seguros patrimoniais.

3. Valorização do seguro de vida

Um dos efeitos da pandemia de COVID-19 sobre a população brasileira foi trazer à tona as reais coberturas do seguro de vida. Nesse sentido, ficou claro que este tipo de seguro não foi exclusivamente desenvolvido para os casos de óbito do segurado, mas também para casos de acidentes e de outras experiências limitantes.

Esse entendimento parece ter feito a procura pelo seguro de vida crescer mais que o comumente observado, ficando clara a sua influência. Pela diversidade de coberturas oferecidas, tornou-se interessante considerar sua contratação.

Assim, trata-se de uma tendência que deve permanecer crescente e com maior valorização desse componente no planejamento financeiro da família. Hoje, pela convivência diária com milhares de casos envolvendo uma partida inesperada ou as sequelas deixadas pela doença, presta-se mais atenção às possibilidades de morte ou de invalidez.

4. Open insurance

Open insurance é uma estratégia constituída por um elenco de procedimentos que possibilitam a criação e desenvolvimento de um mercado aberto de seguros. Na trilha do open finance, trata-se de compartilhamento de canais para o atendimento, assim como produtos de seguro e outros similares, para fins de comercialização.

Para o consumidor contratante de seguros, o sistema open insurance deverá facilitar o acesso a mais produtos e serviços disponibilizados. Sua implementação no mercado brasileiro está ocorrendo em etapas, mas já é visto, portanto, como uma grande oportunidade no segmento de seguros.

Como você pôde ver, acompanhar os principais movimentos e tendências do mercado de seguros e, sobretudo, conhecer a tecnologia disponível é essencial para a corretora de seguros continuar avançando e se destacando nos negócios onde atua.

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